Curso Online de Educação em Saúde
A Educação em Saúde, visa promover a conscientização da população sobre fatores determinantes da saúde, estimular a adoção de comportamen...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- Educação em Saúde
-
A educação em saúde é um processo da educação geral com atividades pedagógicas específicas na saúde, que visam moldar as qualidades, as atitudes e os padrões de comportamento saudável das pessoas em relação a si mesmas e à sociedade na totalidade. Os processos de educação em saúde podem ser ferramenta para aprimorar a capacidade dos indivíduos serem saudáveis e criarem ambientes saudáveis, ampliando a alfabetização em saúde.
-
A Educação em Saúde é considerada uma importante ferramenta de promoção a saúde, pois garante direitos fundamentais, além de promover intervenções centradas no usuário, assim como também no coletivo, enxergando as necessidades da comunidade.
-
Fatores como a baixa escolaridade, somada à linguagem inadequada e às dificuldades de interação entre profissionais de saúde e os usuários, se tornam precedentes para a baixa adesão das práticas farmacológicas e não farmacológicas que são essenciais para o processo de educação em saúde. Estando também relacionados com a falta de preparo dos profissionais da saúde, o que torna fundamental a educação permanente.
-
A compreensão da saúde transcende a ausência de doenças, abarcando aspectos físicos, mentais e sociais. Nesse contexto, a Educação em Saúde surge como uma ferramenta primordial na formação de cidadãos conscientes de suas escolhas e capazes de contribuir ativamente para a construção de ambientes saudáveis.
-
A Atenção Básica, ao proporcionar um acesso universal e equitativo aos serviços de saúde, amplia o alcance das intervenções educacionais, garantindo que a informação se traduza em práticas concretas.
-
As ações educativas podem ser espaços de educação em saúde para além dos objetivos de cuidado específicos da área, dentre os quais pode-se identificar: oportunidades de escuta e fala, demonstração de afeto, formação de vínculos, estreitamento de relações, compartilhamento de saberes, construção coletiva do conhecimento e aproximação entre os saberes popular e científico. Sabe-se que a criação de espaços de socialização impacta positivamente na qualidade de vida da população.
-
As menções à fé e à religião estão relacionadas à maneira como indivíduos lidam com o adoecimento e com as dificuldades do cotidiano. A religiosidade é considerada elemento integrante no processo de cura e autocuidado.
-
A grande procura por práticas religiosas sinaliza a busca não apenas por soluções para problemas de ordem física, mas também para manter o equilíbrio na unidade corpo-mente, ou corpo-alma. Assim, as igrejas oferecem suporte e motivação no enfrentamento e alívio do sofrimento, tornando as vidas mais significativas e toleráveis, proporcionando um sentido de autonomia e controle sobre o próprio destino.
-
Educação em Saúde
https://www.youtube.com/watch?v=v8zPAc0O-sw
- Educação em Saúde no Sistema Único de Saúde
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Educação em Saúde
- Educação em Saúde no Sistema Único de Saúde
- Educação em Saúde no Âmbito Escolar
- Doenças Crônicas Não Transmissíveis
- Diabetes Mellitus
- Educação em Saúde Relacionada a Diabetes Mellitus
- Saúde Cardiovascular
- Educação em Saúde na Prevenção do Câncer
- Envelhecimento Saudável: A Importância da Educação em Saúde
- Referências