Curso Online de Cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais

Curso Online de Cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais

O curso de Cultivo de cogumelo comestíveis e medicinais tem a finalidade de expor reflexões sobre o cultivo de diversos cogumelos: agaric...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 9 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso de Cultivo de cogumelo comestíveis e medicinais tem a finalidade de expor reflexões sobre o cultivo de diversos cogumelos: agaricus blazei, lentinula edodes, pleurotus spp., ganoderma lucidum pela técnica junção, bem como apontamentos sobre modelos de negócios e empresas inovadoras, doenças e pragas e seu controle.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais

  • Seja bem vindo

    Ao curso

    Cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais

  • O curso de Cultivo de cogumelo comestíveis e medicinais tem a finalidade de expor reflexões sobre o cultivo de diversos cogumelos: agaricus blazei, lentinula edodes, pleurotus spp., ganoderma lucidum pela técnica junção, bem como apontamentos sobre modelos de negócios e empresas inovadoras, doenças e pragas e seu controle.

  • NOÇÕES GERAIS DE COGUMELOS

    Cogumelo é o nome comum dado ao basidioma ou ascoma, estrutura de reprodução sexuada de alguns fungos dos filos Basidiomycota e Ascomycota, pertencentes ao Reino Fungi. Sua reprodução sexuada se faz pela junção de hifas. São seres vivos que contêm uma ampla variedade de formas, cores e tamanhos.

  • A maioria dos integrantes do reino Fungi, assim como as bactérias, obtém alimento decompondo a matéria orgânica do corpo de organismos mortos, atuando como saprófagos, conhecidos popularmente como decompositores. Todos os fungos, sem exceção, são heterótrofos por absorção. A nutrição ocorre por quebra de enzimas complexas do fungo, para ajudar na absorção de nutrientes necessários para sua atividade metabólica. Eles obtêm alimento de outros seres vivos, com os quais se associam. Assim, os fungos podem ser decompositores, parasitas ou mutualísticos. No caso do cogumelo, ele é decompositor, pois geralmente decompõe árvores e troncos.

  • Muitos cogumelos são comestíveis, alguns, como Agaricus sylvaticus, o Agaricus blazei e Pleurotus, entre outros, são largamente cultivados com aplicação de cuidados monitorados. Outros, no entanto, são extremamente tóxicos, como por exemplo o Amanita Phalloides, produtor de amatoxinas que, se ingeridas, causam danos irreversíveis ao fígado e rins e podem levar à morte mesmo em pequenas quantidades.
    Há ainda certos cogumelos com propriedades medicinais a exemplo do Penicillium do qual se conheceu o antibiótico penicilina (Descoberto por Alexander Fleming, foi primeiro antibiótico já inventado), também existe a ciclosporina e a ergotamina. Além disso, outros possuem propriedades psicoativas tais como alguns enteógenos utilizados tradicionalmente por diversos povos ao redor do mundo. O mais famoso destes cogumelos alucinógenos é o Psilocybe cubensis, no entanto outras espécies de Psilocybe e mais raramente em outros gêneros, como Campanella, têm as mesmas propriedades, devido à presença de psilocina e psilocibina. Psilocybe é muito utilizado em rituais no sul do México. Outra espécie utilizada em rituais, desta vez na Sibéria é o Amanita muscaria. Os Vikings faziam também vinho destes cogumelos no Medievo.

  • Alguns cogumelos são usados na medicina tradicional.[3] Em alguns países, extratos, como polissacarídeo-K, esquizofilano, peptídeo polissacarídeo ou lentinano, são terapias adjuvantes contra o câncer registradas pelo governo,[4][5][3] mas evidências clínicas de eficácia e segurança desses extratos em humanos não foi confirmado.

  • DOENÇAS E PRAGAS E SEU CONTROLE

    Pragas e doenças em cogumelos comestíveis? Isso é possível? Sim, é! Tal como todas as culturas de interesse agronômico, pragas e doenças podem limitar a produção de cogumelos comestíveis, além de prejudicar a aparência e qualidade final do produto. “Para manter o cultivo com baixo índice de contaminações, doenças e pragas são essenciais todas as medidas de higiene: pasteurização eficiente do substrato ou esterilização no cultivo axênico, controle preventivo de pragas que são vetores de contaminantes e patógenos e tecnologia de cultivo a mais controlada possível, desde a fase de colonização do composto pelo cogumelo”, afirma Fernanda Silveira Bueno, professora do Curso Cultivo de Cogumelo Shiitake em Substratos

  • As contaminações mais frequentes e severas são devido a fungos do substrato, mas algumas bactérias (Przybylowicz e Donoghue, 1990) e, eventualmente, o Verticillium spp. podem parasitar o shiitake (Eira, 2000; Eira e Montini, 1997).
    Quando o micélio e, ou, basidioma são parasitados por um desses patógenos específicos, caracteriza-se como doença (é o que acontece quando o cogumelo é diretamente parasitado pelo Verticillium spp. (podridão seca ou podridão parda) e as manchas e podridões causadas pela bactéria Pseudomonas tolaasii. Os competidores geralmente ocorrem no substrato axênico ou submetido à pasteurização severa, reduzindo a disponibilidade de nutrientes ou produzindo substâncias tóxicas que retardam ou impedem o crescimento do cogumelo (Figueiredo e Mucci, 1985; Fletcher et al., 1986).
    Dentre as bactérias, a Pseudomonas tolaasii (manchas bacterianas e necroses do basidioma) e a Pseudomonas spp. (manchas marrom-amareladas em basidiomas que evoluem à mumificação do basidioma), são pouco prejudiciais ao cultivo do shiitake em substrato, uma vez que, na maioria das vezes causam uma podridão na base do estípite, o qual normalmente é cortado na toalete para a embalagem do cogumelo fresco em bandejas (Eira e Montini, 1997).

  • Apesar de definidos genericamente pela cor, existem vários microrganismos capazes de causar mofos coloridos. São fungos cosmopolitas, destacando-se o Aspergillus sp., Penicillium sp., Trichoderma sp. (mancha verde e branca), Chaetomium sp. (bolor verde oliva), Stemonitis sp., Peziza sp., Alternaria sp., Mucor sp., Cladosporium sp. e Papulospora sp., entre outros (na maioria fungos imperfeitos ou Deuteromycota).
    Esses fungos manifestam-se em diferentes fases do cultivo, concentrando-se no substrato de cultivo. Raras vezes são encontrados colonizando os cogumelos, ocorrendo apenas com Trichoderma sp. Os competidores apresentam rápido crescimento e geralmente retardaram a fase de frutificação dos cogumelos, diminuindo a produtividade. Eles competem por nutrientes no composto e, na camada de cobertura, muitas vezes tornam-se parasitas secundários de cogumelos doentes, devido a outros patógenos, ou por injúrias físicas e distúrbios fisiológicos causados por fatores ambientais.
    Na maioria dos casos analisados, o índice de contaminação tornou-se mais severo após o segundo ou terceiro choque de indução de basidiocarpos. Nos cogumelos em frutificação, os fungossaprófitos do composto competem por nutrientes e, por vezes, manifestam-se como antagônicos à colonização do substrato pelo cogumelo comestível, causando mofo no composto (mofos verde-oliva, verde, cinza escuro, marrom etc.).

  • Intoxicações pela muscarina são caracterizadas por um aumento da salivação, transpiração e aumento na produção de lágrimas, cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão de cogumelos. Com amplas doses, estes sintomas podem ser seguidos de dor abdominal, náuseas severas, diarréia, visão turva e dificuldade respiratória.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais
  • NOÇÕES GERAIS DE COGUMELOS
  • DOENÇAS E PRAGAS E SEU CONTROLE
  • MODELOS DE NEGÓCIOS E EMPRESAS INOVADORAS
  • FORMULAÇÃO E PREPARO DE MEIOS PARA SEMENTES
  • ASPECTOS ECONÔMICOS DA FUNGICULTURA: PROCESSAMENTO E MERCADo
  • COGUMELOS: UMA IMPORTANTE FONTE DE METABÓLITOS PARA A SAÚDE HUMANA
  • MICROORGANISMOS E MOLÉCULAS BIOATIVAS DE COGUMELOS COMO AGENTES DE BIOCONTROLE
  • PROCESSAMENTO DE MATÉRIA PRIMA UTILIZADA COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE COGUMELOS
  • MÉTODOS ELETROANALÍTICOS: UMA NOVA FERRAMENTA DE ANÁLISE PARA A CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE COGUMELOS
  • CULTIVO DE DIVERSOS COGUMELOS: AGARICUS BLAZEI, LENTINULA EDODES, PLEUROTUS SPP, GANODERMA LUCIDUM PELA TÉCNICA "JUNCAO"
  • referência
  • agradecimento