Curso Online de Técnicas e implementos agrícolas

Curso Online de Técnicas e implementos agrícolas

O curso de Técnicas e implementos agrícolas tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tang...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 15 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso de Técnicas e implementos agrícolas tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: utilização de sistema de informações geográficas para o planejamento da base física na cultura da cana-de-açúcar, sociologia do ambiente rural: principais temas e perspectivas, estudo dos solos e uso atual da terra no agreste paraibano (região de puxinanã).



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Técnicas e implementos agrícolas

  • SEJA BEM VINDO

    AO CURSO
    Técnicas e implementos agrícolas

  • MODALIDADE ONLINE

    CURSO LIVRE

  • O curso de Técnicas e implementos agrícolas tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: utilização de sistema de informações geográficas para o planejamento da base física na cultura da cana-de-açúcar, sociologia do ambiente rural: principais temas e perspectivas, estudo dos solos e uso atual da terra no agreste paraibano (região de puxinanã).

  • A INFORMÁTICA NO CAMPO

    A tecnologia no campo ocorre quando produtores rurais utilizam softwares, computadores ou sistemas para fazer o monitoramento da lavoura, automatizar os processos, conectar máquinas agrícolas, além de reduzir custos e aumentar a produtividade da cultura por meio de diferentes soluções tecnológicas.

  • A transformação digital tem sido responsável por mudanças na sociedade mundial, marcadas pela utilização de diferentes vias tecnológicas para melhorar o desempenho e otimizar resultados de empresas, instituições e pessoas. A exemplo de outras áreas, como saúde, educação, indústria e meios de comunicação, a tecnologia no campo também ganha força na agricultura moderna.
    Com a digitalização dos processos agrícolas, do plantio à colheita, a zona rural testemunha uma nova fase disruptiva nesse início de Século XXI com o avanço da tecnologia na agricultura.
    Passam a fazer parte da vida do agricultor tecnologias digitais de ponta, integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as suas etapas. Nasce a Agricultura 4.0.
    Nesse contexto de transformações, quais têm sido as grandes mudanças já observadas, o que esperar para o futuro da agricultura digital e quais são os desafios que o setor tem pela frente com as inovações tecnológicas no campo?

  • Antes de vislumbrar o futuro, é importante saber como está a adesão dos produtores às ferramentas digitais. 
    Pesquisa realizada pela Embrapa, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), revelou que 84% dos agricultores brasileiros utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio à produção agrícola.
    O estudo mostra que a facilidade de comunicação e de acesso à informação, proporcionada pela internet, são a porta de entrada hoje para introduzir o agricultor no “mundo” das novas tecnologias. 
    Mas aplicações mais especializadas, capazes de ampliar o acesso a mercados, reduzir custos ou ainda agregar valor à produção já estão no radar dos produtores rurais, com potencial de expansão. 

  • Para Guilherme Belardo, engenheiro agrônomo e líder de desenvolvimento de negócio da Climate FieldView™, existe um processo acelerado de incorporação das tecnologias digitais na agricultura. “Cada vez mais, empresas e produtores entram na era digital”, diz.
    Seja para agilizar a comunicação na hora de contratar um serviço, pesquisar o preço de um insumo ou para enxergar a propriedade com outros “olhos”, mapeando a lavoura e planejando a atividade, as ferramentas digitais já têm sido usadas no dia a dia do produtor. 
    Cerca de 70% dos produtores rurais que responderam à pesquisa da Embrapa disseram que acessam a internet para interesses gerais sobre agricultura. E mais da metade usa canais como redes sociais e aplicativos para enviar mensagens e se informar. 
    Mas muitos agricultores ainda não utilizam as novas tecnologias digitais para alavancar os resultados do campo: cerca de um terço utiliza soluções digitais para mapear a lavoura e a vegetação e para a previsão de riscos climáticos. 
    O estudo mostra ainda que os produtores têm interesse em saber mais sobre essas tecnologias na agricultura, uma vez que 95% desejam obter mais informações sobre agricultura digital. 

  • Ao olhar a história, o campo já passou por várias transformações. Foi muito impactado pela Revolução Industrial, implementou a Revolução Verde, em sintonia com uma demanda mundial crescente por alimentos, e ainda passa pela Revolução da Biotecnologia. 
    Mas as transformações da agricultura advindas da Revolução Digital tendem a ser muito mais rápidas. 
    Bom para o agricultor, que passa a contar com o apoio da agricultura digital através de tecnologias agrícolas para tomar decisões com maior agilidade, assertividade e sobre a lavoura.
    Para o monitoramento de doenças e pragas, por exemplo, não precisa mais visitar talhão por talhão indistintamente. 
    Com o suporte de imagens de satélite, o produtor pode identificar áreas com problema de desenvolvimento vegetativo, o que ajuda a priorizar pontos a serem visitados durante o monitoramento.

  • As ferramentas digitais que estão à disposição ajudam o agricultor a superar desafios e tomar melhores decisões embasadas em informações, permitindo o aumento da produtividade e da rentabilidade. 
    Exemplo são as fotos de satélites, através da geração de imagens por meio da tecnologia na agricultura. “Elas ajudam a avaliar a lavoura de forma diferente do que o produtor estava acostumado.
    Ao monitorar o crescimento da planta, ajuda a identificar áreas com problema de desenvolvimento vegetativo.”
    Belardo menciona os apps que geram mapas de calor da lavoura, possibilitando identificar áreas que podem sofrer com a pressão de pragas e doenças. 
    “Importante para se fazer uma aplicação de defensivos mais localizada, seja com drone, avião ou pulverizador, economizando produtos”, diz.
    Segundo Belardo, em síntese, a agricultura digital traz maior sustentabilidade à produção no campo. 
    "As ferramentas digitais permitem otimizar a quantidade de produtos a serem aplicados em cada talhão, e ajudam a destinar a quantidade ideal de insumos para cada ponto da lavoura. Tecnologias agrícolas que maximizam a rentabilidade e tornam o negócio ainda mais sustentável.”

  • A tecnologia no campo permite ao agricultor automatizar os processos e administrar as safras de forma econômica. Além disso, com a agricultura digital, os produtores melhoram a eficiência dos serviços em cada etapa de produção. Assim, é possível aumentar a produtividade e a remuneração, tornando-se mais competitivo no mercado.A importância da tecnologia na agricultura é cada vez maior, uma vez que se tornou uma das principais aliadas para o produtor rural aumentar o desempenho e reduzir custos na lavoura. Em plena era da agricultura digital, em que há modernos sistemas automatizados, a concorrência tem aumentado. Quem adota essas tecnologias se diferencia daqueles que operam com modelos antigos.As tecnologias disruptivas têm um potencial imenso de aplicações em todas as atividades, passando pelo plantio, manejo, colheita e pós-colheita.
    As inovações tecnológicas no campo abrangem todas as etapas do processo produtivo, incluindo sensores para análise do solo, estações agrometeorológicas automatizadas, imagens de satélites de alta resolução para monitoramento agrícola e florestal, sistemas e aplicativos voltados à estimativa de produtividade, rastreabilidade e certificação dos produtos agrícolas etc.
    De acordo com Édson Bolfe, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, a agricultura digital é fruto de diferentes convergências tecnológicas, como a biotecnologia, a nanotecnologia e a tecnologia da informação e da ciência cognitiva, além das geotecnologias, da agricultura de precisão e da internet das coisas. 
    “Também envolve conhecimento de áreas multidisciplinares e dos mais diversos especialistas, como meteorologistas, cientistas da computação, matemáticos, estatísticos, biólogos, bioinformatas e outros profissionais, além dos tradicionais agrônomos.”


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Técnicas e implementos agrícolas
  • A INFORMÁTICA NO CAMPO
  • MANEJO ECOLÓGICO DO SOLO
  • SISTEMA DE CUSTO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA
  • SELEÇÃO E CUSTO OPERACIONAL DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
  • ATRAVÉS DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO
  • SOCIOLOGIA DO AMBIENTE RURAL: PRINCIPAIS TEMAS E PERSPECTIVAS
  • AGRICULTURA ORGÂNICA: CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO SEU PRODUTOR
  • MANEJO DO SOLO E O RENDIMENTO DE SOJA, MILHO, FEIJÃO E ARROZ EM PLANTIO DIRETO
  • ESTUDO DOS SOLOS E USO ATUAL DA TERRA NO AGRESTE PARAIBANO (REGIÃO DE PUXINANÃ)
  • IRRIGAÇÃO LOCALIZADA
  • PRINCÍPIOS AGRONÔMICOS
  • IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE
  • COMO FAZER FERTIRRIGAÇÃO
  • MANEJO E IRRIGAÇÃO E FERTIRRIGAÇÃO
  • COMO FAZER IRRIGAÇÃO DE BAIXO CUSTO
  • COMO MONTAR UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO
  • CONTROLE BIOLÓGICO DE PATÓGENOS DE SOLO
  • EQUIPAMENTOS E SISTEMAS PARA FERTIRRIGAÇÃO
  • MECANISMO DE RESISTÊNCIA DAS PLANTAS AOS PATÓGENO
  • AS PROPRIEDADES QUÍMICAS, FÍSICAS E BIOLÓGICAS DOS SOLOS
  • INSUFICIÊNCIA DE NUTRIENTES E O DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS
  • referência
  • AGRADECIMENTO