Curso Online de NR 35 TRABALHO EM ALTURA.
Entre as principais causas de acidentes graves entre os colaboradores estão os acidentes que envolvem queda de pessoas e materiais, sendo...
Continue lendoAutor(a): Joel Alves Vilaça
Carga horária: 23 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 20 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
NR 35
TRABALHO EM ALTURA -
Entre as principais causas de óbitos entre os colaboradores estão os acidentes que envolvem queda de pessoas e materiais, sendo que a maioria ocorre em vários ramos de atividades o que torna necessário nossa intervenção em tais situações de riscos, regularizando o processo e assim tornando o trabalho mais seguro, é primordial promover a capacitação dos colaboradores os quais realizam trabalhos em altura e no que diz respeito quanto à prevenção de acidentes.
-
Estar sempre que possível e necessário realizando as análises de riscos, bem como estar sempre verificando o uso correto e principalmente as principais particularidades que determinados EPI`s e também os EPC`s venham a apresentar, estes devem ser específicos para o trabalho em altura a ser desempenhado, deve-se também antes de tudo estar sempre preparado para uma conduta correta em diversas situações de emergência sempre se considerando o uso correto das Normas Reguladoras.
-
Tem se verificado no decorrer dos últimos anos em todo o país um substancial aumento referente ao número de acidentes de trabalho e também no registro de mortes de operários, principalmente devido a queda ou choque elétrico o que demanda um planejamento sistemático de todos os processos e também dos recursos de uma obra, contemplando desde a qualificação do colaborador até a manutenção dos equipamentos.
-
É necessário dispor de elementos que garantam a qualidade da construção mas somente isto não é o suficiente para garantir a qualidade na execução de uma determinada obra. Isto somente é possível caso se considere também a qualidade no recebimento de materiais demais equipamentos e também a qualidade na execução dos serviços de cada etapa da obra. (SOUZA, 1995).
-
Quanto aos acidentes os quais envolvem a queda de colaboradores, estes podem ocorrer em vários ramos de várias atividades, como por exemplo, em serviços de manutenção e limpeza de fachadas predial; na instalação de torres de telefonia, de energia, de antenas de TV a cabo, de pára-raios e outdoors; como também na operação de gruas e guindaste; carga e descarga em caminhões; no depósito de materiais e silos, dentre outros vários.
-
Assim torna-se muito necessário a intervenção em situações de risco, regularizando os processos de forma geral e tornando as diversas tarefas e os ambientes mais seguros.
-
A falta de cultura prevencionista, de fiscalização adequada e de consciência profissional, além da despreocupação com o colaborador, vem se mostrando uma realidade amarga quanto ao número elevado de acidentes no trabalho.
-
Podemos citar também que as principais causas de acidentes graves e fatais se devem a eventos que envolvem quedas de colaboradores de diferentes níveis o que torna necessária a criação de uma Norma Regulamentadora ampla que atenda a todos os ramos de atividades e que seja um importante instrumento de referência para que tais trabalhos sejam realizados de forma segura.
-
É necessário realizar análises de eventos adversos o que possibilitará a compreensão dos riscos sendo assim possível solucionar problemas e proteger pessoas. Por este motivo, muito mais que investigar riscos envolvidos na realização de trabalhos em diferenças de nível é primordial propor medidas de prevenção para estes para que assim haja uma minimização deste tipo de acidentes de trabalho.
-
2 ACIDENTES DE TRABALHO
2.1 - Conceitos:
Segundo Rocha (1999), as primeiras referências à segurança do trabalho no mundo surgiram com alguns filósofos do período pré-cristão. Entre este período pré-cristão e a era cristã, encontram-se relatos sobre doenças de colaboradores relacionadas ao chumbo e estanho, com recomendações para utilização de máscaras.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Capítulo 1 INTRODUÇÃO
- 1.1 Considerações Iniciais
- 1.2 Justificativas
- 1.3 Objetivos
- Capítulo 2 ACIDENTES DE TRABALHO
- 2.1 Conceitos
- 2.2 Causas
- 2.3 Consequências
- Capítulo 3 A PREVENÇÃO
- 3.1 Causas de quedas relacionadas a altura
- 3.2 Normas
- 3.2.1 Norma Brasileira Registrada 7678
- 3.2.2 NR 17 Ergonomia
- 3.2.3 NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
- 3.2.4 Recomendação Técnica de Procedimentos - Medidas de Proteção Contra Quedas de Altura RTP nº 1
- 3.2.5 Recomendação Técnica de Procedimentos - Movimentação e Transporte de Materiais e Pessoas Elevadores de Obra RTP nº 2
- 3.2.6 Recomendação Técnica de Procedimentos - Escadas, Rampas e Passarelas RTP nº 4
- 3.2.7 NBR 6494 Norma de Segurança nos Andaimes
- 3.2.8 NR 6 Equipamento de Proteção Individual
- 3.2.9 NR 35 Trabalho em Altura
- 3.2.10 BS 8800:1996 - Sistema de Gestão
- 3.2.11 Bricklayer Unit Standard e Carpentry Unit Standard
- 3.3 Técnicas de Prevenção de Quedas
- Capítulo 4 CONCLUSÃO