Curso Online de CONCEITOS ESCATOLÓGICOS
O curso online de Conceitos Escatológicos explora as crenças e estudos sobre o fim dos tempos em diferentes religiões e culturas. Aprenda...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CONCEITOS ESCATOLÓGICOS
-
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
CONCEITOS ESCATOLÓGICOS
-
MODALIDADE ONLINE
CURSO LIVRE
-
O curso online de Conceitos Escatológicos explora as crenças e estudos sobre o fim dos tempos em diferentes religiões e culturas. Aprenda sobre escatologia cristã, islâmica, judaica e outras tradições, compreendendo os conceitos de Apocalipse, Juízo Final e ressurreição. Uma jornada enriquecedora no entendimento das visões sobre o destino final da humanidade.
-
A Reação Dos 24 Anciões: Hino De Gratidão
Sobre o tema, o Bispo Edir Macedo escreve no livro “Estudo do Apocalipse”: “Cremos que estes anciãos não são autoridades celestiais que assistem a Deus diante do trono, como alguns interpretam. Muito menos acreditamos que sejam anjos Esses apóstolos e profetas são a Igreja do Novo Testamento e a do Antigo Testamento, respectivamente Portanto, os vinte e quatro anciãos representam as doze tribos de Israel e os doze apóstolos. Eles representam todos os que venceram porque se mantiveram fiéis, tanto sob a antiga quanto sob a nova aliança. Por esta razão, estão assentados em tronos ao redor do trono de Deus, em cumprimento à promessa do Senhor Jesus.”
-
Essa promessa é citada em Apocalipse, capítulo 3 e versículo 21: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no Meu trono; assim como Eu venci, e Me assentei com Meu Pai no Seu trono.”
-
Quando o Senhor Jesus disse essas palavras, Ele quis explicar que antes de chegarmos aos Céus precisamos vencer a natureza humana, os pecados, os demônios que se utilizam de todas as estratégias possíveis para nos afastar de Deus -, além de outros obstáculos.
-
Se você quer seguir Jesus, se você quer tomar posse do Reino de Deus, você tem que negar o pecado”, esclarece o Bispo.
A todo o momento, o livro de Apocalipse deixa uma mensagem clara sobre a fé em Cristo: não há meio-termo. Ou escolhemos seguir às orientações de Deus, ou escolhemos permanecer no território dos espíritos malignos. -
Um intérprete do livro de Apocalipse deve estar cônscio de que o objeto de seu estudo foi construído por meio do emprego profuso de uma linguagem alegórica e simbólica, a qual foi meticulosamente elaborada com base em figuras, instituições e conceitos do Antigo Testamento. É, portanto, imperativo, ao lidarmos com a obra joanina, que tenhamos sempre em mente o substrato literário, cultural e conceitual sobre o qual Apocalipse se ergue: os escritos veterotestamentários, a cujas páginas nos reportaremos constantemente em nossa análise da figura dos 24 anciãos.
Sublinhamos, ademais, que não é conveniente nos aproximarmos de Apocalipse meramente como pesquisadores que almejam ter suas curiosidades satisfeitas, mas como crentes que aspiram intensamente ao conhecimento de Deus conhecimento que gera temor e maravilhamento; conhecimento que nos faz, assim como a João, cair aos pés de Cristo como mortos (Ap 1:17), mas que também nos leva, assim como a Pedro, a exclamarmos: “Senhor, bom é estarmos aqui!” (Mt 17:4). Buscaremos, então, ao longo de nosso texto, não apenas definir o significado do símbolo dos 24 anciãos, mas intentaremos fazê-lo de tal maneira que o amor dos nossos leitores por Deus seja agigantado. -
No Antigo Israel, Deus escolheu a tribo de Levi para operacionalizar e oficiar os serviços cultuais. Entre os descendentes do terceiro filho de Jacó, àqueles que pertenciam à linhagem dos aronitas tocava o sacerdócio, enquanto os demais levitas eram responsáveis pela administração e transporte do Tabernáculo. Havia, portanto, uma nítida distinção entre o ofício levítico e o sacerdotal. Depois, porém, da centralização do culto em Jerusalém, quando o traslado da Tenda da Congregação não era mais necessário, o rei Davi reestruturou o ministério dos levitas, conferindo-lhes novas atribuições, tais como o canto, a guarda, a portaria e a tesouraria (cf. I Cr 23-26). Coube também ao célebre monarca a criação dos 24 turnos sacerdotais, aos quais correspondiam as 24 equipes de cantores levitas. É com base nessa nova e definitiva organização da tribo de Levi que foi elaborada a figura dos 24 anciãos.
-
A fim de entendermos o que eles representam, é necessário, em primeiro lugar, que, a partir da narrativa de Apocalipse, notemos que o ofício que eles desenvolvem é, eminente e simultaneamente, sacerdotal e levítico, como nos desvela Ap 5:8-9:
“E, havendo [o Cordeiro] tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico”
Devido aos propósitos deste texto, deixaremos de lado a representatividade dos quatro animais e a íntima relação que estabelecem com os 24 anciãos. O que nos interessa, por ora, é que, segundo o versículo, estes últimos portavam harpas e salvas de ouro cheias de incenso. Os 24 anciãos, então, profetizam com harpas (I Cr 25:1), assim como os levitas, e realizam cerimônias de libação com incenso, assim como os sacerdotes (cf. Ex 25:29; Lv 24:5-9; I Sm 21:1-7). Eles são, portanto, 24 músicos e, ao mesmo tempo, 24 sacerdotes. Dada a natureza de seu ministério celestial, é impossível, por conseguinte, que não os relacionemos com os 24 turnos sacerdotais de I Cr 24 e com as 24 equipes musicais de I Cr 25.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- CONCEITOS ESCATOLÓGICOS
- A Reação Dos 24 Anciões: Hino De Gratidão
- A Sétima Trombeta
- A Trombeta De Deus
- A Voz Do Arcanjo
- Elementos Da Vinda De Cristo
- Hermenêutica Bíblica
- Introdução À Conceitos Escatológicos
- Jesus Ressuscitará Os Mortos
- Os Últimos Dias: Os Pentecostais E O Imaginário Do Fim Dos Tempos
- Conceitos Escatológicos
- Os Pentecostais E O Imaginário Do Fins Dos Tempos
- REFERÊNCIA
- Agradecimento