Curso Online de Educação Inclusiva

Curso Online de Educação Inclusiva

Olá seja bem-vindo ao curso de Educação Inclusiva aqui você vai aprender o básico para administrar uma sala de aula e também saber o que ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 17 horas


Por: R$ 69,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Olá seja bem-vindo ao curso de Educação Inclusiva aqui você vai aprender o básico para administrar uma sala de aula e também saber o que os principais pensadores relatam sobre a educação do Século XXI.
E ainda você ainda tem direito a um certificado gratuito! Garanta já sua vaga no melhor curso do Brasil!



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Curso de Educação Inclusiva

    Seja Bem-Vindo !!!

  • APRESENTAÇÃO:

    Olá, sejam bem-vindos ao curso de Educação Inclusiva! Aqui, vamos explorar de forma prática e objetiva os principais conceitos e estratégias para promover uma educação acessível e inclusiva. Nosso objetivo é preparar você para lidar com a diversidade no ambiente escolar e aplicar ferramentas que garantam uma aprendizagem significativa para todos os alunos.
    Estamos muito felizes em tê-los conosco nessa jornada de aprendizado e transformação. Vamos começar?

  • DIDÁTICA DA MULTISSENSORIALIDADE:A DIALOGICIDADE DOS SENTIDOSNO ATO DE ENSINAR

    Com base na experiência de um pouco mais de 30 anos no
    campo da Educação, é possível afirmar que o ensino, no estado
    do Rio Grande do Norte, vem recebendo um tratamento didático
    frequente com enfoque na oralidade e na visualidade. A formação
    dos professores também na o foge a essa perspectiva, o que em
    nosso parecer tem contribuído para o estranhamento, resistência,
    incompreensão, desassossego de muitos desses, que têm recebido
    em suas salas de aula crianças, jovens ou adultos cegos e com
    baixa visa o para ensinar.

  • As consequências de um ensino baseado apenas na oralidade e visualidade, para estudantes cegos e com baixa visao, vêm
    em forma de perda significativa de informacões científicas nao
    visuais na aprendizagem dos conteúdos; de um ensino desmotivante e alheio à sua realidade visual; de uma percepcao limitada
    das coisas e dos fatos do meio em que vivem. Isso pode ocasionar

  • interpretacões inadequadas do que é ensinado e de tudo o mais que ocorre ao redor (SOLER, 1999).
    A aprendizagem por uma única via sensorial da audicao fica empobrecida em razao do nao acesso às informacões puramente visuais, as quais poderiam ao mesmo tempo, por exemplo, serem complementadas pela sensacao tátil. Logo, estabelecer o diálogo entre os sentidos remanescentes, mediados pela palavra, no ato de ensinar é fator de garantia do direito à palavra e à escuta atenta do outro que tem, na maioria das vezes, esse direito negado por aqueles cuja visao das coisas e da sua aprendizagem se dá por um único sentido.

  • Compreendemos que estudantes cegos e com baixa visao se beneficiam mais do ensino quando sao aplicadas estratégias de ensino baseadas na didática e no método multissensorial, em sala de aula, como o elaborado e difundido pelo pesquisador e professor espanhol Miquel-Albert Soler Martí, obtendo assim aprendizagens mais significativas. Isto porque a aprendizagem de todas as coisas, para quem está em condicao de cegueira e baixa visao, nao deve ser mais apenas o simples domínio psicológico e mecânico de técnicas, ideias, conceitos, mas, sim, a real compreensao consciente do como se aprende e do porquê dessa aprendizagem.

  • Implica, portanto, nao em memorizacao mecânica auditiva daquilo que se ensina, distanciada do mundo visível, mas numa atitude de criacao e recriacao baseada no diálogo, na participacao ativa mediados pelo uso devido dos sentidos remanescentes. Isto requer uma autoformacao que possibilite a tomada de decisões e acões interventivas do sujeito sobre o contexto no qual está inserido (FREIRE, 1983).

  • Por termos essa compreensao é que encontramos na didática e no método multissensorial um instrumento possível de ser aplicado “com” o educando com cegueira e baixa visao, nao apenas utilizado pelo educador. Dessa forma, identifica os conteúdos da aprendizagem como o próprio processo da aprendizagem e os sentidos remanescentes como canais para o diálogo entre o ensino e a aprendizagem.

  • DIDÁTICA E MÉTODO DA MULTISSENSORALIDADE- DO QUE ESTAMOS FALANDO?

    A didática da multissensorialidade surgiu no campo das ciências naturais, de forma sistematizada, em 1999, em Barcelona (Espanha), após dez anos de aplicacao investigativa, elaboracao e experimentacao realizadas por seu criador Miquel-Albert Soler Martí. Essa didática “contribui para a preparacao e o design de atividades de interesse cultural público para cegos ou deficientes visuais, bem como para aqueles que nao possuem problemas de visao”, segundo seu criador, Miquel-Albert Soler Martí, pesquisador e professor atuante na Organizacao Nacional de Cegos Espanhóis ONCE/Barcelona (SOLER, 1999, p. 241, traducao nossa)2.

  • Para a aplicacao, validacao e fidedignidade do método, Soler valeu-se dos princípios da investigacao-acao bem como da experi- ência pedagógica cotidiana, seguindo quatro etapas: planejamento, acao, observacao direta e reflexao. Como campo de investigacao e aplicacao do método, o pesquisador recorreu a três espacos distintos:
    1) um espaco específico para pessoas com problemas de visao, o laboratório de ciências de um dos centros educativos da Organizacao Nacional de Cegos Espanhóis, na Catalunha; e 2) um Museu de Zoologia de Barcelona e 3) um Centro de Educacao Ambiental.

  • O método multissensorial, portanto, é um processo lógico e sistematizado que propõe a utilizacao de todos os sentidos no ato de ensinar para captar informacões do meio circundante e interrelacio- ná-las, a fim de formar conhecimentos multissensoriais completos e significativos (SOLER, 1999) para todos os estudantes com ou sem problemas visuais. O que favorece, sobremaneira, a utilizacao de estratégias colaborativas e a interacao em sala de aula entre eles, reforcando os conceitos aprendidos em qualquer nível e modalidade de ensino e em qualquer área do conhecimento, tanto em sala de aula comum, quanto no atendimento educacional especializado.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 69,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Curso de Educação Inclusiva
  • APRESENTAÇÃO:
  • DIDÁTICA DA MULTISSENSORIALIDADE: A DIALOGICIDADE DOS SENTIDOS NO ATO DE ENSINAR
  • DIDÁTICA E MÉTODO DA MULTISSENSORALIDADE - DO QUE ESTAMOS FALANDO?
  • ASPECTOS DIDÁTICOS BÁSICOS A CONSIDERAR NO CAMPO DA MULTISSENSORIALIDADE NO ENSINO A ESTUDANTES CEGOS
  • A IMPORTÂNCIA DOS SENTIDOS NA APLICAÇÃO DO MÉTODO MULTISSENSORIAL JUNTO A ALUNOS CEGOS
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E DIÁLOGOS A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM UM ALUNO CEGO
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
  • ESPANHOL PARA ALUNOS CEGOS: DIÁLOGOS ENTRE O ENSINAR E O APRENDER
  • A APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA
  • O ENSINO E A APRENDIZAGEM PARA ALUNOS CEGOS
  • ENSINAR LÍNGUA ESPANHOLA PARA ALUNOS CEGOS