Curso Online de Gestão de Obras
O curso Gestão de obras tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais co...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Gestão de Obras
-
Seja bem vindo
Ao curso
Gestão de Obras
-
O curso Gestão de obras tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: estruturas de coordenação, estudo preliminar, projeto, canteiro de obras, estudos preliminares.
-
GESTÃO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A gestão de projetos na engenharia civil inclui a criação de cronogramas realistas, o monitoramento do progresso e a implementação de estratégias para garantir que as atividades sejam concluídas dentro do tempo previsto. Coordenar equipes de trabalho e fornecedores é fundamental para o sucesso do projeto.
-
O ciclo de vida do projeto é dividido em cinco fases de gestão de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, encerramento.
-
Desse modo, o fluxo utilizado pela gestão de projetos assegura que todo o trabalho terá um direcionamento estratégico, fornecendo um objetivo claro, um prazo bem definido e indicadores que possam demonstrar os resultados práticos de um projeto.
Todo projeto conta com algumas características básicas, são elas:
Temporário: possui início e fim, ou seja, uma duração específica. Entende-se que o projeto chegou ao fim quando os seus objetivos são alcançados;
Único: trata-se de algo único, não é feito um projeto igual a outro;
Elaboração progressiva: deve acontecer aos poucos, em etapas. E a medida em que avança recebe melhorias, o que contribui com a obtenção mais eficiente dos resultados esperados;
Provoca mudanças: serve para lançar algo novo, seja um produto, serviço ou ideia;
Interfuncional: profissionais de diferentes setores de uma empresa podem trabalhar em conjunto.
Incerto: como é único, não existe a certeza do que vai acontecer, embora haja previsões. -
1 Iniciação e escopo
O escopo é a fase em que são identificadas as necessidades, riscos, restrições e viabilidade de um projeto. É o momento em que o “desenho do projeto” acontece.
Se exigir a autorização de uma pessoa ou órgão, é nessa fase que deve acontecer.
2 Planejamento
Consiste no momento em que se traça o plano de ação, o que exatamente deve ser feito, por quem e em qual o prazo.
Dentro do planejamento, também são elencadas as pessoas envolvidas na validação das fases do projeto.
Após essas definições, é a hora de fazer um cronograma das atividades.
3 Execução
Trata-se de quando o projeto realmente acontece, seguindo o cronograma estipulado, bem como tudo o que foi acordado durante o planejamento.
É muito comum que as empresas busquem ferramentas de gestão de projetos para essa fase, de modo que os gestores e profissionais possam ter mais facilidade de acompanhar o que está previsto e os prazos.
Assim, eles terão mais governança das ações de cada uma das partes interessadas e do andamento do projeto. -
4 Monitoramento e finalização
O controle do projeto deve acontecer ao mesmo passo em que ele é executado, de modo a verificar possíveis imprevistos e criar alternativas para que ele não tenha que ser paralisado.
O monitoramento é o meio que garante que o projeto chegue à sua fase final.
O encerramento do projeto ocorre com a avaliação dos resultados. Nessa etapa, os gestores devem analisar se tudo aconteceu conforme o objetivo inicial.
Além disso, é recomendável que a equipe se reúna e faça uma avaliação da experiência, dos processos e resultados para garantir a melhoria contínua e o engajamento dos colaboradores. -
Processo é um procedimento (uma tarefa ou um conjunto delas) que deve ser executado de forma recorrente, que segue uma ordem prevista, utilizando ferramentas ou técnicas para transformar algo.
O insumo do processo pode ser uma matéria-prima, uma linha de produção em uma indústria, dados ou outras fontes que possam atingir um resultado a partir de uma ação contínua.
Já o projeto, é um esforço para alcançar um objetivo que deve ser entregue dentro de um prazo estipulado. O processo em um projeto é a forma como as tarefas são realizadas, o que cabe a cada integrante e como ocorre a comunicação, por exemplo. É o jeito como o projeto acontece.
Relembrando, uma das características indispensáveis de um projeto é o fato de ser único, já os processos são repetitivos.
Podemos dizer que um projeto é um todo com início, meio e fim; e o processo é um meio para realizar um bom projeto. -
Empresas que contam com uma área de gestão de projetos têm como responsabilidade principal a realização dos projetos previstos pela empresa, sobretudo àqueles que são vistos como estratégicos e importantes.
Em sua rotina, geralmente, a área utiliza de metodologia ágeis e ferramentas tecnológicas (como softwares) para guiar as etapas envolvidas nos projetos.
Os profissionais da área também são os protagonistas por fazerem com que os projetos cumpram os prazos definidos e atendam às expectativas e metas previstas.
Atualmente, é comum diferentes departamentos de uma empresa utilizarem da gestão de projetos para terem mais sucesso em suas empreitadas equipes de produto, de marketing, de inovação, etc.
Além disso, os profissionais da área de projetos elaboram planos de ação, prezam pela comunicação alinhada com todas as partes envolvidas, buscam por estudos, métodos e ferramentas que possam apoiar e aprimorar continuamente a equipe para que as entregas sejam eficazes e completas. -
1. Estimule a criatividade da equipe
A ideia de conduzir pessoas com base em regras invioláveis não funciona mais.
Para estimular a participação dos colaboradores e a geração de ideias inovadoras na empresa, é preciso dar liberdade e passar confiança às pessoas.
Também é possível contar com a ajuda de algumas ferramentas, como a caixa de sugestões ou as reuniões de brainstorming.
Quando bem conduzidas, essas práticas podem estimular os colaboradores a buscarem soluções para os problemas diários em suas rotinas de trabalho.
Além disso, atualmente, as empresas podem investir em Programas de Ideias, uma ferramenta de inovação que organiza, facilita e engaja a participação dos colaboradores no envio de ideias para os desafios do negócio.
2. Crie metas inteligentes
Criar boas metas pode ser um desafio. As metas são norteadores que levam aos objetivos estratégicos de uma empresa.
Por isso, utilizar as metas em gestão de projetos é tão importante, elas auxiliam os profissionais a compreenderem a importância do projeto e de suas atuações.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Gestão de Obras
- GESTÃO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
- ESTRUTURAS DE COORDENAÇÃO
- CONCRETAGEM
- CANTEIRO DE OBRAS
- SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO
- ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE OBRAS
- PRÁTICA GERAL DE CONSTRUÇÃO
- TRAÇOS E CONSUMO DE OBRA
- FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS
- ORÇAMENTO PARA OBRAS
- PREÇO NA MÃO DE OBRA
- LOGÍSTICA DE OBRAS
- LIMPEZA PÓS OBRA
- PLANEJAMENTO DE OBRAS
- GERENCIAMENTO DE OBRAS
- A INTERATIVIDADE E O TUTOR
- O CONCEITO DA CONSTRUÇÃO
- Mercado imobiliário
- Operação imobiliária
- Direito urbanístico
- SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
- SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
- PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE OBRAS
- GERÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
- QUAL É O PAPEL DO APONTADOR DE OBRAS
- DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO DE CANTEIROS
- alvenaria
- Fundo de Investimento Imobiliário
- AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA
- referÊNCIA
- agradecimento