Curso Online de Capacitação em projetos de sistemas orientados a objetos com UML

Curso Online de Capacitação em projetos de sistemas orientados a objetos com UML

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O curso de Capacitação em projetos de sistemas orientados a objetos com UML tem o intuito de compilar informações para que os interessados sobre a temática possam aprimorar seu conhecimento sobre as principais características da área, tais como: rastreabilidade entre requisitos e casos de uso; prototipação de telas com enterprise architect; fundamentos da orientação a objetos; definição de métodos e atributos.



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  • O curso de Capacitação em projetos de sistemas orientados a objetos com UML tem o intuito de compilar informações para que os interessados sobre a temática possam aprimorar seu conhecimento sobre as principais características da área, tais como: rastreabilidade entre requisitos e casos de uso; prototipação de telas com enterprise architect; fundamentos da orientação a objetos; definição de métodos e atributos.

  • HISTÓRICO E INTRODUÇÃO À UML

    Histórico da UML
    1. Surgimento da UML:
    Anos 90: Antes da UML, o desenvolvimento de software frequentemente envolvia o uso de várias notações e métodos de modelagem, o que podia criar confusão e dificuldades na comunicação entre as partes envolvidas no projeto.
    Grady Booch, Ivar Jacobson e James Rumbaugh: Esses três profissionais eram conhecidos por suas contribuições para a modelagem de software e desenvolveram suas próprias metodologias (Booch, OMT e RUP, respectivamente). Eles perceberam que suas abordagens tinham muitas similaridades e poderiam ser unificadas.

  • 2. Criação da UML:
    1994-1995: A Unificação das metodologias Booch, OMT e RUP resultou no desenvolvimento da UML. A primeira versão da UML foi criada por um grupo liderado pelos três mencionados, conhecido como o "Triumvirato", e foi formalmente proposta pelo Object Management Group (OMG).
    3. Evolução:
    1997: A UML 1.0 foi oficialmente adotada pelo OMG.
    2001: A UML 1.4 trouxe algumas melhorias e refinamentos.
    2005: A UML 2.0 trouxe uma grande atualização, com novas funcionalidades e melhorias na expressividade das diagramas.

  • 2011: A UML 2.4.1 trouxe pequenas atualizações e correções.
    2015: A UML 2.5 trouxe mais refinamentos e mudanças de foco, simplificando e melhorando a clareza dos diagramas.
    Introdução à UML
    1. O que é a UML?
    Definição: A UML é uma linguagem de modelagem visual usada para especificar, visualizar, construir e documentar artefatos de sistemas de software. Ela fornece uma série de diagramas e notações que ajudam a descrever o design e a estrutura do sistema de maneira compreensível e padronizada.

  • 2. Propósitos da UML:
    Comunicação: Facilita a comunicação entre diferentes partes interessadas, como analistas, designers, desenvolvedores e clientes.
    Documentação: Ajuda a documentar o sistema de forma compreensível e útil para manutenção e futuras alterações.
    Visualização: Permite a visualização do design e da estrutura do sistema, ajudando na compreensão e na identificação de problemas.

  • 3. Principais Diagramas da UML:
    Diagramas Estruturais:
    Diagrama de Classes: Mostra as classes, seus atributos, métodos e os relacionamentos entre elas.
    Diagrama de Objetos: Representa instâncias de classes e seus relacionamentos em um momento específico.
    Diagrama de Componentes: Descreve a organização e dependências dos componentes do sistema.
    Diagrama de Estrutura Composta: Mostra a estrutura interna de uma classe e como suas partes interagem.
    Diagrama de Pacotes: Organiza o sistema em pacotes e mostra a dependência entre eles.

  • Diagramas Comportamentais:
    Diagrama de Casos de Uso: Representa as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário.
    Diagrama de Sequência: Mostra como os objetos interagem ao longo do tempo para realizar uma funcionalidade.
    Diagrama de Atividades: Descreve o fluxo de trabalho ou processos dentro do sistema.
    Diagrama de Estados: Representa os diferentes estados de um objeto e as transições entre esses estados.
    Diagrama de Interação: Foca na interação entre objetos ou partes do sistema.

  • 4. Benefícios da UML:
    Padronização: Oferece uma abordagem padronizada e compreensível para a modelagem de sistemas.
    Flexibilidade: Pode ser aplicada a uma variedade de tipos de sistemas e contextos.
    Melhoria na Qualidade: Ajuda na identificação de problemas e lacunas no design antes da implementação, melhorando a qualidade do sistema.
    A UML se tornou uma ferramenta essencial no desenvolvimento de software, facilitando a comunicação e o entendimento entre os membros da equipe e partes interessadas.


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  • Capacitação em projetos de sistemas orientados a objetos com UML
  • HISTÓRICO E INTRODUÇÃO À UML
  • LEVANTAMENTO E DOCUMENTAÇÃO DE REQUISITOS
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  • CASOS DE USO X CASOS DE TESTE
  • ESTIMATIVAS UTILIZANDO PONTOS POR CASO DE USO
  • RASTREABILIDADE ENTRE REQUISITOS E CASOS DE USO
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  • PRINCIPAIS QUE UM ANALISTA DE REQUISITOS PRECISA SABER
  • A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA DE REQUISITOS PARA O CICLO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE TEMPO REAL
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