Curso Online de RESÍDUOS SÓLIDOS E SUSTENTABILIDADE
Nesse curso você terá acesso a todas as informações necessárias para o entendimento no segmentos de resíduo sólido e sustentabilidade.
Continue lendoAutor(a): Luciano Henrique Rodrigues Da Silva
Carga horária: 6 horas
Por: R$ 24,90
(Pagamento único)
Mais de 20 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Jose Aldo Rodrigues Da Silva
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Curso básico de Resíduos Sólidos
e
SustentabilidadeCurso básico de Resíduos Sólidos
-
Resíduos Sólidos
Não existe como jogar lixo fora, porque “fora” não existe.
Resíduos Sólidos
Reduza seu lixo!
Reduza suas compras!
Reduza seu consumo! -
Definição
Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc.) Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas,
indústrias , hospitais e construção civil.
Porque cada um deles tem regulamentação própria para seu tratamento, não podendo ser descartado diretamente nos aterros sanitários, como por exemplo os resíduos hospitalares, lixo ou resíduos oriundo do dia a dia dos hospitais, clinicas e consultórios médicos e dentários, clinicas veterinárias, por se tratarem de resíduos infectantes podem trazer risco ao meio ambiente, contaminando pessoas, água e animais podendo trazer epidemias, o trato desses resíduos tem que ser especial desde sua remoção até sua incineração.
Definição
-
Resíduo Descartado sem tratamento:
Caso o lixo não tenha um tratamento adequado, ele acarretará sérios danos ao meio ambiente:
1º - Poluição do Solo: alterando suas características físico-químicas, representará uma séria ameaça à saúde pública tornando-se ambiente propício ao desenvolvimento de transmissores de doenças, além do visual degradante associado aos montes de lixo.
2º - Poluição da Água: alterando as características do ambiente aquático, através da percolação do líquido gerado pela decomposição da matéria orgânica presente no lixo, associado com as águas pluviais e nascentes existentes nos locais de descarga dos resíduos.
3º - Poluição do Ar: provocando formação de gases naturais na massa de lixo, pela decomposição dos resíduos com e sem a presença de oxigênio no meio, originando riscos de migração de gás, explosões e até de doenças respiratórias, se em contato direto com os mesmos.Resíduo Descartado sem tratamento:
-
Tipos de Resíduos:
Resíduo Orgânico: tem origem animal ou vegetal. Nessa categoria inclui-se grande parte do lixo doméstico, restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, etc.
Resíduo Sólido Urbano: inclui o resíduo doméstico.
Resíduo Industrial: é gerado pela indústria, e pode ser altamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana.
Resíduo Hospitalar: é a classificação dada aos resíduos perigosos produzidos dentro de hospitais, como seringas usadas, aventais, etc.
Resíduo Nuclear: composto por produtos altamente radioativos, como restos de combustível nuclear, produtos hospitalares que tiveram contato com radioatividade (aventais, papéis, etc), enfim, qualquer material que teve exposição prolongada à radioatividade ou que possui algum grau de radioatividade. Devido ao fato de que tais materiais continuam a emitir radioatividade por muito tempo, eles precisam ser totalmente confinados e isolados do resto do mundo.
Resíduos de Construção e Demolição: abreviadamente conhecidos por RCD, são resíduos provenientes de obras civis.
Resíduos portuários, aeroportuários e de outras áreas alfandegárias: Todos os resíduos provenientes de outros países podem ser classificados como perigosos, pois são possíveis agentes contaminantes e vetores de doenças endêmicas.Tipos de Resíduos:
-
Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido de qualquer maneira, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.
-
Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.
-
Lixão é CRIME
Agora os resíduos sólidos dever passar por tratamentos afim de serem reutilizados e o material não reciclável deve ir para os aterros sanitários.
Lixão é CRIME
-
RECICLAR
Falar em Reciclar em Residuos Sólidos é Fundamental devido minimização de utilização de matérias primas que garante uma melhoria continua de vida no nosso planeta por exemplo: um papel que é jogado fora e é enviado direto para um lixão leva anos para se decompor enquanto se reciclado devidamente pode gerar lucros para a empresa reutilizando a materia ou fazendo parcerias com outras empresas na utlilização da mesma. Além de não enviar esses resíduos para os lixões aterros evitando menos processos para a destinação final que mal o bem prejudica o meio ambiente.
RECICLAR
-
Para aonde devem ir os resíduos?
Coprocessamento - é processos que utiliza resíduos domiciliar/industriais/urbanos afim de gerar cimentos assim reutilizado os resíduos e não precisando utilizar as matérias primas.
Compostagem - É um tratamento aeróbico, através do qual a matéria orgânica é transformada em adubo ou composto orgânico.
Confinamento permanente - O lixo altamente tóxico e duradouro, e que não pode ser destruído, como lixo nuclear, precisa ser tratado e confinado permanentemente, e mantido em locais de difícil acesso, tais como túneis escavados a quilômetros abaixo do solo.
Incineradores - É o modo em que são eliminados os resíduos hospitalares, antigamente era uma pratica comum em todos os tipos de resíduos aumentando as taxa de co2 e poluindo ainda mais o nosso planeta.Para aonde devem ir os resíduos?
-
Para aonde vão os Resíduos? Coprocessamento - é processos que utiliza resíduos domiciliar/industriais/urbanos afim de gerar cimentos assim reutilizado os resíduos .
Para aonde vão os Resíduos? Coprocessamento - é processos que utiliza resíduos domiciliar/industriais/urbanos afim de gerar cimentos assim reutilizado os resíduos .
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Curso Básico de Resíduos Sólidos
- Resíduos Sólidos
- Definição
- Resíduo Descartado sem tratamento:
- Tipos de Resíduos:
- Lixão é CRIME
- RECICLAR
- Para aonde devem ir os resíduos?
- Para aonde vão os Resíduos? Coprocessamento - é processos que utiliza resíduos domiciliar/industriais/urbanos afim de gerar cimentos assim reutilizado os resíduos .
- Para aonde vão os Re síduos? Compostagem - É um tratamento aeróbico, através do qual a matéria orgânica é transformada em adubo ou composto orgânico.
- Para aonde vão os Resíduos?
- Aterro Sanitários último caso...
- Leis principais:
- EXERCÍCIO P/ CASA
- Sustentabilidade
- Conceito
- Definição
- Benefícios
- Problemas causados por falta de Sustentabilidade
- Caos
- CO2
- Contaminação do solo
- Falta de saneamento básico
- Desmatamento
- Consumismo
- Problema
- Consumismo - Conclusão
- Reduzindo
- Reutilizando
- Reciclando
- Algumas ações relacionadas a sustentabilidade
- Energia sustentável
- Principais fontes de energia sustentável
- Energia eólica
- Energia solar
- Energia hidráulica
- Biomassa
- Geotérmica
- Maremotriz
- Curiosidade
- Como fazer uma Empresa Sustentável
- Saúde aliado a preservação do planeta
- O que é Gestão Ambiental
- Atitudes que ajudam a transformar uma empresa sustentável
- A importância para as empresas
- ISO 14000
- Conclusão