Curso Online de Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Curso Online de Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Os fatores de riscos para as DCNT se encontram em dois grupos específicos: os não modificáveis - sexo, idade e história familiar; e os mo...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Os fatores de riscos para as DCNT se encontram em dois grupos específicos: os não modificáveis - sexo, idade e história familiar; e os modificáveis ? tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo, consumo de álcool. Estratégias de ação na mudança no estilo de vida da população objetivam a redução e prevalência dessas doenças no contexto mundial.
A diminuição do consumo de frutas, verduras e legumes têm trazido grandes problemas, a frequência de comidas industrializadas leva ao excesso de peso, que gera inúmeras consequências para o organismo.
É importantíssimo o investimento na capacitação dos profissionais da saúde para elaborar estratégias de ações educativas na APS voltadas para prevenção de DCNT na população.

Me chamo Walisson Junio Martins da Silva e atualmente sou professor concursado e leciono ciências e biologia. Meu Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141431817967324. Sou Mestre em Alimentos e Nutrição. Tecnólogo em Gerontologia-Cuidado ao Idoso. Bacharel em Bioquímica. Licenciado em Ciências Biológicas. Especialista em Nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Especialista em Metodologia de Ensino de Biologia e Química. Especialista em Nutrição, Envelhecimento e Longevidade. Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia. Especialista em Atenção e Cuidados com o Idoso.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis

  • No Brasil ainda persistem desigualdades em relação à escolaridade, informação e acesso aos serviços de saúde que culminam em um entendimento incompleto sobre fatores de risco e proteção para DCNT, tais como os impactos do tabagismo, consumo de carne gordurosa em excesso, estresse e além disso, os benefícios da atividade física, lazer e o consumo variado e adequado de vegetais.
    Introdução

  • Os fatores de riscos para as DCNT se encontram em dois grupos específicos: os não modificáveis - sexo, idade e história familiar; e os modificáveis tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo, consumo de álcool. Estratégias de ação na mudança no estilo de vida da população objetivam a redução e prevalência dessas doenças no contexto mundial.

  • A diminuição do consumo de frutas, verduras e legumes têm trazido grandes problemas, a frequência de comidas industrializadas leva ao excesso de peso, que gera inúmeras consequências para o organismo.

  • A implementação efetiva das políticas públicas que enfatizem a mudança de hábitos e estilos de vida, incluindo a prática de atividade física associada à mudança de hábitos alimentares, são medidas importantes na prevenção e controle de doenças crônicas com melhoria na qualidade de vida.

  • Doenças crônicas não transmissíveis

  • As doenças crônicas não transmissíveis são um grande desafio de saúde pública mundial, principalmente pela morbidade e mortalidade que causam, porém em muitos casos ser prevenidas e tratadas adequadamente. Elas se caracterizam por um conjunto de patologias de múltiplas causas e fatores de risco, longos períodos de latência e curso prolongado e são as principais causas de mortes no mundo, gerando perda de qualidade de vida com limitação nas atividades de trabalho e de lazer, além de impactos econômicos para as famílias, comunidades e a sociedade em geral. São responsáveis por 72% das causas de mortes, com destaque para doenças do aparelho circulatório (31,3%), câncer (16,3%), diabetes (5,2%) e doença respiratória crônica (5,8%).
    DOS SANTOS RODRIGUES, A. Nutrição, prevenção e adesão: Os desafios da educação nutricional no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis. I Seven International Education Congress, 2023.

  • As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes mellitus, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, são responsáveis por 74% das mortes globais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, elas correspondem a cerca de 80% dos óbitos, impactando diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualidade de vida da população.
     
    ALBUQUERQUE, V. R et al. Impacto da Atenção Primária na Prevenção e Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis: Desafios e Estratégias. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 6, n. 12, p. 2816-2829, 2024.

  • As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) incluem as doenças do aparelho circulatório (DAC), neoplasias, doenças respiratórias crônicas, obesidade e diabetes mellitus. Correspondem, ao maior índice de morbimortalidade no mundo com 38 milhões de óbitos em 2019, atingindo 70% das mortes globais. Destas mortes, 40% são consideradas prematuras, ocorrendo antes dos 70 anos.

  • Desde o último século o Brasil passou por transformações socioeconômicas que proporcionaram uma transição epidemiológica na qual as doenças infecciosas e parasitárias que resultavam em óbito precocemente deram espaço às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O desenvolvimento dessas doenças é influenciado por fatores de risco modificáveis (alcoolismo, o tabagismo, o estresse, a obesidade, o sedentarismo, a ansiedade, e o colesterol elevado) e não modificáveis (hereditariedade, idade, etnia e sexo).

  • O sedentarismo aumenta consideravelmente o risco para desenvolvimento de comorbidades como a obesidade, depressão, demência, ansiedade, alterações de humor, dislipidemia, e maior incidência da debilidade física e queda em idosos, o que aumenta a taxa de mortalidade.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Doenças crônicas não transmissíveis
  • Atividade Física, Exercícios Físicos e Saúde
  • Nutrição
  • Saúde do Idoso
  • Prevenção das doenças crônicas não transmissíveis
  • Referências