Curso Online de Parapsicologia
O curso de Parapsicologia tem a finalidade de expor reflexões sobre a parapsicologia e a hipnose, bem como, apontamentos sobre os tipos d...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Parapsicologia
-
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
Parapsicologia
-
O curso de Parapsicologia tem a finalidade de expor reflexões sobre a parapsicologia e a hipnose, bem como, apontamentos sobre os tipos de experiências anômalas, pesquisa psicológica sobre anomalias (aspectos metodológicos), aspectos psicológicos, sociológicos, antropológicos e históricos das crenças relacionadas ao paranormal.
-
PARAPSICOLOGIA E A CIÊNCIA
A Parapsicologia é a ciência que estuda eventos de natureza psíquica que aparentemente podem parecer sobrenaturais, embora conectados à vivência do Homem. Para os estudiosos desta vertente do conhecimento, as causas destes fenômenos circundados de mistério podem ser perfeitamente naturais. No sentido etimológico, a Parapsicologia tem o sentido de ‘estudo do que está à margem do psiquismo’.
Esta ciência procura demonstrar que os universos objetivo e subjetivo não estão tão distantes um do outro, como vários cientistas e materialistas tentam nos convencer. Pelo contrário, estas esferas interagem entre si e formam um todo, eventos de um e de outro lado se entrelaçando, embora a Ciência tradicional insista em considerá-los anormais, uma vez que não consegue explicá-los por meio dos padrões convencionais. Alguns destes fenômenos são a psicocinese poder de mover algo à distância - e os indícios que apontam para a vida depois da morte, como as experiências de quase morte e a reencarnação. -
Os fatos supostamente extraordinários estudados pelos parapsicólogos perdem-se na origem dos tempos, como o próprio Homem. Babilônios, persas, etruscos, entre outros, exercitavam já a adivinhação e se comunicavam com os espíritos que já haviam partido. São raros, porém, os traços concretos que comprovem esta prática. Na Bíblia também aparecem várias referências a estes eventos, como os prodígios produzidos pelos sacerdotes do Faraó egípcio no confronto com Moisés e Aarão; os sonhos premonitórios de José, dentre outras aparentes maravilhas, como os vários milagres que palpitam aqui e ali no Antigo e no Novo Testamento.
Na Antiga Grécia, a própria literatura dá conta da existência de vários fenômenos aparentemente sem explicação. Na Odisséia, Homero retrata Ulisses buscando a orientação dos mortos e recorrendo às sugestões de uma feiticeira, Circe. Heródoto, o grande historiador, descreve como um grande sábio grego pede que consultem a sombra de sua mulher morta, por ele mesmo assassinada. É freqüente também se ouvir dos filósofos da Grécia Antiga referências ao ‘daímon’ deuses de hierarquia inferior, expressão traduzida como ‘demônio’ que constantemente aconselha Sócrates.
Ao longo da História, portanto, multiplicam-se os relatos sobre fenômenos misteriosos, no seio de culturas as mais distintas. Atualmente, estes fatos são estudados cientificamente pela Parapsicologia, embora suas conclusões ainda sejam insuficientes. Alguns estudiosos parecem ter alcançado um patamar além do qual pretendem seguir com o auxílio de pesquisas mais profundas, as quais talvez dependam de uma ampliação significativa dos avanços científicos conquistados até hoje. -
Outros defendem que, com as conquistas já realizadas, como as noções sobre percepção e memória, já se pode elucidar uma boa parcela dos acontecimentos estudados pela Parapsicologia - influências psíquicas sobre o ambiente com o uso de percepções extra-sensoriais. Exemplos destas faculdades: telepatia, clarividência, precognição, entre outros.
-
A parapsicologia é uma ciência que envolve aspectos filosóficos, psicológicos e da fenomenologia, estudando situações e atividades muitas vezes atribuídas como paranormais, espiritismo, telepatia, etc.
-
Podemos considerar dois grandes momentos na estruturação da Psicologia enquanto ciência: 1º - Constituição dos pensamentos que fundamentaram sua origem, denominado Idéias Psicológicas . 2° - Psicologia Científica , momento em que a Psicologia foi considerada e legitimada como ciência, ganhando autonomia em relação à Filosofia . As Idéias Psicológicas surgiram porque o homem passou a criar respostas sobre os fenômenos que o cercavam. Estas respostas eram, conforme vimos, elaboradas por meio de mitos. Posteriormente, elas passaram a ser organizadas pela razão. A Filosofia deu o embasamento necessário a essas respostas. A Psicologia Científica surgiu na Alemanha, em 1879, com a fundação do Laboratório de Psicologia Experimental, que passou a investigar o comportamento humano, tentando medi-lo, modelá-lo e controlá-lo. Isto fez com que a Psicologia se constituísse como um campo científico próprio gerado a partir de métodos específicos e independente da Filosofia, atingindo, assim, o status de ciência.
-
Este foi o momento em que o MÉTODO CIENTÍFICO favoreceu o desenvolvimento tecnológico e passou a ser utilizado pelas CIÊNCIAS NATURAIS para explicar os fatos e fenômenos do cotidiano. Foi a partir de então que os cientistas começaram a se dedicar experimentalmente à Psicologia. As principais questões da Psicologia baseavam-se no estudo do comportamento humano. Buscava-se definir se esse comportamento era inato ou adquirido, e os fatos eram entendidos a partir de uma perspectiva global. Assim, considerando-se o constante aprimoramento das ciências, bem como a condição social e histórica do objeto de estudo da Psicologia, podemos dizer que ela se preocupa principalmente com o comportamento humano, analisando-o por meio do método científico. Para tanto, como ciência, entende esse comportamento consciente ou inconsciente a partir dos aspectos que envolvem as leis gerais próprias da espécie humana, bem como seus condicionantes ambientais e sociais, dentre outros
-
A Psicologia possui um campo de estudo próprio, que se confunde, porém, com outras ciências, como a Filosofia, a Sociologia e a Biologia. Ao ter como objeto de estudo o homem, a Psicologia se alinha às outras ciências na busca por compreender as ações e fenômenos característicos dos seres humanos. Entretanto, podemos afirmar que, mesmo com estas fronteiras tão próximas, a Psicologia se preocupa com o homem, considerando-o sujeito em ação, que interage com os demais membros de seu meio social. A partir de uma vertente especializada da Psicologia, denominada Psicologia Social, as fronteiras com as demais ciências abriram-se, trazendo contribuições abrangentes, que buscam explicar a natureza do comportamento humano levando em conta a previsibilidade social dos sujeitos. Dessa forma, consideramos que a Psicologia Social se apresenta como uma ciência eminentemente INTERDISCIPLINAR, pois une explicações de diferentes áreas do conhecimento para compreender o homem em suas relações sociais.
-
Mesmo em pensamento, estamos constantemente nos remetendo às pessoas que fazem parte de nossas vidas. Esta condição psíquica e também social pode ser entendida no pequeno fragmento de Sentimentos do mundo, obra do poeta Carlos Drummond de Andrade, escrita em 1991 e citada a seguir: Não, meu coração não é maior que o mundo. É muito menor. Nele não cabem nem as minhas dores. Por isso gosto de me contar. Por isso me dispo, por isso me grito, por isso freqüento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias: preciso de todos.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Parapsicologia
- PARAPSICOLOGIA E A CIÊNCIA
- PARAPSICOLOGIA E A HIPNOSE
- A HISTÓRIA DA PARAPSICOLOGIA
- A PARAPSICOLOGIA E A ARQUEOLOGIA
- OS TIPOS DE EXPERIÊNCIAS ANÔMALAS
- LIMITES E VIESES DA COGNIÇÃO HUMANA
- ESCOLAS E GRUPOS DENTRO DA PARAPSICOLOGIA
- ASPECTOS ÉTICOS ESCUTA CLÍNICA, INTERVENÇÕES
- O QUE A PARAPSICOLOGIA TEM COM A PSICANÁLISE?
- POR QUE MUITAS PESSOAS ACREDITAM E MUITAS NÃO ACREDITAM NO PARANORMAL
- COMO SE FAZ PESQUISA PSICOLÓGICA SOBRE ANOMALIAS (ASPECTOS METODOLÓGICOS)
- ASPECTOS PSICOLÓGICOS, SOCIOLÓGICOS, ANTROPOLÓGICOS E HISTÓRICOS DAS CRENÇAS RELACIONADAS paranormal
- A PSICOLOGIA SOCIAL
- PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
- EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA SOCIAL
- PSICOLOGIA SOCIAL DOS ESTEREÓTIPOS
- A PSICOLOGIA COMO ESTUDO DE INTERAÇÕES
- EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA SOCIAL UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
- PSICOLOGIAS HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA: TEORIA E PRÁTICA
- O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL NA ABORDAGEM PSICOSSOCIAL
- A PSICOTERAPIA COMO COMPROMISSO SOCIAL, POLÍTICO E ÉTICO EM SUA DIMENSÃO AFETIVA
- A CRISE SOCIOLÓGICA E A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA SOCIAL AO ESTUDO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
- referência
- AGRADECIMENTO