Curso Online de Introdução ao Estudo de Direito
O curso Introdução ao Estudo de Direito tem a finalidade de expor reflexões sobre o manual de introdução ao estudo do direito, bem como, ...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Introdução ao Estudo de Direito
15
HORAS -
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
Introdução ao Estudo de Direito
-
MODALIDADE ONLINE
CURSO LIVRE
-
O curso Introdução ao Estudo de Direito tem a finalidade de expor reflexões sobre o manual de introdução ao estudo do direito, bem como, apontamentos sobre outros sistemas gerais do direito, a disciplina nos cursos de direito, as várias disciplinas jurídicas: fundamentais e auxiliares, o direito e a sociedade.
-
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - TÉCNICA, DECISÃO E DOMINAÇÃO
As indagações de caráter geral, comuns às diversas áreas, são abordadas e analisadas nesta disciplina. Os conceitos gerais, como o de Direito, fato jurídico, relação jurídica, lei, justiça, segurança jurídica, por serem aplicáveis a todos os ramos do Direito, fazem parte do objeto de estudo da Introdução.
-
Para a completa compreensão do fenômeno jurídico, é preciso estudar disciplinas que possuam caráter abrangente como o objeto desse curso.Dessa forma, pode-se verificar duas grandes classificações entre as disciplinas que se prestam a esse papel, existindo disciplinas jurídicas fundamentais e auxiliares.As disciplinas fundamentais são aquelas totalmente inseridas no meio jurídico e que dele fazem parte, como a Ciência do Direito, Filosofia do Direito e Sociologia do Direito.
-
Já as disciplinas auxiliares, embora não estejam totalmente inseridas no meio jurídico, auxiliam o estudo, e são essenciais para a perfeita compreensão do mundo jurídico. Elas propiciam o necessário entendimento das relações humanas, pois é dentro dessas relações que o Direito deve influenciar.Assim seriam disciplinas auxiliares a História do Direito e o Direito Comparado.
-
A disciplina História do Direito fornece a base para facilitar o estudo sobre o surgimento e desenvolvimento do fenômeno jurídico, dos institutos jurídicos existentes passado e no decorrer dos tempos, em proporções nacionais ou até mundiais.
Já a disciplina Direito Comparado também exerce um papel bastante relevante vez que estuda e compara as diversas legislações e experiências jurídicos existentes em outros países.
-
Essa comparação é relevante para entender os avanços e retrocessos obtidos pelos diferentes ordenamentos jurídicos, podendo até servir de orientação e influencia para os legisladores.É importante, também, o estudo da cultura, dos costumes e da moral existente num determinado país, pois o Direito Comparado não pode se prender apenas à análises de leis e códigos. Todas as manifestações de Direito são influenciadas por inúmeros fatores, e por isso se faz importante o estudo de todo o contexto.
-
AS VÁRIAS DISCIPLINAS JURÍDICAS: FUNDAMENTAIS E AUXILIARES
As disciplinas jurídicas fundamentais são: sociologia jurídica ou sociologia do direito, filosofia do direito e ciência do direito, estas são fundamentais ao direito, ou seja, o direito necessita delas para sua fundamentação, as disciplinas jurídicas auxiliares são: direito comparado, ciência política, antropologia
-
FORMAS DE INTEGRAÇÃO DO ORDENAMENTO JURÍDICO
Para que as regras sejam aplicadas da maneira mais efetiva é necessário que a mensagem gravada pelo legislador seja compreensível, entretanto, não é sempre que os dispositivos legais conseguem acompanhar a dinâmica de evolução da sociedade e as peculiaridades de cada caso. Portanto, existem técnicas de interpretação das normas - buscando seu sentido - assim como técnicas de integração - tentando suprir as lacunas no ordenamento jurídico.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução ao Estudo de Direito
- INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - TÉCNICA, DECISÃO E DOMINAÇÃO
- AS VÁRIAS DISCIPLINAS JURÍDICAS: FUNDAMENTAIS E AUXILIARES
- FORMAS DE INTEGRAÇÃO DO ORDENAMENTO JURÍDICO
- O DIREITO E OS FATORES DE INFLUÊNCIA EXTERNOS
- A LEI E SEUS EFEITOS: RELAÇÃO ESPAÇO E TEMPO
- MANUAL DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
- AS VÁRIAS DEFINIÇÕES DA PALAVRA DIREITO
- JUSTIÇA E EQUIDADE: IDEAIS DO DIREITO
- OUTROS SISTEMAS GERAIS DO DIREITO
- ATO ILÍCITO- NOÇÕES FUNDAMENTAIS
- FORMAS DE CONTROLE SOCIAL
- O DIREITO E A SOCIEDADE
- O ESTUDO DO DIREITO
- TÉCNICA LEGISLATIVA
- AGRADECIMENTO