Curso Online de FUNDAMENTOS E NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Atenção professores! Utilize novas dinâmicas; novas tecnologias; realize experiências fáceis e práticas pra enriquecer ainda mais suas au...
Continue lendoAutor(a): Sandoval Amorim Caitano
Carga horária: 7 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 40 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 7 no total
- Elaine Rocha De Almeida Pacífico
"Os cursos oferecidos foram de grande importância para meu conhecimento e atualização,com didática bem clara, prazerosa e de fácil Assimilação.Parabéns!"
- Sonia Cristina Silva Campos"ACHO O CURSO EXCELENTE , APESAR DE NÃO TER CONCLUIDO POR FALTA DE TEMPO. ALÉM DESSE CURSO ESTOU MATRICULADA EM OUTROS QUE TAMBÉM SÃO INTERESSANTES. AGRADEÇO A OPORTUNIDADE QUE ESTÃO ME DANDO EM PODER PARTICIPAR."
- Eliana De Oliveira Leal Lima- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
curso de extensão para professores
fundamentos e novas metodologias no ensino de ciências
-
“estima-se que o mundo abriga mais de 30 milhões de espécies, dessas apenas 2 milhões foram catalogados.”
“o planeta perde 70 espécies de vida por dia”
“o brasil abriga 20% de todas as espécies do planeta.”
“estão em risco de desaparecer do país cerca de 220 espécies de animais e 106 espécies de vegetais.”
“o brasil produz 240 toneladas de lixo por dia perdendo apenas para os eua com 607 toneladas.”
“só a cidade de são paulo produz cerca de 14 tonelada de lixo por dia e gasta mais de 1milhão com a coleta.”
-
O surgimento da ciência
o surgimento da ciência
capítulo i
-
O SURGIMENTO DA CIÊNCIA
o surgimento da ciência
no seu sentido mais amplo, ciência (do latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático.
num sentido mais restrito, ciência refere-se a: um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.
as primeiras filosofias científicas surgem na grécia antiga aproximadamente no século vi a.c com os pensadores pré-socráticos.
rompimento: pensamento baseado em mitos e dogmas
-
desenvolvimento do pensamento científico baseado no ceticismo.
aristóteles introduziu o método dedutivo.
método dedutivo é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinada(s) premissa(s).
exemplo: carlos é humano. todo humano é mamífero. logo, carlos é mamífero.
o método dedutivo até hoje possui um papel importante na ciência.
o filósofo pré-socrático thales, batizado “o pai da ciência” foi o primeiro a postular explicação não sobrenaturais para explicar fenômenos naturais como raios e terremotos.
-
empirismo: um atributo do conhecimento válido é ser posto à prova.
essa atitude empirista garante a abertura da ciência e conhecimento em geral à crítica da razão, pois consiste em admitir que toda verdade pode e deve ser colocada à prova, sendo eventualmente modificada, corrigida ou abandonada.
a física - sistematizada primeiramente na obra de isaac newton - é considerada pelos iluministas como a ciência mãe ou como a "verdadeira filosofia".
o iluminismo também será decisivo para afastar a química da alquimia e assinalar as etapas fundamentais do desenvolvimento das ciências biológicas, com a obra de diversos naturalistas.
-
Revolução Industrial e ciência
revolução industrial e ciência
estimulou o financiamento público.
a primeira grande escola científica do mundo moderno, a école polytechnique, foi fundada em 1794 para colocar os resultados da ciência ao serviço da frança.
no final do século xix o filósofo natural que prosseguia os seus estudos baseado em interesses particulares dá lugar ao cientista profissional com um carácter público.
desse momento até hoje a ciência não mais parou de criar e transformar ...
-
capítulo ii
por que ensinar ciências?
-
POR QUE ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL:CIÊNCIAS NATURAIS E CIDADANIA
por que ensinar ciências naturais no ensino fundamental:ciências naturais e cidadania
numa sociedade em que se convive com a supervalorização do conhecimento científico e com a crescente intervenção da tecnologia no dia-a-dia, não é possível pensar na formação de um cidadão crítico à margem do saber científico.
mostrar a ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental.
é importante que se supere a postura “cientificista” que levou durante muito tempo a considerar-se ensino de ciências como sinônimo da descrição de seu instrumental teórico ou experimental, divorciado da reflexão sobre o significado ético dos conteúdos desenvolvidos no interior da ciência e suas relações com o mundo do trabalho. durante os últimos séculos, o ser humano foi considerado o centro do universo.
-
o conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de forma mais consciente. são exemplos dessas questões: a manipulação gênica, os desmatamento, o acúmulo na atmosfera de produtos resultantes da combustão, o destino dado ao lixo industrial, hospitalar e doméstico, entre muitas outras. também é importante o estudo do ser humano considerando-se seu corpo como um todo...
apesar de a maioria da população fazer uso e conviver com incontáveis produtos científicos e tecnológicos, os indivíduos pouco refletem sobre os processos envolvidos na sua criação, produção e distribuição, tornando-se assim indivíduos que, pela falta de informação, não exercem opções autônomas, subordinando-se às regras do mercado e dos meios de comunicação, o que impede o exercício da cidadania crítica e consciente.
-
é espaço de expressão das explicações espontâneas dos alunos e daquelas oriundas de vários sistemas explicativos. contrapor e avaliar diferentes explicações favorece o desenvolvimento de postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa, de não-aceitação a priori de idéias e informações. possibilita a percepção dos limites de cada modelo explicativo, colaborando para a construção da autonomia de pensamento e ação.
a criança não é cidadã do futuro, mas já é cidadã hoje, e, nesse sentido, conhecer ciência é ampliar a sua possibilidade presente de participação social e viabilizar sua capacidade plena de participação social no futuro.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- O surgimento da ciência
- O SURGIMENTO DA CIÊNCIA
- Revolução Industrial e ciência
- POR QUE ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL:CIÊNCIAS NATURAIS E CIDADANIA
- APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
- AVALIAÇÃO
- OBJETIVOS GERAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
- OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
- Ambiente
- Ser humano e saúde
- Recursos tecnológicos
- Terra e Universo
- Ciências Naturais no primeiro ciclo
- NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
- Novas metodologias
- O USO DAS TECNOLOGIAS
- Usando as tecnologias
- O uso da Internet
- Capitulo IX
- Por que fazer experimentos?
- A tecnologia em experimentos científicos
- Habitat! O que é isso?
- Cuidado há um predador!
- Idade de uma árvore
- Como as Sondas Chegam ao Espaço
- Classificação e nomenclatura dos seres vivos
- Por que é que o petróleo não afunda?
- Continuação...
- TRABALHANDO COM MÚSICA
- Para adquirir mais conhecimento acesse:
- REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
- Mais cursos: