Curso Online de Auxiliar de Departamento Pessoal

Curso Online de Auxiliar de Departamento Pessoal

O curso de Auxiliar de departamento pessoal tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tang...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 20 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso de Auxiliar de departamento pessoal tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: rotinas de departamento pessoal; salário maternidade; formas de trabalho; cálculos trabalhistas.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Auxiliar de Departamento Pessoal

  • SEJA BEM VINDO

    AO CURSO

    Auxiliar de Departamento Pessoal

  • O curso de Auxiliar de departamento pessoal tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: rotinas de departamento pessoal; salário maternidade; formas de trabalho; cálculos trabalhistas.

  • RECRUTAMENTO

    Em Recursos Humanos, Recrutamento é o processo que busca atrair candidatos para as vagas existentes e possíveis de existirem. Essa atividade está sempre sendo desenvolvida e centralizada em uma área, porém quando existem vagas disponíveis as atividades são intensificadas. Está etapa é a primeira a ser desenvolvida para a contratação de um funcionário, que será finalizada quando for emitido o contrato definitivo após o período de experiência. As empresas buscam manter o cadastro de candidatos nestas unidades centralizadora, pois em casos de abertura de alguma vaga, a empresa primeiramente vai buscar possíveis candidatos nesse banco de dados. [1]

  • Responsável por um conjunto de técnicas e processos que visa captar candidatos qualificados e capazes para ocuparem cargos em uma organização. A função do recrutamento é munir a seleção de pessoal com uma importante base de candidatos. O processo de recrutamento é uma das etapas desenvolvidas pelas organizações quando abrem um processo seletivo para preenchimento de vagas. É a iniciativa de buscar pessoas interessadas a se candidatar, divulgando a oportunidade em locais de concentração do público que se quer atingir. O recrutamento é feito com base nas necessidades presentes e futuras da empresa, para conseguir fornecer a organização um número suficiente de funcionários e garantir o cumprimento dos seus objetivos.[2]

  • A procura de funcionários se faz com base nas requisições de pessoal emitidas pelos supervisores e no mercado de trabalho, no qual de um lado está os empregadores e de outro os próprios profissionais. Os empregadores competem em termos de salários, condições de trabalho e benefícios oferecidos. No que tange aos candidatos competem em termos de qualificação pessoal, o que engloba habilidade, conhecimento, experiência, atitudes, aptidão e a personalidade como um todo. [3] As atividades de recrutamento dentro de uma organização devem ser motivadoras, para conseguir atrair futuros candidatos que poderão ingressar na empresa.[4]
    Para que o recrutamento inicial seja feito buscando bons candidatos é necessário que a organização saiba qual o perfil ideal e o que se espera para a vaga em aberto. Esse ponto é definido nas descrições das funções, que possui como um dos objetivos facilitar a captura de funcionários adequados.
    O pedido de recrutamento é um documento que serve para informar o departamento dos recursos humanos de que é necessário preencher uma nova vaga.  
    Os pré-requisitos necessários constantes no formulário de requisição pessoal inclui formação profissional, tipo de experiência, características de personalidade, conhecimentos e qualidades. Outro ponto que deve ser considerado ao recrutar um candidato é a cultura da organização que deve estar alinhada ao perfil dos candidatos.

  • Os objetivos das descrições das funções são:
    Definir a função de forma mais ampla sinalizando o que é essencial que o candidato precisa ter;
    Propiciar informações para facilitar o recrutamento, seleção e posicionamento das pessoas adequadas para cada função;
    Disponibilizar informações para facilitar a integração dos novos funcionários;
    Fornecer subsídio para avaliar e treinar as pessoas, bem como para planejamento dos recursos humanos da empresa;
    Disponibilizar subsídios para a cobrança de resultados, contribuindo desta forma para melhorar o controle na empresa.[1]
    O recrutamento oferece uma base para o processo de seleção, pois se não existe funcionários aptos para ocupar uma vaga, não terá como desenvolver a seleção. O processo de recrutar exige que seja captado o máximo de pessoas com o perfil desejado para participar do processo seletivo.

  • Fatores críticos para o sucesso do processo seletivo:
    Alinhamento com as estratégias corporativas e políticas de RH;
    Informações sobre as atividades e habilidades da função;
    Contato durante todo o processo com a área que está requisitando o funcionário;
    Ética.
    Divulgação de detalhes da posição/cargo;
    Comunicação dos resultados após o processo de escolha do candidato.

  • Entender qual a necessidade de um recrutamento é primordial para a validação do processo e para dar prosseguimento às próximas etapas até haver a contratação efetiva do candidato escolhido. Para atrair e reter a atenção, despertar seu interesse e ter vários candidatos aptos e efetivamente participando do processo seletivo, é primordial escolher a forma mais adequada de divulgação de uma vaga.
    Por exemplo, as formas mais comuns de divulgação é em jornais, revistas, rádio, comunicação em massa no geral, com o objetivo de atingir um público que busca vagas mais operacionais que exijam mais conhecimentos técnicos, por outro lado quando a empresa necessita de um empregado para ocupar níveis gerenciais em cargos de confiança que exigem conhecimento em gestão mais avançados, esta vaga será divulgada em um site especializado ou mesmo em assessorias terceiras de recrutamento e seleção.

  • O recrutamento interno é quando a empresa busca preencher uma vaga, por meio do remanejamento de seus funcionários, que podem ser promovidos, transferidos para outra área ou terem um plano de carreira pessoal. As vantagens do recrutamento interno é que ele é mais econômico, rápido, apresenta um maior índice de validade e segurança, é uma fonte de motivação para os associados, reaproveita os investimentos em pessoal e desenvolve um espírito de competição sadio nas equipes. Já as desvantagens do recrutamento interno são que pode gerar conflito de interesses; a falta de novos desafios em outras organizações, devido à limitação as políticas e diretrizes organizacionais e não poder ser realizado em termos globais dentro da organização.

  • É o processo de captação de empregados no mercado de trabalho, objetivando suprir uma necessidade da empresa em seu quadro de funcionários. O recrutamento externo utiliza com base duas fontes na prospecção de candidatos a variável tempo e custo. A variável tempo é aquela que leva em consideração o caráter de urgência de captação do funcionário do mercado, por exemplo, em caso de pedido de demissão de um empregado sem aviso prévio, esse recrutamento exige urgência, para substituição do antigo associado. A variável custo leva em consideração a viabilidade financeira, que se constitui para iniciar um processo de recrutamento e seleção. A relação entre essas duas variáveis é que quanto maior o tempo disponível para executar o recrutamento, menor o custo envolvido, e assim vice-versa. As principais técnicas de recrutamento externo são:


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Auxiliar de Departamento Pessoal
  • RECRUTAMENTO
  • SELEÇÃO
  • TREINAMENTO
  • ADMISSÃO DE EMPREGADOS
  • CONTRATO DE TRABALHO
  • LIVRO DE INSPEÇÃO
  • LIVRO OU RELÓGIO PONTO
  • CAGED, CIPA, PCMSO
  • SALÁRIOS
  • Trabalho assalariado
  • Renda familiar
  • produtividade
  • Décimo terceiro salário
  • FALTAS JUSTIFICADAS
  • FGTS E PIS
  • DEMISSÃO
  • referência
  • AGRADECIMENTO