Curso Online de Peixes Oceânicos de Profundidade.
O presente curso caracteriza as áreas profundas dos oceanos, bem como descreve as adaptações, em especial para alimentação e reprodução, ...
Continue lendoAutor(a): Lisiane Acosta Ramos
Carga horária: 20 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
peixes oceânicos de profundidade
lisiane ramos
doutora em oceanografia biológica -
Os Oceanos
os oceanos
os oceanos constituem o maior habitat disponível do planeta. ocupam 71 % da superfície da terra e apresentam profundidade média de 3800 m.
representam um sistema estratificado composto por dois habitats distintos, os domínios bentônico e pelágico, que correspondem, respectivamente, ao substrato e à coluna d’água.
-
o domínio bentônico subdivide-se em plataforma continental (0-200m), talude continental (200-3000m), planície abissal (3000-6000 m) e zona hadal (> 6000m).
já o domínio pelágico, por sua vez, subdivide-se nas zonas epipelágica (0-200m); mesopelágica (200-1000m); batipelágica (1000-6000 m) e hadopelágica (> 6000m).
os oceanos podem ainda ser divididos nos sistemas nerítico (até a quebra da plataforma continental) e oceânico (além da plataforma continental).
-
a representatividade das feições topográficas típicas dos oceanos em relação à superfície terrestre é diferenciada. enquanto as áreas rasas de plataforma continental (6000m) correspondem, respectivamente, a apenas 5 % e 2 % da superfície terrestre, as profundidades abissais (3000-6000m) ocupam mais da metade (51 %) da superfície terrestre.
-
as profundidades batiais (200-3000 m) por sua vez, que correspondem às regiões de talude continental, representam 13 % da superfície terrestre. o limite superior do talude (200 m) subdivide a região costeira do chamado oceano profundo, ainda que alguns autores considerem como ictiofauna profunda aquela encontrada além dos 400 m durante a maior parte de seu ciclo de vida.
-
Estratificação dos Oceanos
estratificação dos oceanos
-
zona batial ou talude: localiza-se entre as profundidades de 200 e 3.000m. neste ambiente a luz se extingue gradualmente e as temperaturas caem, mantendo-se entre as termoclinas de 4 a 8oc. a quantidade de nutrientes, o oxigênio dissolvido e a taxa de circulação caem, enquanto que a pressão aumenta.
caracterização das áreas profundas
-
zona abissal: áreas cuja profundidade varia entre 3.000-6.000m (84% da área oceânica mundial). nesta área vivem poucos, e muito adaptados seres vivos, em razão da pobreza de nutrientes e baixa temperatura.
-
uma vez que os oceanos ocupam 70% da superfície da terra, as zonas abissais ocupam 50%. a dimensão deste ambiente têm permitido o desenvolvimento de uma fauna de peixes diversa e frequentemente bizarra, totalizando cerca de 11% de todas as espécies de peixes conhecidas (barnes & mann, 1995; moyle & cech, 1988).
-
zona hadal: são as áreas mais profundas, localizadas entre 6.000 e 10.000m (1% da área oceânica mundial). são as também chamadas fossas abissais.
-
mapa batimétrico do fundo do mar. tharp & heezen, 1977.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Os Oceanos
- Estratificação dos Oceanos
- GLOSSÁRIO:
- Para saber mais sobre oceanos e seus habitantes...