Curso Online de MAIORIDADE PENAL
O CURSO É DESTINADO A TODOS QUE BUSCAM ENTENDIMENTO NA TEMÁTICA MAIORIDADE PENAL. MUITO POLÊMICA A TEMÁTICA, MAS O CURSO APRESENTA NÃO U...
Continue lendoAutor(a): Educa Brasil Cursos
Carga horária: 13 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
MAIORIDADE PENAL
MAIORIDADE PENAL
-
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
A temática está em voga nesta momento e o importante é verificar qual a significância a trajetória história da maioridade penal.
Retrocesso ou Avanço?
-
REFLEXÃO
REFLEXÃO
O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.
Machado de Assis -
DESIGUALDADE SOCIAL
DESIGUALDADE SOCIAL
Antes de pensar a temática Maioridade Penal vamos pensar na temática desigualdade social e a construção histórica de uma sociedade.
Falar que no Brasil a desigualdade social é um fator de segregação social é chover no molhado, mas vamos sim repensar a desigualdade.
-
A desigualdade social refere-se a processos relacionais na sociedade que têm o efeito de limitar ou prejudicar o status de um determinado grupo, classe ou círculo social. As áreas de desigualdade social incluem o acesso aos direitos de voto, a liberdade de expressão e de reunião, a extensão dos direitos de propriedade e de acesso à educação, saúde, habitação de qualidade, viajar, ter transporte, férias e outros bens e serviços sociais. Além de que também pode ser visto na qualidade da vida familiar e da vizinhança, ocupação, satisfação no trabalho e acesso ao crédito. Se estas divisões econômicas endurecem, elas podem levar a desigualdade social ( WIKIPEDIA, 2015)
-
FORMAS DE DESIGUALDADE
FORMAS DE DESIGUALDADE
Repensando a desigualdade como fenômeno nada novo na criação e conservação humana.
As formas são diversas e de extrema contemplação por alguns e desprezo por outrem,
São elas: desigualdade de gênero, desigualdade racial, desigualdade de casta, desigualdade etária, desigualdade de classes, desigualdade na saúde e a desigualdade social na concepção mais pura.
-
Desigualdade de gênero
discriminação sexual é estruturada nas distinções sociais e culturais entre homens e mulheres que convertem as diferenças sexuais biológicas em hierarquias de poder, status e renda. Também pode ser definido como a divisão de tarefas, posto de trabalho e profissões com base no feminino e masculino, essa prática, que era comum na sociedade começou a ser questionada apenas recentemente. -
Desigualdade racial
A desigualdade racial é o resultado de distinções sociais hierárquicas entre grupos étnicos dentro de uma sociedade e, muitas vezes estabelecida com base em características como a cor da pele e outras características físicas ou origem e cultura de um indivíduo. O tratamento desigual e de oportunidades entre os grupos raciais é geralmente o resultado de alguns grupos étnicos, considerados superior a outros.
-
Desigualdade social
Várias teorias apareceram no século XIX criticando as explicações sobre desigualdade, entre elas, a de Karl Marx, que desenvolveu um teoria sobre a noção de liberdade e igualdade do pensamento liberal. Essa liberdade baseava-se na liberdade de comprar e vender, e conseguir, de fato, uma certa independência financeira. Outra muito criticada também, foi a igualdade jurídica, que baseava-se nas necessidades do capitalismo de apresentar todas as relações como fundadas em normas jurídicas.Como a relação patrão e empregado tinha que ser feita sobre os princípios do direito, e outras tantas relações também. Para Marx, as desigualdades sociais são resolvidas quando se busca pelo interesses da grande maioria e não apenas de alguns. A explicação básica de desigualdade social para esse teorista, é aquela velha frase feita: "A maioria tem voz e faz valer o seus interesses, a minoria, os "oprimidos" têm que concordar". -
Então, entendemos que a temática desigualdade é mais complexa que aparenta ser.
Além da segregação apresentada pela desigualdade existe uma lacuna para os grupos atingidos. Lacuna na constituição da segurança – social.
Segurança social considero que é um fator preponderante para o entendimento da pobreza.
-
EXCLUSÃO SOCIAL
EXCLUSÃO SOCIAL
Exclusão social é um processo caracterizado pela diminuição pessoas ou indivíduo em todas as instâncias da vida social e pela ampliação das dimensões de análise da pobreza e das desigualdade, ou seja, impossibilitando a participação social.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- MAIORIDADE PENAL
- INTRODUÇÃO
- REFLEXÃO
- DESIGUALDADE SOCIAL
- FORMAS DE DESIGUALDADE
- EXCLUSÃO SOCIAL
- JUSTIÇA SOCIAL
- DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO
- DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
- ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
- O QUE É AFINAL MAIORIDADE PENAL?
- IMPUTABILIDADE PENAL
- RESPONSABILIDADE CRIMINAL PAÍSES
- O QUE É MAIORIDADE?
- MAIORIDADES PAÍSES
- CAPACIDADE JURÍDICA
- BRASIL – MAIORIDADE PENAL
- MAIORIDADE PENAL AOS 18 ANOS
- REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
- RAZÕES CONTRA REDUÇÃO
- MAPA DA VIOLÊNCIA
- MAPA DO ENCARCEIRAMENTO DOS JOVENS NO BRASIL
- ÍNDICE DE VULNERABILIDADE VIOLÊNCIA NO BRASIL
- CONVÊNÇÕES SOBRE O DIREITO DA CRIANÇA UNICEF