Curso Online de Introdução à Fisiologia e Anatomia Humana
O curso de Introdução à Fisiologia e Anatomia Humana tem como principal finalidade promover o aprimoramento dos profissionais e estudante...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Introdução à Fisiologia e Anatomia Humana
-
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
Introdução à Fisiologia e Anatomia Humana
-
MODALIDADE ONLINE
CURSO LIVRE
-
O curso de Introdução à Fisiologia e Anatomia Humana tem como principal finalidade promover o aprimoramento dos profissionais e estudantes da área no que tange os principais conteúdos da matéria, tais como: sistema genital feminino e masculino; sistema urinário; sistema digestivo; sistema nervoso.
-
JUNTURAS
As articulações ou junturas podem ser definidas como o local de conexão entre dois ou mais ossos ou destes com as cartilagens. As principais funções desses locais são permitir a movimentação dos segmentos do corpo e manter todos os ossos do esqueleto juntos e estáveis.
-
Com base na classificação histológica, os três tipos de articulações no corpo humano são fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Com base na classificação funcional, os três tipos de articulações são sinartroses (imóveis), anfiartroses (pouco móveis) e diartroses (móvel livre).
-
Para ficar mais didático, esse resumo utiliza a classificação morfológica para dividir as articulações e, dentre as articulações fibrosas, cartilaginosas ou sinoviais, especificamos quais são sinartroses, anfiartroses ou diartroses
-
SISTEMA URINÁRIO
O aparelho urinário é constituído de dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. O rim é o responsável pela homeostase (equilíbrio do meio interno), filtrando o plasma e removendo as substâncias indesejáveis ingeridas pela pessoa ou produzidas pelo metabolismo corporal. Os rins têm diversas funções, dentre as quais destacam-se as seguintes:
Regulação do equilíbrio hidroeletrolítico água e eletrólitos;
Regulação da osmolalidade e das concentrações de eletrólitos dos líquidos corporais;
Regulação da Pressão Arterial excreção de sódio e de água, secreção de renina;
Regulação do Equilíbrio Ácido-Básico excreção de ácidos e regulação das reservas de tampões dos líquidos corporais;
Gliconeogênese síntese de glicose a partir de aminoácidos e outros precursores durante o jejum prolongado;
Secreção, metabolismo e excreção de hormônios secreção de eritropoietina (estimula a produção de eritrócitos), produção da forma ativa da vitamina D (1,25-diidroxivitamina D3 ou calciferol);
Excreção de produtos de degradação do metabolismo e de substâncias químicas estranhas uréia, creatinina, ácido úrico, produtos finais da degradação da hemoglobina (bilirrubina), dentre outros. -
Rim
O rim é um órgão retroperitoneal que possui a forma de um grão de feijão tendo em sua concavidade o hilo, onde se encontram vasos, nervos e os cálices renais, que vão formar a pelve renal, que nada mais é do que a parte superior do ureter. O rim constitui- se de uma cápsula de tecido conjuntivo denso, de uma zona cortical e de uma zona medular.
A zona cortical é a que está logo abaixo da cápsula. E a zona medular situada mais internamente, possui de 10 a 18 pirâmides renais (pirâmides medulares ou de Malpighi), cujos vértices fazem saliência nos cálices renais. -
Cada rim possui cerca de 1,3 milhões de túbulos uriníferos circundados por um estroma contendo tecido conjuntivo frouxo, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Cada túbulo urinífero consistem em dois seguimentos embriologicamente distintos: (1) o néfron (2) o ducto coletor.
O néfron é constituído por dois componentes: (1) o corpúsculo renal e (2) um longo túbulo renal. O túbulo renal é composto por várias regiões: (1) o túbulo contorcido proximal, (2) a alça de Henle, (3) o túbulo contorcido distal, que desemboca no ducto coletor.
Os ductos coletores apresentam três distribuições topográficas distintas: um ducto coletor cortical, um ducto coletor medular externo e um segmento medular interno.
As duas porções da alça de Henle, que são retilíneas, encontram-se na zona medular do rim. Já os corpúsculos renais e os túbulos de trajeto tortuoso (contorcidos proximal e distal) alojam-se no córtex (zona cortical). -
Corpúsculo renal ou de Malpighi
Formado pelo Glomérulo renal (tufo de capilares) e pela Cápsula de Bowman, que envolve o glomérulo. Cada corpúsculo renal possui dois pólos: um vascular, onde penetra a arteríola aferente e sai a arteríola eferente; e um urinário, onde nasce o túbulo contorcido proximal.
Cápsula de Bowman (ou Glomerular) é constituída de dois folhetos:
Parietal (externo) formado por um epitélio simples pavimentoso, apoiado sobre uma membrana basal e numa delgada camada de fibras reticulares.
Visceral (interno) é formado por células epiteliais denominadas podócitos (células com prolongamento) que envolvem toda extensão da rede capilar e constituem, juntamente com o endotélio vascular e as membranas basais, a barreira de filtração glomerular. Entre os dois folhetos encontra-se o espaço urinífero ou capsular que capta o filtrado glomerular.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução à Fisiologia e Anatomia Humana
- JUNTURAS
- SISTEMA URINÁRIO
- SISTEMA NERVOSO
- SISTEMA DIGESTIVO
- SISTEMA MUSCULAR
- SISTEMA ESQUELÉTICO
- SISTEMA CIRCULATÓRIO
- SISTEMA RESPIRATÓRIO
- INTRODUÇÃO À ANATOMIA
- SISTEMA GENITAL MASCULINO
- SISTEMA GENITAL FEMININO
- REFERÊNCIA
- AGRADECIMENTO