Curso Online de Fundamentos da Psicanálise
Principais conceitos da psicanálise.
Continue lendoAutor(a): Ana Flavia Ferreira
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Fundamentos da Psicanálise
Fundamentos da Psicanálise
Psicóloga Ana Flavia F. Manteiga
CRP 06/136138 -
“Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente.” - LaPlanche
“Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente.” - LaPlanche
-
FREUD
FREUD
Sigmund Freud nasceu em 6 de maio de 1856 em Freiberg, pequena cidade de Moravia, que na época pertencia a Áustria, descendia de família judia, faleceu em Londres em 1939.
Estudou medicina e psicologia. Médico neurologista interessou-se desde cedo pelos problemas físicos que se relacionavam com aspectos emocionais como a ansiedade.
Começa a trabalhar com as neuroses. Estudou “histeria” como fenômeno psicológico, resultando na descoberta do inconsciente e na construção da Psicanálise.
-
Psicanálise
Psicanálise
Teoria: caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.
Método de investigação: caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos.
-
Inconsciente
Pré-consciente
Consciente
Superego
Complexo de Édipo
ID
Ego
Princípio do prazer
Princípio da realidade
Estruturação da Personalidade
-
Mecanismos de Defesa do Ego
Mecanismos de Defesa do Ego
Dentro da visão psicanalítica, nunca temos acesso completo ao que somos: se algo passa para a consciência, muito fica no inconsciente.
Os mecanismos de defesa são instrumentos que, há um tempo, mantém guardada parte deste material inconsciente, mas por outro lado nos “protegem”. De acordo com Freud são processos realizados pelo ego, inconscientes, independentes da vontade do indivíduo que permitem uma defesa. Essa é uma operação através da qual o ego exclui da consciência os conteúdos indesejáveis, protegendo, assim, aparentemente o aparelho psíquico.
-
Consiste em adotar um comportamento ou um interesse que possa enobrecer comportamentos instintivos.
De raiz ética é renunciar às gratificações puramente instintuais por outras em conformidade com os valores sociais. Como um homem pode encontrar uma válvula para seus impulsos agressivos.
É o mais eficaz dos MD, na medida em que canaliza os impulsos libidinais para uma postura socialmente útil e aceitável
Sublimação
-
Impede que pensamentos dolorosos ou perigosos cheguem à consciência, afastando a lembrança de determinados fatos, apesar de continuar armazenados no inconsciente.
É o principal mecanismo de defesa.
Recalca da consciência um afeto, uma ideia ou apelo do instinto.Um acontecimento que por algum motivo envergonha uma pessoa pode ser completamente esquecido e se tornar não evocável.
Repressão
-
São os motivos lógicos e racionais que encontramos para afastar os pensamentos, lembranças.
Disfarçamos os verdadeiros motivos que nos incomodam.Processo muito comum, que abrange um extenso campo que vai desde o delírio ao pensamento normal. Os Psicanalistas dizem que é uma mentira inconsciente que se põe no lugar do que se reprimiu.
Neuróticos ou perversos: Comportamento homossexual masculino explicado pela superioridade intelectual e estética do homem, por exemplo. Compulsões defensivas. Ritual alimentar explicado por preocupações de higiene.
Racionalização
-
Consiste em atribuir a outro um desejo próprio, ou atribuir ao outro algo que justifique a própria ação.
O estudante cria o hábito de colar nas provas dizendo para se justificar que os outros colam ainda mais que ele. Criticamos atos dos outros praticados, também , por nós, atribuímos defeitos aos outros que são nossos e que não suportamos.
Projeção
-
É um processo psíquico através do qual o todo é representado por uma parte ou vice-versa.
Caso de alguém que tendo tido uma experiência desagradável com um policial, reaja desdenhosamente, em relação a todos os policiais.
Deslocamento
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Fundamentos da Psicanálise
- ?Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente.? - LaPlanche
- FREUD
- Psicanálise
- Mecanismos de Defesa do Ego
- Psicanálise x Sexualidade
- (IM)POSSIBILIDADE DE CONEXÃO ENTRE PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
- Referências
- Fim!