Curso Online de PISCICULTURA - DOENÇAS DOS PEIXES
Quando a produção de uma piscicultura é pequena, a frequência e a importância de algumas doenças são limitadas e praticamente não são not...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Piscicultura Doenças dos Peixes
1
Escola Virtual Online -
Introdução
Os peixes criados em tanques e viveiros, principalmente quando se trata de piscicul-tura intensiva, sempre estão sujeitos ao ata-que de doenças, embora no Brasil, devido às características de clima e das espécies culti-vadas, a ocorrência de enfermidades seja bem menor que em outros países do mundo.
2
Escola Virtual Online -
Quando a produção de uma piscicultura é pequena, a frequência e a importância de algumas doenças são limitadas e pratica-mente não são notadas. Com o aumento de produção e, principalmente, o aumento da densidade, as enfermidades começam a co-locar em risco toda a produção de determi-nados peixes.
Citar-se-ão as principais doenças e parasi-tas registradas ultimamente em nosso meio.
3
Escola Virtual Online -
Lernia (Lerneose)
A Lernia (Lernaea cyprinacea) é um ecto-parasita ou parasita externo de peixes que, fixando-se na musculatura causa lesões, pontos hemorrágicos e necrose na pele, fa-vorecendo o aparecimento de infecções se-cundárias.
Escola Virtual Online
4 -
Apenas a fêmea adulta de Lernia é pa-rasita, sendo facilmente visível a olho nu. Tem o corpo alongado, possuindo na extre-midade anterior, uma âncora de fixação e um saco ovígero na extremidade oposta. Nesta fase de vida é hematófoga, produzin-do anemia no peixe hospedeiro. Causa mor-talidade intensa em alevinos e redução da taxa de crescimento e reprodução em peixes adultos.
5
Escola Virtual Online -
Deve-se tomar um cuidado especial na aquisição de matrizes e alevinos que nor-malmente são a porta de entrada da infes-tação na criação. O alevino deve ser adqui-rido de fornecedores idôneos, onde se tenha garantia de que o problema não exista. Em caso de dúvida , antes de colocar o alevino no açude definitivo recomenda-se quarente-na em grandes caixas de água com boa oxi-genação.
6
Escola Virtual Online -
Em situações de grandes infestações, quando o parasitismo é muito intenso, os peixes deixam de se alimentar e de ganhar peso. No caso recomenda-se a despesca to-tal dos peixes. A carne pode ser usada no consumo humano, pois a lesão é externa. a comercialização fica prejudicada pois o pes-cado não tem boa apresentação.
Escola Virtual Online
7 -
Após a despesca, esgotar completamen-te o açude fazendo a raspagem do lodo do fundo. Colocar este material no solo fora do açude e deixar secar ao sol. A água deve ser colocada no solo também para ser absorvida evitando a infestações de fontes naturais.
Escola Virtual Online
8 -
Após, espalhar no leito do açude e nas paredes laterais cal vigem na dosagem de 2000 quilogramas por hectare. Deixar o açu-de sem água, curando ao sol, por 40 dias. Após esta prática o tanque pode novamente receber água e os novos alevinos para reini-ciar a criação.
Escola Virtual Online
9 -
A existência de um tratamento curativo da Lernia ainda é desconhecido. Muitas ten-tativas estão em curso mas nenhuma delas validade pela pesquisa oficial.
Escola Virtual Online
10 -
Lernaea cyprinacea
Escola Virtual Online
11
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Piscicultura - Doenças dos Peixes
- Introdução
- Lernia (Lerneose)
- Hidropisia Infecciosa
- Ictioftiríase
- Doença do Algodão ou Saprolegniose (Tufo do Algodão)
- Gnatostomíase
- Intoxicação por Amônia
- Boca de algodão
- Apodrecimento da barbatana/cauda
- Buraco na cabeça
- Popeye
- Doença do lodo
- Distúrbio da bexiga natatória
- Úlceras
- Veludo