Curso Online de Noções e Interpretações de Eletrocardiograma I
Este curso foi desenvolvido com a finalidade de aperfeiçoar os conhecimentos prévios sobre eletrofisiologia cardíaca bem como sobre os gr...
Continue lendoAutor(a): Érika Maria Braga De Figueiredo
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 25,00
(Pagamento único)
Mais de 20 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 2 no total
- Terezinha Dos Santos Soares
"Na verdade não foi um curso e sim alguns slides."
- Silvia Maria De Souza Silva- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Conteúdo:
Apresentação;
Cap. 1 - Regras para entender um eletrocardiograma;
Cap. 2 - A eletricidade e o coração;
Cap. 3 - Eletrocardiograma;
Cap. 4 - Derivações eletrocardiográficas;
Cap. 5 - Calibração;
Cap. 6 - Traçado eletrocardiográfico;
Cap. 7 – Avaliação. -
Apresentação
Apresentação
Este curso foi desenvolvido com a finalidade de aperfeiçoar os conhecimentos prévios sobre eletrofisiologia cardíaca bem como sobre os gráficos determinados pelo exame de eletrocardiograma (ECG). Partindo do princípio de que o ECG possui dados um pouco difíceis de serem interpretados, o maior objetivo deste curso será facilitar a compreensão destas informações, que por inúmeras vezes são repassadas de modo inacessível aos alunos das graduações nas áreas da saúde e assumem um caráter assustador pelo simples fato de se tratar de gráficos.
O curso começa com um breve resumo da fisiologia do coração e se estende até as principais e mais comuns patologias e alterações gráficas. Nele você seguirá um raciocínio contínuo até chegar ao último capítulo. -
Apresentação
Apresentação
Embora o curso encontre-se bem resumido, tentamos adotar uma linguagem mais fácil e ressaltamos dicas bem práticas, pois esperamos que no final deste estudo, você, leitor, esteja apto a interpretar de forma geral os resultados obtidos através destes gráficos. Você também perceberá o quão importante é este exame e a variedade de informações que ele nos traz.
No final, colocamos uma avaliação para você testar o seu aprendizado e conferir que não foi tão difícil quanto parece.
Em casos de dúvidas, pode entrar em contato comigo que estarei sempre às ordens! Muito obrigada e bons estudos!
-
Cap. 1 – Regras para entender um eletrocardiograma
Cap. 1 – Regras para entender um eletrocardiograma
Por favor, atente-se a elas durante todo o estudo.
1. O ECG funciona como uma orquestra onde cada instrumento tem sua devida importância na música como um todo. Se um único instrumento desafinar toda a música fica comprometida, portanto cada item do ECG deve ser intimamente avaliado para ter um bom diagnóstico; contudo, deve-se avaliar também o ECG como um todo.
-
Cap. 1 – Regras para entender um eletrocardiograma
Cap. 1 – Regras para entender um eletrocardiograma
2. Lembre-se sempre da anatomia cardíaca, pois cada item do ECG corresponde a uma estrutura específica. Podemos encontrar no ECG deficiências valvares, problemas estruturais nos septos, hipertrofias, etc.
-
Cap. 1 – Regras para entender um eletrocardiograma
Cap. 1 – Regras para entender um eletrocardiograma
3. Nunca pensar que algo é difícil. A força do nosso pensamento pode deixa-lo ainda mais complicado. Caso não entenda bem o ECG entenda apenas que foi uma informação mal transmitida e que logo conseguirá processá-la de forma mais simplificada para melhor compreensão.
-
Cap. 2 – A eletricidade e o coração
Cap. 2 – A eletricidade e o coração
É a eletricidade biológica que faz nosso coração bater. O impulso cardíaco é o mesmo impulso elétrico originado por despolarização das células musculares e neuronais – potencial de ação. Veja a seguir como ocorre tal despolarização na célula miocárdica.
-
Cap. 2 – A eletricidade e o coração
Cap. 2 – A eletricidade e o coração
Lembre-se que a polaridade refere-se à carga dos íons Na, Ca e K. Podemos notar que temos 160 mEq/l dentro da célula, o que a deixa mais negativa quando comparada com o meio extracelular (155 mEq/l).
A despolarização acontece quando a membrana muda a sua carga rapidamente tornando positivo seu lado interno e negativo o lado externo. Esta despolarização é ativada através de indutores, como alguns neurotransmissores e medicamentos, e normalmente é bem ritmada.
-
Cap. 2 – A eletricidade e o coração
Cap. 2 – A eletricidade e o coração
No início do impulso o sódio (Na) externo entra na célula e começa a despolarizá-la. Este estímulo abre os canais de cálcio (Ca) e permite sua entrada tornando o interior celular ainda mais positivo. Assim que o cálcio extracelular começa a entrar na célula o potássio (K) intracelular começa a sair. Dentro da célula o cálcio ativa o complexo actina-miosina que se contrai. Contraída, a célula fecha o canal de cálcio enquanto a membrana vai se reestabilizado – o potássio volta para a célula e o sódio sai. A célula fica repolarizada novamente. Repolarizada porque o processo é contínuo nas células cardíacas. Logo serão despolarizadas de novo.
-
Cap. 2 – A eletricidade e o coração
Cap. 2 – A eletricidade e o coração
O potencial de ação possui um gráfico que corresponde diretamente com as fases da despolarização e repolarização. Veja a próxima figura.
-
Cap. 2 – A eletricidade e o coração
Cap. 2 – A eletricidade e o coração
Assim como qualquer músculo, o coração recebe impulsos elétricos que o excita a se contrair e logo relaxa – o que nós chamamos de batimentos cardíacos. Para verificar estes impulsos podemos analisar o gráfico que mostra o exato momento de contração e relaxamento do músculo cardíaco, o eletrocardiograma (ECG).
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Apresentação
- Cap. 1 - Regras para entender um eletrocardiograma
- Cap. 2 - A eletricidade e o coração
- Cap. 3 - Eletrocardiograma
- Cap. 4 - Derivações Eletrocardiográficas
- Cap. 5 - Calibração
- Cap. 6 - Traçado eletrocardiográfico
- Avaliação Final