Curso Online de Irrigação e Fruticultura
O curso de Irrigação e Fruticultura tem o intuito de compilar informações para que os interessados sobre a temática possam aprimorar seu ...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Irrigação e Fruticultura
-
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
Irrigação e Fruticultura -
MODALIDADE ONLINE
CURSO LIVRE
-
O curso de Irrigação e Fruticultura tem o intuito de compilar informações para que os interessados sobre a temática possam aprimorar seu conhecimento sobre as principais características da área, tais como: projeto de irrigação localizada, produção de mudas frutíferas, manejo de pomares, colheita e pós-colheita de frutas, avaliação do processo produtivo, controle da qualidade de frutas.
-
VIVEIRO DE MUDAS
O que é um viveiro de mudas? Um viveiro de plantas é uma porção de terra destinada para a multiplicação e para a cultura de plantas lenhosas, principalmente árvores, arbustos e plantas vivazes, até que se tornem aptas para serem transplantadas ou comercializadas.
-
É importante contratar mão de obra qualificada para cuidar do viveiro, e o número de funcionários do viveiro deve variar de acordo com as tarefas necessárias. O viveiro deve ser equipado de ferramentas como enxadas, pás, tesouras de podas, serrotes, baldes e regadores; equipamentos de irrigação, misturadores de substratos, balança e pulverizadores; insumos como sementes, substratos, agroquímicos e adubos; além de outros materiais, como embalagens e bandejas.
-
MANEJO DE POMARES
fruticultura é uma atividade agrícola de alto custo, mas em contrapartida, de elevada lucratividade até superior ao cultivo de grãos. Na região sul do Brasil a fruticultura é uma atividade praticada predominan-temente em propriedades familiares em pequenas áreas, mas também por poucos grupos empresariais que utilizam grandes extensões de terra. Os frutos pro-duzidos são comercializados ?in natura? no mercado nacional ou internacional, como a maça, ou são indus-trializados, como a uva, pêssego, figo, goiaba e outros. Em geral, a produção de frutos e a sua comercialização possuem impacto positivo na economia das comunida-des, aumentando seus ganhos e melhorando a quali-dade de vida das famílias envolvidas com a cadeia pro-dutiva da fruticultura. O sucesso de um pomar, como aqueles de frutífe-ras de clima temperado, está relacionado ao processo de sua implantação, como a escolha da espécie e de sua variedade, a qualidade da muda utilizada, o preparo do solo, a drenagem, a irrigação, o controle de pragas e de doenças. Como a maioria dos solos utilizados na fruticultura são ácidos e de baixa fertilidade, a calagem e a adubação impactam positivamente a produção. No entanto os parâmetros relacionados à fertilidade de solo nas áreas cultivados com as frutíferas são determi-nantes para estado nutricional das plantas, da sua pro-dução e da qualidade dos frutos e de seus subprodutos. Ao longo do presente capítulo, sem a pretensão de esgotar os assuntos, serão destacadas algumas frutífe-ras de clima temperado, entre elas, a macieira (Malus x domestica), a videira (Vitis vinifera), o pessegueiro (Pru-nus persica) e a pereira (Pyrus communis), que possuem exigências nutricionais distintas das culturas anuais, que interferem nas práticas de calagem e tipos de adu-bação (correção ou pré-plantio, cobertura e manuten-ção). A necessidade e doses de corretivos e fertilizantes são estabelecidas com base em critérios de predição, que também serão discutidos ao longo do texto. Por fim, será abordado o uso e manejo de espécies de plan-tas de cobertura do solo que coabitam os pomares e são necessárias, especialmente, para a conservação de solos e ciclagem de nutrientes.
-
1.) Clima Define e limita áreas de cultivo Interfere na produção e qualidade dos frutos Interfere no desenvolvimento das plantas
-
2.) Local Distância do pomar ao mercado e vias de acesso Solo (impedimentos físicos, químicos, biológicos) Topografia Disponibilidade de água para irrigação Ausência de problemas fitossanitários Infra-estrutura da região Tamanho do pomar (inicial e final)
-
3.) Mudas Garantia de fidelidade genética e produtividade Garantia de sanidade
-
4.) Manejo Irrigação? Nutrição e adubação? Podas? Uso de fitorreguladores? Colheita e pós-colheita?
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Irrigação e Fruticultura
- VIVEIRO DE MUDAS
- MANEJO DE POMARES
- FERRAMENTAS DE GESTÃO
- COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS
- PRODUÇÃO DE MUDAS FRUTÍFERAS
- ÁREA DE PRODUÇÃO DE FRUTEIRAS
- PROJETO DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA
- CONTROLE DA QUALIDADE DE FRUTAS
- COLHEITA E PÓS-COLHEITA DE FRUTAS
- AVALIAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO
- PROJETO DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO
- INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS E SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO
- PROJETO DE IRRIGAÇÃO DE UM SISTEMA AUTOPROPELIDO
- DIMENSIONAMENTO AGRONÔMICO (SOLO, CLIMA E CULTURA)
- referência
- AGRADECIMENTO