Curso Online de Atividade Física, Exercícios Físicos e Saúde do Idoso

Curso Online de Atividade Física, Exercícios Físicos e Saúde do Idoso

Com o avanço da medicina e da utilização de novas tecnologias nos cuidados em saúde, a sociedade está envelhecendo muito mais, fazendo...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 23,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Com o avanço da medicina e da utilização de novas tecnologias nos cuidados em saúde, a sociedade está envelhecendo muito mais, fazendo assim com que vários problemas de estrutura física, como diminuição da taxa metabólica e hormonal e diminuição de força muscular sejam os principais motivos para ocasionar desequilíbrios, quedas e incapacidades de realização de atividades simples da rotina do idoso. E para isso, estes indivíduos necessitam de atividades físicas e exercícios físicos que promovam a manutenção de massa muscular de forma eficaz, a fim de evitar o risco de quedas.
A prática de atividade física regular está aliada à manutenção e promoção da saúde, impacta diretamente a qualidade de vida dos idosos. A atividade física é essencial ao ser humano, visto que a tecnologia está tornando as pessoas menos ativas, reduzindo o gasto calórico com tarefas cotidianas. Disto resulta aumento de doenças crônicas não transmissíveis, e, consequentemente, queda da qualidade de vida. A atividade física estimula certas funções do organismo, atuando como fator preventivo e de tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, além de manter o desempenho das atividades diárias e o grau de independência do idoso por meio da melhor manutenção do aparelho locomotor.
Como meio de prevenção, os exercícios físicos apresentam-se como propiciadores de inúmeros benefícios em relação à mobilidade da comunidade idosa, como a melhora do fluxo sanguíneo, da força muscular e da rigidez articular, o que interfere positivamente no equilíbrio, na flexibilidade, no alongamento, na coordenação e na resistência, sendo, então, um excelente método de prevenção às quedas nos idosos.

Sou Mestre em Alimentos e Nutrição. Tecnólogo em Gerontologia. Bioquímico. Especialista em Nutrição, Envelhecimento e Longevidade. Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Licenciado em Ciências Biológicas e Especialista em Ensino de Biologia e Química. Bacharel em Bioquímica. Me chamo Walisson Junio Martins da Silva e atualmente sou professor de ciências, química e biologia. Meu Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141431817967324



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Atividade Física, Exercícios Físicos e Saúde do Idoso

  • O processo de envelhecimento do ser humano tem sido um foco de atenção crescente por parte de cientistas em todo mundo, na medida em que a quantidade de indivíduos que chega à terceira idade aumenta e, por decorrência, faz com que tanto os problemas de saúde característicos desse período da vida quanto os vários aspectos relativos à qualidade de vida dessa população sejam objetos de preocupação e de estudos.

  • O envelhecimento biológico é um fenômeno multifatorial que está associado a profundas mudanças na atividade das células, tecidos e órgãos, como também com a redução da eficácia de um conjunto de processos fisiológicos.

  • Envelhecimento Ativo

    https://gerontologiaesaudedoidoso.blogspot.com/2024/03/envelhecimento-ativo.html

  • Com o avanço da medicina e da utilização de novas tecnologias nos cuidados em saúde, a sociedade está envelhecendo muito mais, fazendo assim com que vários problemas de estrutura física, como diminuição da taxa metabólica e hormonal e diminuição de força muscular sejam os principais motivos para ocasionar desequilíbrios, quedas e incapacidades de realização de atividades simples da rotina do idoso. E para isso, estes indivíduos necessitam de atividades físicas e exercícios físicos que promovam a manutenção de massa muscular de forma eficaz, a fim de evitar o risco de quedas.

  • A relação entre atividade física, saúde, qualidade de vida e envelhecimento vem sendo cada vez mais discutida e analisada cientificamente. Atualmente é praticamente um consenso entre os profissionais da área da saúde que a atividade física é um fator determinante no sucesso do processo do envelhecimento.

  • É de suma importância praticar atividade física, para que haja uma manutenção efetiva dos sistemas garantindo assim o bem-estar e a qualidade de vida do idoso, vindo contribuir para um envelhecimento bem-sucedido e amenizando os efeitos mais severos dessa fase da vida.

  • A prática regular de exercícios físicos é uma estratégia preventiva primária, atrativa e eficaz, para manter e melhorar o estado de saúde física e psíquica em qualquer idade, tendo efeitos benéficos diretos e indiretos para prevenir e retardar as perdas funcionais do envelhecimento, reduzindo o risco de enfermidades e transtornos frequentes na terceira idade tais como as coronariopatias, a hipertensão, a diabetes, a osteoporose, a desnutrição, a ansiedade, a depressão e a insônia.

  • https://activepharmaceutica.com.br/blog/exercicio-fisico-na-terceira-idade-beneficios-do-corpo-a-mente

  • Profissional de Educação Física e Saúde do Idoso

  • Na velhice, o equilíbrio emocional é um dos aspectos que demanda mais atenção, deste modo, a atividade física tem por finalidade de tornar melhor a qualidade de vida incluindo as questões corporais, emocionais e sociais. Neste argumento faz-se indispensável destacar a importância do profissional de Educação Física para a preparação de uma rotina adequada de atividades físicas direcionadas e ideais para cada indivíduo, considerando suas indigências e condições físicas, estimulando para a sua concretização, analisando sugestões médicas, e principalmente incentivando, pois, a maioria dos idosos não se sentem incentivados para realizá-las.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Profissional de Educação Física e Saúde do Idoso
  • Atividade Física e Saúde do Idoso
  • Exercícios Físicos e Saúde do Idoso
  • Musculação
  • Hidroginástica
  • Referências