Curso Online de INTRODUÇÃO A EVOLUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL
PARABÉNS POR PARTICIPAR DO CURSO INTRODUÇÃO A EVOLUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL CURSO DESTINADO A PROFISSIONAIS E ESTUDANTES. CAR...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
A EVOLUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL
-
SEJA BEM VINDO(A) AO CURSO
A EVOLUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL
-
CURSO DESTINADO AOS PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA DA GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO.
NÃO EXISTE PRÉ REQUISITO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO.
-
OBJETIVO DO CURSO
Estudar a Geografia no Brasil, no que tange sua história e as mudanças ocorridas no intercâmbio de localidades e culturas.
-
INTRODUÇÃO
A Geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente (Geografia Humana). Para alguns a Geografia também pode ser uma prática humana de conhecer onde se vive para compreender e planejar o espaço onde se vive. Um dos temas centrais da geografia é a relação homem-natureza. A natureza é entendida aqui como as forças que geraram ou contribuem para moldar o espaço geográfico, isto é, a dinâmica e interações que existem entre a atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. O homem é entendido como um organismo capaz de modificar consideravelmente as forças da natureza através da tecnologia..
-
Há muitas interpretações do que seria o objeto geográfico. Ratzel afirma que a Geografia estuda as "relações recíprocas entre sociedade e meio, entre a vida e o palco de seus acontecimentos". Filósofos que buscaram criar uma ontologia marxista, como Georg Lukács, influenciaram a construção de um modelo de análise do objecto da Geografia. Milton Santos se debruçou sobre a construção de um modelo ontológico, explicitado na análise dialética do movimento da "totalidade para o lugar".
-
Uma afirmação comum é de que Há tantas geografias quanto forem os geógrafos. Apesar de as múltiplas possibilidades de orientações teórico metodológicas caminharem em direções diferentes, deve-se respeitar a caracterização da Ciência Geográfica e as formulações acerca de seu objecto.
-
Cabe ainda afirmar que a distinção entre Geografia Humana e Geografia Física se refere aos ramos da Ciência Geográfica, pois as Geograficidades não apresentam essa fragmentação, decorrente exclusivamente da construção do conhecimento sobre a realidade.
-
De qualquer forma a ciência deve dar conta de questionar a relação dialética do homem com a natureza, é impossível analisar o "meio natural" sem entender a relação que tem com o homem e da mesma forma é impossível analisar o "meio social" sem compreender as determinações que vem da relação que tem com a natureza. Há ainda discussões entre a Geografia técnica e a Geografia escolar, porem ambas as parte do conhecimento cientifico apurado através do questionamento da razão, ou seja, "advém" da filosofia grega.
-
Princípios básicos
O estudo da geografia compreende quatro linhas de investigação principais: São elas:
a localização de acidentes geográficos, localidades e povos;
a descrição das diversas partes do mundo e o estudo das diferenças existentes entre elas;
a explicação da origem dos diferentes acidentes geográficos do globo terrestre;
o estabelecimentos de relações espaciais entre os acidentes e regiões. -
Uma das principais tarefas da geografia é dizer onde se situam as diferentes localidades do mundo e interpretar as vantagens e as desvantagens da localização. Assim que o homem começou a se afastar dos limites da sua casa, precisou medir as distâncias e registrar essas medidas. Começou a desenhar mapas grosseiros para mostrar as distâncias e as direções. No século XV, quando começou a grande era das explorações, mais que nunca foram necessários cartógrafos (desenhistas de mapa) para registrar as descobertas dos novos continentes e oceanos.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- A EVOLUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL
- INTRODUÇÃO
- ASPECTO HISTORICOS
- Epistemologia
- RAMOS DA GEOGRAFIA
- A Geografia como Disciplina Escolar
- Milton Santos