Curso Online de PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Curso Online de PLANEJAMENTO OPERACIONAL

SEJA BEM VINDO AO CURSO DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 16 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

SEJA BEM VINDO AO CURSO DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • PLANEJAMENTO OPERACIONAL

  • SEJA BEM VINDO

    AO CURSO

    PLANEJAMENTO OPERACIONAL

  • BRAINSTORMING

    O brainstorming (em português "tempestade cerebral") ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
    A técnica propõe que o grupo se reúna e utilize a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções inovadoras, sugerindo qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema tratado. Com isso, espera-se reunir o maior número possível de ideias, visões, propostas e possibilidades que levem a um denominador comum e eficaz para solucionar problemas e entraves que impedem um projeto de seguir adiante.

  • A técnica de brainstorming tem várias aplicações, mas é frequentemente usada em:
    Desenvolvimento de novos produtos - obter ideias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.
    Publicidade - desenvolver ideias para campanhas de publicidade.
    Resolução de problemas - consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
    Gestão de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produção.
    Gestão de projetos - identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades.
    Formação de equipes - geração de partilha e discussão de ideias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar e a criar:criatividade em equipe

  • Há 3 principais partes no brainstorming:
    Encontrar os fatos,
    Geração da ideia,
    Encontrar a solução.
    Da busca dos fatos na resolução de um problema existem duas sub partes:
    Definição do problema,
    Preparação.
    Inicialmente, define-se o problema. Poderá ser necessário subdividir o problema em várias partes. A técnica de Brainstorming funciona para problemas que têm muitas soluções possíveis tal como a geração de ideias para o seu desenho.
    Depois é necessário colher toda a informação que pode relacionar-se com o problema.

  • Geração de ideias por brainstorming.
    Busca da solução. Avaliar e selecionar as melhores ideias.

  • O brainstorming clássico é baseado em dois princípios e quatro regras básicas:
    Princípios
    Os dois princípios são:
    Atraso do julgamento
    Criatividade em quantidade e qualidade
    A maioria das más ideias são inicialmente boas ideias. Atrasando ou adiando o julgamento, é dada a hipótese de se gerarem muitas ideias antes de se decidir por uma.

  • De acordo com Osborn, o humano é capaz tanto do julgamento como da criatividade. Embora, a maioria da educação nos ensine apenas a usar o julgamento. Nós apressamos o julgamento. Quando praticamos o atraso do julgamento, permitimo-nos usar a nossa mente criativa para gerar ideias sem as julgar. Primeiro, não parece natural, mas depois tem as suas recompensas.
    Quando geramos ideias, é necessário ignorar as considerações à importância da ideia, à sua usabilidade, à sua praticabilidade. Neste patamar, todas as ideias são iguais. É necessário atrasar o julgamento enquanto ainda não se terminou a geração das ideias.
    O segundo princípio é relativo à quantidade e qualidade da criatividade. Quanto mais ideias forem geradas, será mais provável encontrar uma boa ideia. A técnica de brainstorming tira vantagem de associações que se desenvolvem quando se consideram muitas ideias. Uma ideia pode levar a uma outra. Ideias más podem levar a boas ideias.
    Por vezes, não conseguimos pensar num problema enquanto não houver algumas respostas. Brainstorming dá-nos a hipótese de pôr as ideias que passam pela cabeça no papel, de maneira a conseguir obter as melhores delas.

  • Usualmente, as linhas de guia que se seguem são chamadas de regras. Devem ser seguidas como regras, embora sejam apenas linhas de guia ou de direção.

  • As quatro principais regras do brainstorming são:
    Críticas são rejeitadas: Esta é provavelmente a regra mais importante. A não ser que a avaliação seja evitada, o princípio do julgamento não pode operar. A falha do grupo ao cumprir esta regra é a razão mais crítica para que a sessão de brainstorming não resulte. Esta regra é aquela que primariamente diferencia um brainstorming clássico dos métodos de conferência tradicionais.
    Criatividade é bem-vinda: Esta regra é utilizada para encorajar os participantes a sugerir qualquer ideia que lhe venha à mente, sem preconceitos e sem medo que isso o vá avaliar imediatamente. As ideias mais desejáveis são aquelas que inicialmente parecem ser sem domínio e muito longe do que poderá ser uma solução. É necessário deixar as inibições para trás enquanto se geram ideias. Quando se segue esta regra, cria-se automaticamente um clima de brainstorming apropriado. Isso aumenta também o número de ideias geradas.
    Quantidade é necessária: Quanto mais ideias forem geradas, mais hipóteses há de encontrar uma boa ideia. Quantidade gera qualidade.
    Combinação e aperfeiçoamento são necessários: O objetivo desta regra é encorajar a geração de ideias adicionais para a construção e reconstrução sobre as ideias dos outros.

  • Embora não haja linhas de direção universalmente aceitas para passos específicos a implementar numa sessão de brainstorming, as seguintes atividades principais são bastante típicas:
    Desenvolver um enunciado para o problema;
    Selecionar um grupo de 6 a 12 participantes;
    Enviar uma nota aos participantes falando-lhes acerca do problema. Deverá ser incluído o enunciado do problema, o contexto, bem como algumas soluções e outras coisas que se revelem úteis para o caso;
    Começar por escrever o problema num quadro visível a todos os elementos pertencentes ao grupo;
    Falar, novamente, sobre as 4 regras principais do brainstorming;
    Requisitar novas ideias aos participantes pela ordem pela qual estes levantam a sua mão. Apenas uma ideia deve ser sugerida em cada momento;


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • PLANEJAMENTO OPERACIONAL
  • BRAINSTORMING
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO
  • CONTROLE DE ESTOQUES
  • TIPOS DE PLANEJAMENTO
  • CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
  • ATENDIMENTO DE DEMANDAS
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
  • PLANO TÁTICO E OPERACIONAL
  • PLANEJMENTO E CONTROLE DIÁRIO
  • A EMPRESA E SEU COMPORTAMENTO OPERACIONAL
  • REFERÊNCIA
  • AGRADECIMENTO