Curso Online de Humanização na Saúde Mental
O curso de Humanização da saúde mental tem a finalidade de expor reflexões sobre o CFM Conselho Federal de Medicina, bem como apontamento...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- Humanização na Saúde Mental
-
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
Humanização na Saúde Mental -
MODALIDADE DO CURSO ONLINE
CURSO É LIVRE.
-
O curso de Humanização da saúde mental tem a finalidade de expor reflexões sobre o CFM Conselho Federal de Medicina, bem como apontamentos sobre CNSP Conselho Nacional de Saúde Pública, centro de atenção psicossocial, desenvolvimento da implantação da assistência psiquiátrica e assistência psiquiátrica no hospital geral.
-
DESENVOLVIMENTO DA IMPLANTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PSIQUIÁTRICA
Factualmente no século XIX é que no Brasil aconteceram as transformações referentes à assistência prestada aos pacientes psiquiátricos, onde a psiquiatria científica passou a ser implementada. O Hospício Dom Pedro II, que foi inaugurado no ano de 1852, foi o primeiro manicômio estabelecido no Brasil.
-
Estes dados despertam para uma realidade já detectada há algum tempo e que afeta diretamente a vida das pessoas e, por consequência, toda a sociedade, incluindo a produtividade das empresas. Os cuidados com a saúde mental já figuravam em reuniões e em planos de ação das companhias. A grave crise sanitária tornou evidente que o clima organizacional tem um papel central na saúde e bem-estar dos colaboradores de todos os níveis hierárquicos.
As empresas começaram a entender a importância de agir não de forma emergencial com ações pontuais, mas de forma estratégica. Sabemos quão delicado é falar sobre esse tema, uma vez que ainda existe muito tabu, estigma e preconceito.
Saúde mental não se resume em ausência de doença mental. É o resultado do desenvolvimento psicológico ao longo da vida. Saúde mental depende de capacitação de pessoas, programas comportamentais proativos e envolvimento dos setores de educação, trabalho, justiça e bem-estar.
Os psicólogos estão entre os profissionais de saúde que trabalham para melhorar a saúde mental em todas as partes do mundo. Por isso, a Sociedade Brasileira de Psicologia e outras sociedades científicas de diversos países formaram uma aliança global comprometida com os ODS da Agenda 2030. -
Por entender a urgente necessidade de se falar de forma franca sobre esse universo, a Rede Brasil do Pacto Global, a Sociedade Brasileira de Psicologia e a InPress Porter Novelli criaram o movimento Mente em Foco, que convida e estimula o setor privado a estabelecer ações concretas e duradouras para criar e manter um ambiente de trabalho equilibrado e saudável que ofereça segurança psicológica aos seus colaboradores.
Agir de forma proativa e preventiva, incluindo esses temas como parte da gestão estratégica das empresas, faz toda a diferença para as pessoas, independente de qual seja o nível hierárquico. E, para isso, é necessário estimular a discussão aberta, estabelecer estratégias e iniciativas consistentes de promoção da saúde mental no trabalho. Isso tem impacto na vida das pessoas, nos negócios, na economia e no desenvolvimento social.
O Mente em Foco promove a união, com troca de experiências e ações claras para garantirmos às pessoas um direito fundamental: o da saúde. Ter acesso ao melhor conhecimento para cuidarmos uns dos outros e construirmos uma sociedade mais saudável é algo indispensável para o desenvolvimento socioeconômico mais justo, sustentável e igualitário no Brasil e no mundo. -
Levantamento preliminar do Ministério da Saúde, feito em 2020, aponta que a ansiedade é o transtorno mental mais presente entre os brasileiros durante a pandemia. Já antes da pandemia, a Organização Mundial da Saúde estimava que a depressão e a ansiedade custam à economia mundial US$ 1 trilhão ao ano em perda de produtividade.
Em um cenário brasileiro, os transtornos comportamentais e de saúde mental já são a terceira causa de afastamento de trabalhadores de seus postos de trabalho, de acordo com informações da Secretaria de Previdência, vinculada ao Ministério da Economia. -
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades é o terceiro de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Dentre as metas do Brasil para o ODS 3 até 2030, estão: reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, promover a saúde mental e o bem-estar, a saúde do trabalhador e da trabalhadora, e prevenir o suicídio.
A Rede Brasil do Pacto Global da ONU é uma plataforma que reúne o setor empresarial para atuar com impacto mensurável nos ODS e se tornou a principal iniciativa de sustentabilidade corporativa do País. A experiência desta Rede mostra que o caminho passa pela atuação de redes de organizações com iniciativas e ações que têm como tripé as governanças ambiental, social e corporativa (ou ESG, do inglês Environmental, Social and Governance). Nos últimos meses, o ESG tem tomado cada vez mais espaço dentro das estratégias das empresas brasileiras. As pessoas devem estar no centro de todas essas ações, em congruência com os ODS. -
A pandemia da Covid-19 ainda está longe de terminar, e as consequências dela serão sentidas das mais diversas formas e por muitos anos depois que isto acontecer. Além da perda inestimável de milhões de pessoas, das perdas econômicas e sociais, com a insegurança alimentar crescendo em escala global, e outras que ainda vamos conhecer, a crise sanitária trouxe transformações em toda a sociedade. A crise aumentou as desigualdades e atingiu mais duramente os mais vulneráveis.
Mudanças no mundo do trabalho que estavam em curso foram precipitadas pela pandemia. Mais do que o home office, as formas de trabalho foram repensadas, com forte participação de processos totalmente digitais. Os novos modelos de trabalho, a aceleração da transformação digital nas empresas, as restrições de convívio no trabalho e a fusão da vida pessoal e profissional também afetaram as pessoas, particularmente a saúde mental. -
FUNDAMENTOS DA PSIQUIATRIA
A psiquiatria é uma especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos mentais. Ao atuar nesta área, o profissional especialista, lida com avaliação e manejo do paciente com uma gama de transtornos, como depressão, ansiedade, esquizofrenia e transtornos de personalidade.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Humanização na Saúde Mental
- DESENVOLVIMENTO DA IMPLANTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PSIQUIÁTRICA
- FUNDAMENTOS DA PSIQUIATRIA
- DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO HUMANO
- TERAPEUTICA CLINICA E SAÚDE MENTAL
- HUMANIZAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
- AVANÇOS E DESAFIOS DO SUS
- OPERACIONALIZAÇÃO DA HUMANIZAÇÃO DO SUS
- ORIENTAÇÕES GERAIS DO PNH
- PRINCÍPIOS DO PNH
- MTSM MOVIMENTO DOS TRABALHADORES EM SAÚDE MENTAL
- PRINCIPAIS ASPECTOS DA TRAJETÓRIA DA PSIQUIATRIA
- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL NO BRASIL
- O CUIDADO EM SAÚDE OU QUEM CUIDA DE QUEM?
- ASSISTÊNCIA PSIQUIÁTRICA NO HOSPITAL GERAL
- SAÚDE MENTAL
- A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
- UMA POLÍTICA PARA REENCANTAR O SUS
- CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
- SAÚDE COMO UM BEM
- HUMANIZAÇÃO
- HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE MENTAL
- REFERÊNCIA
- AGRADECIMENTO