Curso Online de EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SEJA BEM VINDO AO CURSO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Educação Ambiental
-
Seja bem vindo
Ao curso
Educação Ambiental
-
Curso livre
Modalidade online.
O curso de Educação Ambiental tem o intuito de compilar informações para que os interessados sobre a temática possam aprimorar seu conhecimento sobre as principais características da área, tais como: cidadania e sustentabilidade; desenvolvimento, meio ambiente e práticas educativas; educação ambiental: atores, práticas e alternativas; sustentabilidade, movimentos sociais e a educação ambiental.
-
CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE
A participação do cidadão é indispensável na melhoria e conservação do planeta para as gerações futuras, a atuação de cada indivíduo parece pouco no âmbito global, porém, se todos se conscientizarem acerca dos níveis de consumo de produtos, energia, entre outros, os resultados serão enormes.
-
"Para a consolidação efetiva de um processo de desenvolvimento sustentável, faz-se necessária a participação coletiva, mas para atingir é preciso que tenha início no individual, ou seja, partir do particular para o geral.Nesse sentido, cada indivíduo deve avaliar seu conjunto de comportamentos e as possíveis consequências que eles provocam no meio ambiente e buscar seus interesses de modo que não haja grandes agressões a ele."Veja mais sobre "O cidadão no desenvolvimento sustentável" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-cidadao-no-desenvolvimento-sustentavel.htm
-
"De acordo com o tema em questão, seguem abaixo algumas atitudes que promovem resultados significativos em nível regional e global:- A economia de água em cada residência, escritório, prédios comerciais entre outros, dispersão da ideia da importância de reduzir os gastos desse rico recurso indispensável à vida. Cuidar de problemas hidráulicos e preocupar-se com as torneiras - se estão bem fechadas.- Nos períodos ensolarados, evitar ligar luzes elétricas e utilizar a claridade oriunda do sol e propagar essa atitude.- Criar áreas verdes no quintal e no bairro, além disso, produzir ações que contribuam para a recuperação de áreas degradadas nos centros urbanos."Veja mais sobre "O cidadão no desenvolvimento sustentável" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-cidadao-no-desenvolvimento-sustentavel.htm
-
" A atuação no envio de cartas, e-mails a empresas e instituições que estejam gerando algum tipo de poluição, tais como indústrias, empresas de ônibus e caminhões e também aos órgãos públicos que fiscalizam o grau de emissão.- Pedir junto à prefeitura espaços culturais, como bibliotecas, pista de caminhada, centros comunitários entre outros.- Observação no trânsito de veículos com altos índices poluidores.- Realização de protestos e denúncias nos meios de comunicação de massa (TV, rádios, jornais, internet entre outros) nos casos de agressão e impactos ambientais.- Requerer, junto aos órgãos públicos ambientais, coleta seletiva nos bairros."Veja mais sobre "O cidadão no desenvolvimento sustentável" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-cidadao-no-desenvolvimento-sustentavel.htm
-
Desenvolvimento Sustentável é um conceito criado pela Organização das Nações Unidas na Comissão Mundial para o Meio Ambiente. É um modelo que procura satisfazer as necessidades de desenvolvimento do presente, em harmonia com a natureza, preservando os recursos naturais, promovendo uma melhor qualidade de vida para toda a sociedade, sem comprometer o direito das gerações futuras.
Por quê? Porque o ser humano estava consumindo as reservas naturais do planeta Terra, degradando-o a ponto de colocar em risco a sobrevivência da espécie.
O desenvolvimento sustentável abrange os aspectos econômicos (crescimento do Terceiro Mundo), social (integração e solidariedade entre os hemisférios Norte e Sul) e ambiental (preservação dos bens mundiais e regeneração dos recursos naturais). Além disso, é uma preocupação com os problemas a longo prazo, enquanto o modelo corrente está fundado em uma lógica puramente econômica, centrada no aqui e agora, no consumismo.
Nesse sentido a escola e os meios de comunicação têm o papel fundamental de divulgar as questões ambientais e formar pensamento crítico, chamando para a reflexão e conter o desenvolvimento predatório. -
- Atividades permanentes, cotidianas, que podem ter momento de confraternização, celebração etc. no Dia Temático-Concentração de mais de uma escola em um local para realização de atividades conjuntas- Exemplos:- Organização de uma feira de artesanato com produtos confeccionados a partir de materiais recicláveis. As peças artesanais podem ser feitas pelos próprios integrantes da escola ou núcleo. Isso serve para reforçar o conceito de reutilização e aproximar a escola da comunidade, levando o tema consumo consciente, sustentabilidade e cidadania.- Instituir na escola ou núcleo o dia da adoção de materiais que não agridem o meio ambiente. Algo como: a partir de hoje essa escola não usa mais nenhum produto feito com isopor, por exemplo. Esta atividade serve para explorar a temática sobre os produtos que comprometem a sustentabilidade planetária e que devem ser recusados pelos consumidores conscientes, que transformam seu ato de consumo em um ato de cidadania.- Substituir produtos descartáveis por materiais permanentes. A partir de um dado dia, a unidade pode adotar garrafas tipo "squeeze", canecas ou copos em substituição a copos descartáveis, por exemplo. - Promover uma feira de troca nas unidades. A feira serve para mostrar às pessoas que nem sempre o que é jogado fora não tem mais serventia. O que não serve mais para alguém pode perfeitamente ser útil a uma outra pessoa. Mais uma vez reforça a questão do reaproveitamento, preservando os recursos naturais e contribuindo para a sustentabilidade planetária.
-
Implementar ações de consumo consciente na sua escola e na comunidade, tais como:- Fazer uma atividade onde os alunos imaginem como seria uma cidade sustentável a partir dos atos de cidadania de cada um.- Criar uma ação, a ser realizada ao longo do próximo mês ou bimestre, que tenha relação com o melhor uso dos recursos naturais e compra de produtos, tais como: adoção de uma merenda saudável, instalar cartazes de conscientização do uso da água em todos os bebedouros e pias da escola, entre outras.- O aluno pode implantar em sua casa um programa de consumo consciente de água e energia. Para isso, o estudante precisa fazer uma pesquisa sobre o tema e se comprometer a passar os conceitos do uso racional desses recursos a seus familiares, além de colar lembretes por toda a casa com frases tipo: feche a torneira ao escovar os dentes. Para medir os resultados, os alunos podem comparar se houve redução de consumo em sua conta de água e luz, de um mês para outro.- Criar um concurso de receitas para aproveitamento integral de alimentos ou de idéias para o consumo consciente em geral.
-
Palestras sobre lixo, cidadania, meio ambiente, nutrição, uso dos recursos naturais (água, energia elétrica), consumo consciente.- Oficinas práticas sobre os mesmos temas do item acima.- Criação de um programa de alimentação sustentável (exemplos: alimentos feitos com cascas, talos e outras partes que normalmente não sejam reaproveitadas).
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Educação Ambiental
- CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE
- A ESCOLA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL: LEGISLAÇÃO ATUAL
- A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEITOS E SUA EVOLUÇÃO
- POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRINCÍPIOS GERAIS E BÁSICOS
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATORES, PRÁTICAS E ALTERNATIVAS
- DESENVOLVIMENTO, MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS
- DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL E NÃO-FORMAL
- OBJETOS EDUCACIONAIS
- APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA
- INTRODUÇÃO AO ESTUDO EAD
- O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- IMPACTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- EDUCAÇÃO A DISTANCIA NA ATUALIDADE
- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POR VIDEOCONFERÊNCIA
- EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO BRASILEIRO
- DIRETRIZES, POLÍTICAS, FUNDAMENTOS E PRÁTICAS
- AMBIENTES DE SUPORTE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- DICIONÁRIO DE TERMINOLOGIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- ESTUDOS E PESQUISAS A CRITÉRIO DOS ALUNOS (GESTÃO AUTÔNOMA DA APRENDIZAGEM)
- PROJETOS EDUCACIONAIS
- PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
- PRÁTICAS NO ENSINO TÉCNICO
- PRÁTICA DOCENTE EM AMBIENTE EAD
- NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
- ATUALIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO TEMÁTICA
- RECURSOS MIDIÁTICOS APLICADOS NA EDUCAÇÃO
- LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASI
- BASES PSICOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- METODOLOGIA PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
- DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE DO ENSINO TÉCNICO
- FUNDAMENTOS E DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
- INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PLANEJAMENTO DIDÁTICO
- PROFISSÃO DOCENTE
- NOÇÕES DE PEDAGOGIA
- ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO
- PROCESSOS AVALIATIVOS
- DIDÁTICA DO PROFESSOR
- FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA
- COMO AS PESSOAS APRENDEM
- DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO
- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
- EDUCAÇÃO: PESQUISAS E PRÁTICAS
- PEDAGÓGICO DO ENSINO SUPERIOR
- O ENSINO E O CONCEITO DA DINÂMICA
- TÉCNICAS DE DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
- O PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
- A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE ADULTOS
- FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
- ESCOLA DO FUTURO / DESENVOLVIMENTOS COGNITIVO E APRENDIZAGEM
- REPENSANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
- DOCÊNCIA E TRABALHO: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA PRÁTICA DE ENSINO
- FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO
- O PAPEL DO PROFESSOR
- DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E PLANEJAMENTO DE AULAS
- PSICOLOGIA EDUCACIONAL
- A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO ENSINO
- TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIOEMOCIONAL
- ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM
- HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NAS SALAS DE AULA
- CONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTOS POSITIVOS COM ALUNOS
- LIDANDO COM CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR
- TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
- INTEGRANDO TECNOLOGIA DE FORMA EFICAZ NO ENSINO
- AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO