Curso Online de A Importância do Meio Ambiente e da Sustentabilidade no Turismo
Neste curso aprenda como promover a conservação do meio ambiente e a inserção das comunidades e o porque de internalizaram a capacitação ...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
A Importância do Meio Ambiente e da Sustentabilidade no Turismo
A Importância do Meio Ambiente e da Sustentabilidade no Turismo
Tutora: Regina Rabello
http://regina-rabello.blogspot.com -
Conteúdo
CAPÍTULO 01 - - - - - - - - O conceito de turismo
CAPÍTULO 02 - - - - - - - - O conceito de meio ambiente / ecoturismo
CAPÍTULO 03 - - - - - - - - Turismo sustentável
CAPÍTULO 04 - - - - - - - - Fenômenos naturais que influenciam o turismo
CAPÍTULO 05 - - - - - - - - Impactos da atividade turística sobre o meio ambiente
CAPÍTULO 06 - - - - - - - - Turismo e conservação ambiental
CAPÍTULO 07 - - - - - - - - Água e energia
CAPÍTULO 08 - - - - - - - - Poluição sonora e atmosférica
CAPÍTULO 09 - - - - - - - - Resíduos sólidos (lixo)
CAPÍTULO 10 - - - - - - - - Iniciativas Turísticas Sustentáveis
CAPÍTULO 11 - - - - - - - - Importância da educação ambiental
CAPÍTULO 12 - - - - - - - - Mensagem FinalConteúdo
-
01 - O CONCEITO DE TURISMO
Pensar em turismo nos remete logo a realização de uma viagem, seja ela por motivo de lazer, esporte, cultura, gastronomia, religião ou repouso, dentre tantas outras razões. Existem inúmeras definições para o tema e dentre tantas, escolhemos a definição dada pela Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo:
"as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros.”Utilizando esse conceito como parâmetro, percebemos então que o turismo envolve atividades realizadas fora do lugar de origem, ou seja, do domicílio de uma pessoa, denominada nessa situação de “turista”, mas que existe uma exigência ou uma característica específica – o tempo de permanência dessa pessoa fora do lugar onde vive.
01 - O CONCEITO DE TURISMO
-
Observa-se então que a atividade turística é limitada e dentro dessas limitações deve-se desenvolver de forma a propiciar conforto, satisfação e prazer, por que não? Tarefa nada fácil, se considerarmos a diversidade dentro do ramo e dentre as pessoas que fazem turismo, não só pela questão da variação de culturas e valores, mas também de diversidade étnica, econômica e de faixa etária.
A vocação turística do Brasil é inegável: somos um país rico em cultura, fruto de toda a nossa miscigenação em termos culturais, advinda da nossa rica colonização, resultando numa diversidade de raças e costumes que atraem pessoas do mundo todo. Nossas festas populares são atrativos turísticos que trazem milhares de turistas para o nosso país e temos um povo extremamente hospitaleiro, o que faz realmente o turista se sentir bem.
-
Sendo um dos ramos da economia que mais gera fontes de divisas, o turismo pode propiciar também o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de um país, se for conduzido com um planejamento adequado às características biológicas, físicas, econômicas e sociais das localidades em que opera.
Partindo dessa premissa, temos ainda muito mais a oferecer: Talvez o alicerce de toda a estrutura turística nacional: as nossas belezas naturais. Sendo um país rico em ecossistemas ainda conservados, com regiões de florestas como a Floresta Amazônica, o Pantanal e a nossa Mata Atlântica, além da nossa vasta costa litorânea, é quase impossível se falar de turismo sem associá-lo ao meio ambiente.
-
Mas podemos fazer um questionamento: O que é o Meio Ambiente? Que características o definem? Sua associação ao Turismo pode ir além do óbvio? São questões que discutiremos a seguir.
Fotos: Regina Rabello
Cachoeira do Santuário (Amazonas/PF) -
02 - O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE / ECOTURISMO
02 - O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE / ECOTURISMO
Assim como para a definição de Turismo, o conceito de Meio Ambiente também é muito diverso. Podemos citar alguns deles.
De acordo com a resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de nº 306:2002: “Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influencia e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. -
Um conceito interessante é o encontrado na ISO 14001:2004: “circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relações.” Uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes (ISO 14001).
-
O turismo e o meio ambiente estão muito próximos, tendo como base o turismo. Meio ambiente, aqui, tem uma definição mais ampla:meio ambiente se refere não somente ao meio físico, o qual é formado por componentes naturais e construído, que envolve parâmetros, como clima e temperatura, água, topografia e solos, flora e fauna, etc. Relaciona-se também ao meio ambiente construído, aquele fabricado pelos homens. Podemos ir ainda além: não se pode falar de meio ambiente sem citar também a importância da qualidade de vida da população que vive em um ambiente, fundamentada no respeito aos seus valores sociais e culturais, aliada a uma prática econômica que permita a essa populações ter condições dignas de sobrevivência e um meio ambiente natural ecologicamente conservado, para si e para as próximas gerações.
-
Sob essa ótica, o conceito dado pela ISO 14001 nos parece mais abrangente e mais condizente com a proposta do curso, que é analisar as implicações das atividades turísticas com o Meio Ambiente. Assim, não se pode deixar de lado a presença do homem nesse ambiente natural, como também não podemos considerar como meio ambiente somente nossos recursos naturais.
Manter a qualidade desses recursos é fundamental, obviamente, até mesmo porque a conservação do meio ambiente não só tem importância ecológica, mas vem trazendo em muitos casos, incluindo a hotelaria e ecoturismo, benefícios financeiros e sociais, tornando-se ainda mais importante sob o ponto de vista empresarial. Manter a qualidade do Meio Ambiente envolve também manter a qualidade dos parâmetros sócio-ambientais que garantam a manutenção da qualidade dos recursos naturais e de forma mais abrangente, dos nossos ecossistemas. -
Percebe-se então, que há um encadeamento lógico nessas questões: conservar a Natureza deve estar aliado à conservação da qualidade de vida, o que acabará resultando numa maior qualidade para o Turismo. A manutenção dessa qualidade é que propiciará a satisfação dos nossos turistas, e turista satisfeito não só retorna como também traz mais turista.
Ao pensarmos em Meio Ambiente, relacionando-o ao Turismo, é comum a associação a um dos ramos da atividade turística que é o Ecoturismo.
O Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- A Importância do Meio Ambiente e da Sustentabilidade no Turismo
- Conteúdo
- 01 - O CONCEITO DE TURISMO
- 02 - O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE / ECOTURISMO
- 03 - TURISMO SUSTENTÁVEL
- 04 - FENÔMENOS NATURAIS QUE INFLUENCIAM O TURISMO
- 05 - IMPACTOS DA ATIVIDADE TURÍSTICA SOBRE O MEIO AMBIENTE
- 06 - TURISMO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
- 07 - ÁGUA E ENERGIA
- 08 - POLUIÇÃO SONORA E ATMOSFÉRICA
- 09 - RESÍDUOS SÓLIDOS (LIXO)
- 10 - INICIATIVAS TURÍSTICAS SUSTENTÁVEIS
- 11 - IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- 12 - MENSAGEM FINAL
- Referências:
- Contatos: