Curso Online de PATRÍSTICA - INTRODUÇÃO
Patrística é o nome dado à filosofia cristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos Padres ou Pais da Igreja, os primeiros teóricos —...
Continue lendoAutor(a): Escola Virtual Online
Carga horária: 14 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 30 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Claudiomar Damas
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Patrística - Introdução
Patrística - Introdução
1
Escola Virtual Online
-
Introdução
Introdução
Patrística é o nome dado à filosofia cristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos Padres ou Pais da Igreja, os primeiros teóricos —- daí "Patrística" —- e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos "pagãos" e contra as heresias.
Escola Virtual Online
2
-
Foram os pais da Igreja responsáveis por confirmar e defender a fé, a liturgia, a disciplina, criar os costumes e decidir os rumos da Igreja, ao longo dos sete primeiros séculos do Cristianismo.
Escola Virtual Online
3
-
É a Patrística, basicamente, a filosofia responsável pela elucidação progressiva dos dogmas cristãos e pelo que se chama hoje de Tradição Católica ou simplesmente Tradição Cristã (Devido à separação e reconhecimento dentro do Protestantismo).
Escola Virtual Online
4
-
Escola Virtual Online
5
-
Tradição
Tradição
Quando o Ocidentalismo, para defender-se de ataques polêmicos, teve de esclarecer os próprios pressupostos, apresentou-se como a expressão terminada da verdade que a filosofia grega havia buscado, mas não tinha sido capaz de encontrar plenamente, enquanto a Verdade mesma não tinha ainda se manifestado aos homens, ou seja, enquanto o próprio Deus não havia ainda encarnado.
Escola Virtual Online
6
-
De um lado, se procura interpretar o Cristianismo mediante conceitos tomados da filosofia grega, do outro reporta-se ao significado que esta última dá ao Cristianismo.
Escola Virtual Online
7
-
Os primeiros pensadores cristãos, ao mesmo tempo em que se valeram, também se debateram com os filósofos, quer com Platão e com Aristóteles, quer, sobretudo, com os estóicos e com os epicuristas. Sem perder de vista os ideais da doutrina cristã, eles buscaram encontrar, frente à filosofia e aos filósofos, o lugar apropriado da reflexão filosófica e do pensar cristão.
Escola Virtual Online
8
-
É comum a afirmação de que o Cristianismo primitivo sofreu influências de vários setores da Filosofia Grega - de Platão, de Aristóteles, dos epicuristas e dos estóicos - sem que se determine claramente a amplitude e os limites de tais influências.
Escola Virtual Online
9
-
Também é comum dizer-se que os filósofos convertidos ao Cristianismo buscaram dar à doutrina cristã um status filosófico, mas sem o cuidado de salientar as fontes das quais se serviram ou sem analisar os conceitos dos quais se apropriaram... (SPINELLI, 2002, p. 3).
Escola Virtual Online
10
-
Foram vários autores que se ocuparam dessa tarefa: Justino, Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orígenes, Gregório de Nazianzo, Basílio de Cesareia, Gregório de Nissa...
Ou como resume Johannes Hirschberger:Escola Virtual Online
11
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Patrística - Introdução
- Introdução
- Tradição
- Divisão didática
- Escolástica
- O pensamento escolástico
- Principais representantes do pensamento escolástico
- Os Pais da Igreja
- Os Pais Apostólicos
- Clemente de Roma
- Inácio de Antioquia
- Policarpo de Esmirna
- Os Pais Gregos
- Irineu de Lyon
- Clemente de Alexandria
- Orígenes de Alexandria
- Atanásio de Alexandria
- Cirilo de Alexandria
- João Crisóstomo
- Pais da Capadócia
- Basílio de Cesareia
- Gregório de Nissa
- Pedro de Sebaste
- Gregório Nazianzeno
- Os Pais Latinos
- Tertuliano
- Cipriano de Cartago
- Ambrósio de Milão
- Jerónimo de Strídon
- Agostinho de Hipona
- Leão, o Grande
- Gregório, o Grande
- Os Pais do Deserto
- Antônio, o Grande
- Abba Pacômio