Curso Online de Biossegurança

Curso Online de Biossegurança

O curso de Biossegurança tem o intuito de apresentar, em conformidade com as normas vigentes, conteúdos que ajudem no desenvolvimento das...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso de Biossegurança tem o intuito de apresentar, em conformidade com as normas vigentes, conteúdos que ajudem no desenvolvimento das principais competências da profissão, tais como: riscos de acidentes; riscos ergonômicos; riscos químicos e biológicos; equipamentos de proteção coletiva.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Biossegurança

  • SEJA BEM VINDO

    AO CURSO
    Biossegurança

  • MODALIDADE DO CURSO ONLINE

    CURSO É LIVRE.

  • O curso de Biossegurança tem o intuito de apresentar, em conformidade com as normas vigentes, conteúdos que ajudem no desenvolvimento das principais competências da profissão, tais como: riscos de acidentes; riscos ergonômicos; riscos químicos e biológicos; equipamentos de proteção coletiva.

  • BIOSSEGURANÇA, PROTEÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE: COMPONDO O MOSAICO

    O conceito de Biossegurança, do termo em inglês biosafety, foi inicialmente aplicado para indicar um conjunto de ações necessárias à contenção de riscos inerentes a exposição ou liberação acidental de agentes infecciosos em laboratórios, tendo como preocupação central a construção de ambientes saudáveis.

  • Outro princípio importante da biossegurança é o uso adequado de equipamentos de segurança, incluindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs). Alguns exemplos de EPIs são: luvas, jalecos, máscaras, toucas, lençóis descartáveis, propé e óculos de proteção.

  • Biossegurança: é um conjunto de medidas voltadas para ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais e do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos.

  • BIOSSEGURANÇA - A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE RISCOS

    O principal objetivo da biossegurança é a redução dos riscos ocupacionais em ambientes que podem trazer danos severos para a saúde. Muitas vezes, envolvem sequelas irreversíveis que podem trazer consequências negativas para a qualidade de vida dos colaboradores envolvidos.

  • A biossegurança é a área de conhecimento que engloba um conjunto de medidas e ações que buscam a minimização e o controle dos riscos inerentes a determinada atividade ou local, com o intuito de preservar a saúde humana, animal e ambiental. 
    Essas medidas devem ser adotadas nas pesquisas, no ensino, no desenvolvimento tecnológico, na produção e na prestação de serviços. Assim, promovem a segurança sem comprometer os resultados ou a qualidade. 
    Isso é extremamente importante, visto que a biossegurança, em linhas gerais, não deve prejudicar o desempenho. Mais especificamente quanto aos profissionais de saúde, o foco da biossegurança é nas instalações laboratoriais, no controle de agentes biológicos aos quais as pessoas são expostas e, até mesmo, na melhor qualificação dos agentes e trabalhadores, visto que eles estarão mais comumente expostos a agentes químicos e físicos.
    As normas e regras de biossegurança, geralmente, implicam em novos procedimentos e equipamentos. São eles que garantem a saúde da população e do trabalhador, além de os protegerem contra doenças e epidemias.

  • Minimizar riscos 
    O principal objetivo da biossegurança é a redução dos riscos ocupacionais em ambientes que podem trazer danos severos para a saúde. Muitas vezes, envolvem sequelas irreversíveis que podem trazer consequências negativas para a qualidade de vida dos colaboradores envolvidos.
    Com o uso dos equipamentos e ferramentas adequados, é muito mais fácil prevenir qualquer tipo de intercorrência. Esse também é um cuidado essencial para a sociedade como um todo, já que o descarte inadequado de compostos contaminantes afeta o planeta e as pessoas.
    Proteger os profissionais
    A proteção aos profissionais é o segundo maior objetivo da biossegurança como um todo. Afinal, eles lidam diariamente com compostos potencialmente perigosos, e precisam ter a segurança (e a dos seus entes queridos) garantida.
    Esse é um direito dos trabalhadores, resguardado por leis e normas específicas. Para isso, o empregador é responsável por fornecer os equipamentos e ferramentas necessárias para garantir a proteção dos seus colaboradores.
    Preservar o meio ambiente
    O meio ambiente também é afetado com a gestão inadequada de biossegurança. Bons exemplos são o descarte irregular de produtos químicos no solo ou em lençóis d’água, ou a contaminação radioativa de regiões inteiras, tornando-as impróprias por muitos anos.

  • Nível 1
    De modo geral, o nível 1 é relacionado com agentes infecciosos, principalmente, os que têm relação com a área de Microbiologia. Aqui, o foco é cuidar dos ambientes sem a necessidade de uso de equipamentos especiais. Um bom exemplo é a desinfecção de superfícies, com a limpeza a partir do uso de produtos que matem os agentes microbianos. 
    Nível 2
    No nível 2, os laboratórios e ambientes de trabalho passam a lidar com substâncias ou agentes infecciosos que têm um potencial maior de contaminação e danos. Bons exemplos são produtos ou microrganismos que podem ser inalados ou absorvidos pela pele.
    Nesse caso, é necessário o uso de alguns tipos de proteção, como máscaras. Além disso, tais ambientes precisam de equipamentos importantes para o funcionamento adequado, como autoclaves e outros itens para a desinfecção das ferramentas utilizadas.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Biossegurança
  • BIOSSEGURANÇA, PROTEÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE: COMPONDO O MOSAICO
  • BIOSSEGURANÇA - A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE RISCOS
  • EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA - EPC
  • EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI
  • BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO
  • RISCOS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
  • BIOSSEGURANÇA - DEFINIÇÃO
  • RISCOS ERGONÔMICOS
  • RISCOS DE ACIDENTES
  • RISCOS FÍSICOS
  • AGRADECIMENTO