Curso Online de Psicologia do Esporte
O curso de Psicologia do Esporte tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus prin...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- Psicologia do Esporte
-
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
Psicologia do Esporte
-
MODALIDADE DO CURSO ONLINE
CURSO É LIVRE.
-
O curso de Psicologia do Esporte tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: personalidade, motivação, ativação, estresse e ansiedade, competição e cooperação, grupo e coesão, liderança e comunicação, habilidades psicológicas, algumas competências psicológicas, comportamento e aderência ao exercício e aditivos patológicos.
-
RELAÇÃO DA SAÚDE DOENÇA E DO PSICOLÓGICO COM A ATIVIDADE FÍSICA
A prática regular da atividade física previne doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, além de beneficiar a manutenção do bem-estar e saúde mental. Os exercícios colaboram na prevenção de sintomas de depressão, ansiedade, autoestima e problemas de autoimagem
-
A atividade física ajuda a colocar o pé de volta no chão e a acalmar as energias, reorganizando os pensamentos e as emoções. Com a ansiedade sob controle ou pelo menos amenizada, nós conseguimos focar melhor no que precisamos fazer: trabalho, estudos, afazeres domésticos, resolução de problemas etc.
-
1. Sensação de bem-estar
Exercícios liberam endorfina, e a endorfina nos deixa felizes da vida, com aquela sensação de que valeu a pena vencer a preguiça e fazer algo por nós mesmos.
Se você treina à noite, a endorfina também é ótima para relaxar e aliviar o estresse do dia corrido, preparando para uma boa noite de sono e recuperação para o próximo dia.
2. Injeção de ânimo
A endorfina também auxilia no aumento da capacidade produtiva e intelectual e no nosso ânimo para encarar a vida. Os treinos matinais ajudam nesse aspecto.
3. Autoconfiança e autoestima
A sensação de bem-estar e a injeção de ânimo, que melhoram nosso humor, nossa produtividade e nosso desempenho pessoal e profissional, consequentemente vão impactar na forma como nós nos enxergamos e enxergamos nossas capacidades e pontos positivos. Ou seja: autoconfiança e autoestima em alta!
4. Antidepressivo natural
Quando nos sentimos bem, com energia, bom humor, confiança e autoestima carregada, as chances de desenvolvermos uma depressão são menores, já que tudo isso nos ajuda a melhorar o astral quando estamos "mais pra lá do que pra cá". -
5. Menos ansiedade
Todos os tópicos conversam entre si. Junte os tópicos 1, 2, 3 e 4 e você vai ver como pode controlar melhor a sua ansiedade. A atividade física ajuda a colocar o pé de volta no chão e a acalmar as energias, reorganizando os pensamentos e as emoções.
6. Concentração
Com a ansiedade sob controle ou pelo menos amenizada, nós conseguimos focar melhor no que precisamos fazer: trabalho, estudos, afazeres domésticos, resolução de problemas etc.
7. Mais disciplina
E com a concentração, a disciplina vem de bônus!
Os treinos ajudam inclusive na melhora da disciplina alimentar. Quem treina, sente vontade de comer alimentos mais saudáveis e que vão realmente servir de combustível para seu corpo.
8. Melhora da capacidade de aprendizado
Mais concentração + mais disciplina = mais aprendizado
Quando existe uma relação de treinos, disciplina e concentração, as informações que chegam ao cérebro são processadas com muito mais clareza e eficiência -
PSICOLOGIA DO ESPORTE
A Psicologia Esportiva, ou Psicologia do Esporte, é uma área de estudo da Psicologia que visa promover a melhoria da qualidade de vida e do desempenho esportivo dos atletas.
Os estudos em Psicologia do Esporte analisam duas vias. Segundo autores como Canto, a primeira via é de que maneira os pensamentos e comportamentos afetam o desempenho esportivo de um praticante. A segunda via faz o caminho inverso, analisando de que maneira a prática de esportes influencia no humor, pensamentos e comportamentos dos praticantes. -
Pode-se dizer, segundo autores como Weinberg e Gold, que a Psicologia do Esporte se trata de corpo e mente interagindo e como ambos se afetam de maneira cíclica com a prática de atividades esportivas. Embora tenha suas origens no esporte de alto rendimento, é possível aplicar técnicas da Psicologia do Esporte para auxiliar atletas do cotidiano a ter uma relação de bem-estar com a sua prática esportiva, facilitando aderência ao hábito de se exercitar.
-
EXEMPLOS PRÁTICOS DE APLICAÇÕES NA PSICOLOGIA DO ESPORTE
Psicologia do Esporte e do Exercício é o ramo da Psicologia no qual ocorre “a aplicação e desenvolvimento da teoria psicológica para o entendimento e intensificação do comportamento humano no ambiente esportivo (VANDENBOS, 2010, p. 759). Ou seja, investiga e analisa o efeitos dos aspectos psíquicos antes, durante e após o evento esportivo e ou a prática do exercício, buscando entender como fatores psicológicos afetam o desempenho físico dos atletas, e como a participação em esportes e exercícios pode afetar o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar dos indivíduos (WEINBERG GOULD, 2011).
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Psicologia do Esporte
- RELAÇÃO DA SAÚDE DOENÇA E DO PSICOLÓGICO COM A ATIVIDADE FÍSICA
- PSICOLOGIA DO ESPORTE
- EXEMPLOS PRÁTICOS DE APLICAÇÕES NA PSICOLOGIA DO ESPORTE
- PERSONALIDADE, MOTIVAÇÃO, ATIVAÇÃO, ESTRESSE E ANSIEDADE
- PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DO/NO ESPORTE E EXERCÍCIO
- Abordagem Comportamental à Psicologia do Esporte
- Agressividade e Motivação no Esporte
- Concentração e Imaginação Mental
- Desenvolvimento Profissional
- Estabelecimento de Regras e Objetivos no Esporte
- Liderança e Processos Grupais
- Motivação no Esporte e na Atividade Física
- Neuroanatomia Funcional
- Neurofisiologia Aplicada à Atividade Física
- Origem e Desenvolvimento da Psicologia do Esporte
- Personalidade e Esporte
- Preparação Psicológica do Atleta de Alto Rendimento
- Processos Psicológicos Básicos no Esporte
- Psicologia do Esporte na Infância e Adolescência
- Psicologia do Esporte: Ciência e Atuação Profissional
- NOÇÕES BÁSICAS DE SAÚDE FÍSICA: SISTEMAS FISIOLÓGICOS
- PSICOLOGIA DO ESPORTE: CONCEITOS E HISTÓRICO
- COMPORTAMENTO E ADERÊNCIA AO EXERCÍCIO
- INÍCIO DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NO BRASIL
- ATIVIDADE FÍSICA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO
- INTRODUÇÃO À HABILIDADES PSICOLÓGICAS
- COMPORTAMENTOS ADITIVOS PATOLÓGICOS
- ALGUMAS COMPETÊNCIAS PSICOLÓGICAS
- INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DO ESPORTE
- CONCEITOS DE PSICOLOGIA DO ESPORTE
- COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO
- LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO
- BIOLOGIA DO ESPORTE
- REFERÊNCIA
- AGRADECIMENTO