Curso Online de Atendimento Educacional especializado
Segundo o MEC, o AEE é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que...
Continue lendoAutor(a): Maria Da Luz Calvo Ovelheiro De Sousa
Carga horária: 20 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 50 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Monica Santana Borges
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
“O pressuposto fundamental de qualquer trabalho educacional é acreditar na possibilidade de mudança do outro.” Autor Desconhecido
-
Segundo o MEC, o AEE é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Este curso é destinado aos profissionais que atuam na área da educação inclusiva ou outras pessoas que tenham interesse no assunto. Vai aprender de maneira mais aprofundada sobre o que é o AEE e os tipos de recursos que são utilizados neste tipo de ensino. -
Introdução
Introdução
A educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe o reconhecimento da diferença como um valor e o direito de cada um ser como é, contemplando, assim, a vasta gama de diferenças étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero inerentes aos seres humanos.
-
Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção.
-
Segundo a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o atendimento educacional especializado (AEE) é responsável pela identificação, elaboração e organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade para a eliminação das barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
-
É importante ressaltar que não se trata de “reforço”, já que a Política enfatiza que as atividades desenvolvidas no AEE devem ser diferentes das realizadas na sala de aula. O referido atendimento complementa e/ou suplementa o processo de escolarização dos alunos público-alvo da educação especial, com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela, não devendo ser substitutivo.
-
É realizado, portanto, no período inverso ao da sala de aula frequentada pelo aluno, preferencialmente na mesma escola e em sala de recursos multifuncionais. Trata-se de um serviço da educação especial, que deve ser realizado em articulação com as demais políticas públicas, integrar o projeto político pedagógico da escola e envolver toda a comunidade escolar.
-
História da Educação Especial no Brasil
História da Educação Especial no Brasil
-
Durante muito tempo, as pessoas portadoras de algum defeito físico, sensorial ou cognitivo eram rejeitadas, abandonada e por muitas vezes mortas. As sociedades Greco-romanas valorizavam a beleza e a perfeição e por isso não aceitava quem não se enquadrasse nesse perfil. Nos países europeus essa fase se encerra entre os séculos XVII, enquanto no Brasil ela perdura até 1800, pois até essa época o tratamento aos deficientes era marcado pelo abandono na área social e principalmente na educacional.
-
Com o advento do Cristianismo, as pessoas com deficiência passaram a serem vistas e tratadas pela sociedade, porem na Idade Média muitos as viam como seres malignos e possuídos por demônios. A Igreja Católica ainda considerava que um portador de necessidade especial era incapaz de exercer alguma função sacerdotal.
-
No Inicio da Idade Moderna, houve uma mudança significativa, com as ciências em alta, o qual foi o marco do Renascimento, no qual passaram a ver a deficiência como uma doença contagiosa e sendo consideradas como um perigo para a sociedade.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- História da Educação Especial no Brasil
- Principais Marcos Legais
- Cenário Educacional – Principais Marcos Legais
- O que é Atendimento Educacional Especializado
- AEE para cada tipo de Deficiência
- 1- AEE Para pessoas com Surdez
- 2- AEE Para pessoas com Deficiência Visual
- 3- AEE Para pessoas com Deficiência Física
- 4- AEE Para pessoas com Deficiência Mental
- 5- AEE Para pessoas com Surdocegueira
- Sala de Recursos Multifuncionais
- Alguns exemplos de Atividades no AEE
- Considerações Finais
- Leituras Recomendadas
- Vídeos Recomendados
- Glossário de Termos usados no AEE