Curso Online de Cultivo de cogumelo e champignon
O curso online de ?Cultivo de cogumelo e champignon? tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Cultivo de cogumelo e champignon
-
Seja bem vindo
Ao curso
Cultivo de cogumelo e champignon
-
O curso online de Cultivo de cogumelo e champignon tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: produção da semente ou Spawn, técnicas de cultivo do champignon (agaricus spp), preparo do composto, inoculação e incubação.
-
ESTADO ATUAL DO CULTIVO DE COGUMELOS COMESTÍVEIS
Ele é a estrela do estrogonofe. Mas não apenas nesse prato. Mudanças de hábitos alimentares têm impulsionado o consumo de cogumelos no país. Veganos, vegetarianos e amantes da cozinha oriental são os principais responsáveis por essa mudança.
Só entre 2015 e 2022, a importação do produto em conserva deu um salto de 70%, saindo de cerca de 7 mil toneladas para pouco mais de 12 mil toneladas, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). -
PRODUÇÃO DE INOCULANTES
As sementes são inoculadas no substrato, que é acondicionado em sala escura com 70-80% de UR, a temperatura de 25-28ºC. Quando o saco estiver completamente miceliado (20-40 dias, dependendo da gramínea utilizada) é transportado para um galpão ou casa de vegetação.
-
Cultivar as sementes de cogumelos é como cultivar uma planta. Você precisará de um substrato e manter o cultivo em um lugar com temperatura e luz adequada. Para os cogumelos, normalmente o porão ou o espaço debaixo da pia (desde que seja mesmo escuro) podem ser bons lugares.
-
Para coletar esporos, é preciso ter um cogumelo de sua escolha, um pote de vidro e uma superfície limpa com álcool 70, como um pedaço de papel alumínio ou uma placa de petri estéril. Com essas ferramentas em mão, você seguirá os seguintes passos:
Remova cuidadosamente o caule do cogumelo deixando somente sua cabeça (também chamada de chapéu);
Coloque o chapéu do cogumelo na superfície limpa com as lamelas voltadas para baixo (são as partes que naturalmente ficam embaixo da cabeça);
Cubra com um pote de vidro, que pode ser até mesmo um copo, e espere por 24 horas. -
Aprender como cultivar cogumelos pode ser um bom passatempo e ainda garante bons companheiros nas refeições. Os cogumelos são livres de gordura, têm baixo teor de calorias, são cheios de vitaminas, antioxidantes, proteínas e outras substâncias benéficas à saúde.
O cultivo de cogumelos pode ser feito de diferentes maneiras. A produção de cogumelos comestíveis comercializados, por exemplo, é feita em grande escala, envolvendo grandes quantidades de substrato e até processos em laboratório.
Se você optar por cultivar em casa começando do zero, isso envolverá algumas etapas, que são: coleta, cultivo e germinação de esporos. A seguir, vamos compreender cada uma dessas etapas, mas, antes de iniciar, precisamos entender melhor como os cogumelos crescem -
Entender como os cogumelos crescem é o primeiro passo para o sucesso de seu cultivo. Eles dependem de substâncias, temperatura e local adequados.
Os cogumelos são fungos, por isso, não crescem como as plantas a partir de sementes. Eles crescem de esporos que são tão pequenos que não podemos ver a olho nu.
Os cogumelos, assim como os outros fungos, são multicelulares e têm suas células organizadas em fileiras chamadas de hifas. Um grupo de hifas, por sua vez, formam o micélio que é que dá origem ao do fungo.
Para começar a cultivar cogumelos, é preciso saber que pode ser uma atividade desafiadora. A opção mais simples é obter kits prontos com todos os materiais para o cultivo ou com um recipiente já devidamente preparado para o desenvolvimento dos cogumelos. -
PRODUÇÃO DE MATRIZES SECUNDÁRIAS
O consumo de cogumelos comestíveis e medicinais tem aumentado consideravelmente no mercado brasileiro. Isto se deve, principalmente, aos benefícios para a saúde de algumas espécies cultivadas. O sucesso do cultivo de espécies de cogumelos comestíveis e medicinais ainda é uma atividade limitada por uma série de fatores. O primeiro passo rumo ao avanço no cultivo de cogumelos passa primeiro pela produção da “semente”. É praticamente inviável pensar em cultivo rentável utilizando técnicas de produção avançadas sem contar com uma “semente” que corresponda a essa tecnologia. Os termos matriz, micélio, “spawn”, branco e “semente” são termos utilizados como referência ao material necessário para se cultivar e produzir diferentes tipos de cogumelos e representa a primeira etapa técnica da produção. Para a maioria dos cogumelos comestíveis comercializados a produção de “semente” segue recomendações técnicas semelhantes. A produção das “sementes” de cogumelo pode ser resumida pelas seguintes etapas preparo do meio de cultura para isolamento; colheita de um cogumelo saudável; isolamento da matriz primária a partir do micélio terciário (fragmento interno do cogumelo) ou de esporos presentes nas lamelas; cultivo e manutenção adequada da matriz primária em meios de cultura específicos e em condições de assepsia; preparo da matriz secundária, escolha e preparo do grão para inoculação da matriz secundária; inoculação e incubação da matriz secundária sobre o grão; armazenamento e distribuição adequados das “sementes”; controle de qualidade da “semente” produzida. Todas as etapas devem ser realizadas em laboratório devidamente equipado para controle estrito das condições de esterilidade, pois contaminações por outros fungos, bactérias e insetos são muito freqüentes.
-
PRODUÇÃO DA SEMENTE OU SPAWN
O spawn, ou semente, é o resultado da introdução do inóculo em grãos de cereais esterilizados. Esses grãos servirão como alimento para que o micélio se multiplique e aumente de biomassa. Inicialmente o grão deve ser fervido em água quente para que hidrate por dentro.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Cultivo de cogumelo e champignon
- ESTADO ATUAL DO CULTIVO DE COGUMELOS COMESTÍVEIS
- PRODUÇÃO DE INOCULANTES
- PRODUÇÃO DE MATRIZES SECUNDÁRIAS
- PRODUÇÃO DA SEMENTE OU SPAWN
- TÉCNICAS DE CULTIVO DO CHAMPIGNON (AGARICUS SPP)
- PREPARO DO COMPOSTO
- INOCULAÇÃO E INCUBAÇÃO
- COBERTURA DO SUBSTRATO COM SOLO
- COMERCIALIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO DO CHAMPIGNON
- NOÇÕES GERAIS DE COGUMELOS
- DOENÇAS E PRAGAS E SEU CONTROLE
- MODELOS DE NEGÓCIOS E EMPRESAS INOVADORAS
- FORMULAÇÃO E PREPARO DE MEIOS PARA SEMENTES
- ASPECTOS ECONÔMICOS DA FUNGICULTURA: PROCESSAMENTO E MERCADo
- COGUMELOS: UMA IMPORTANTE FONTE DE METABÓLITOS PARA A SAÚDE HUMANA
- MICROORGANISMOS E MOLÉCULAS BIOATIVAS DE COGUMELOS COMO AGENTES DE BIOCONTROLE
- PROCESSAMENTO DE MATÉRIA PRIMA UTILIZADA COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE COGUMELOS
- MÉTODOS ELETROANALÍTICOS: UMA NOVA FERRAMENTA DE ANÁLISE PARA A CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE COGUMELOS
- CULTIVO DE DIVERSOS COGUMELOS: AGARICUS BLAZEI, LENTINULA EDODES, PLEUROTUS SPP, GANODERMA LUCIDUM PELA TÉCNICA "JUNCAO"
- referência
- agradecimento