Curso Online de Introdução à Toxicologia Forense
SEJA BEM VINDO AO CURSO Introdução à Toxicologia Forense
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- Introdução à Toxicologia Forense
-
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
Introdução à Toxicologia Forense
-
MODALIDADE DO CURSO ONLINE
CURSO É LIVRE.
-
O curso Introdução à toxicologia forense tem o intuito de compilar informações para que os interessados sobre a temática possam aprimorar seu conhecimento sobre as principais características da área, tais como: tópicos em toxicologia: drogas de abuso, divisão metodológica da toxicologia (como ciência), fatores que influenciam na toxicidade, principais agentes tóxicos, causas mais frequentes de intoxicações.
-
TÓPICOS EM TOXICOLOGIA: DROGAS DE ABUSO
Entre as mais conhecidas estão o álcool, o tabaco, as drogas ilícitas (maconha, cocaína, metanfetamina, heroína e crack), os estimulantes, os ansiolíticos, os analgésicos, além dos inalantes e solventes.
-
Compreende a detecção, identificação e frequentemente a quantificação de fármacos, mas também de drogas de abuso e exposição química. Essa área pode auxiliar no diagnóstico, tratamento, prognóstico e prevenção de intoxicações.
-
DIVISÃO METODOLÓGICA DA TOXICOLOGIA (COMO CIÊNCIA)
A toxicologia analisa os efeitos das diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiente, observando seus danos e benefícios a curto e longo prazo.
A toxicologia compreende diversas áreas, incluindo química, biologia, farmacologia, medicina. O seu objetivo principal é evitar que efeitos nocivos das sustâncias que utilizamos possam afetar a nossa saúde ou o nosso ecossistema.
Os produtos químicos estão presentes em nossa vida diariamente, desde a pasta de dente e shampoo que utilizamos para higiene e até mesmo nos agrotóxicos e conservantes dos nossos alimentos ou ainda nos medicamentos para cuidar da saúde. Eles compõem tudo o que está a nossa volta, seja no ar que respiramos ou na água que bebemos.
Mas o que leva uma substância a causar danos? Qual a dose ideal? Alguns produtos podem mesmo ser perigosos ou causar o câncer?
O grande desafio da toxicologia é estabelecer o uso seguro das substâncias químicas, uma vez que nem todos irão responder às substâncias exatamente da mesma maneira. Muitos fatores, incluindo a quantidade e a duração da exposição, a suscetibilidade de um indivíduo e a idade, podem ser diferentes.
-
O conhecimento dos venenos animais e extratos vegetais para caça, guerra e assassinatos e, provavelmente, anterior a história escrita. Um dos documentos mais antigos conhecidos, o Papiro de Ebers (cerca de 1500 a.C.), contém informações relativas a muitos venenos conhecidos, incluindo ópio e metais como chumbo e cobre.
O Livro de Jó (cerca de 1400 a.C.) fala de flechas envenenadas e Hipócrates (cerca de 400 a.C.) postulou princípios de toxicologia clínica referentes a biodisponibilidade em terapia e sobredosagem e acrescentou o conhecimento de uma série de venenos.
A toxicologia experimental acompanhou o crescimento da química orgânica e desenvolveu-se rapidamente durante o século XIX. Com o advento dos anestésicos e desinfetantes no fim dos anos de 1850, teve início a toxicologia, como e atualmente entendida. Nesse período, era frequente o uso de medicamentos em fase de “patente”, o que provocou vários incidentes de intoxicações.
Na década de 1900, a descoberta da radioatividade e das vitaminas, levou ao uso de bioensaios em grande escala (múltiplos estudos com animais) para determinar se esses “novos” produtos químicos eram benéficos ou perigosos.
-
A toxicologia é uma área muito ampla e utiliza diversas metodologias para entender os efeitos nocivo das substâncias, como técnicas moleculares, genéticas e analíticas. Por sua abrangência e aplicabilidade é dividida em várias especialidades, cada uma com suas características particulares. Vejamos a seguir algumas delas:
-
Identifica as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho e os riscos que oferecem, com o objetivo de preservar a saúde do trabalhador. São estudados os agentes tóxicos de matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados.
Além de monitorar o ambiente, deve ser realizado também o monitoramento biológico do trabalhador. A identificação precoce da exposição pode permitir a proteção do indivíduo antes que se manifestem efeitos tóxicos graves e, por vezes, irreversíveis. É o que acontece, por exemplo, nos cenários industriais e agrícolas com trabalhadores expostos a agrotóxicos e metais. -
Incide sobre os impactos dos poluentes químicos no ambiente de organismos biológicos. Estuda os efeitos dos produtos químicos em organismos como peixes, aves, animais terrestres e plantas.
A ecotoxicologia, uma área especializada da toxicologia ambiental, é voltada especificamente para o impacto das substâncias tóxicas na população de um ecossistema.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução à Toxicologia Forense
- TÓPICOS EM TOXICOLOGIA: DROGAS DE ABUSO
- DIVISÃO METODOLÓGICA DA TOXICOLOGIA (COMO CIÊNCIA)
- PRINCIPAIS AGENTES TÓXICOS
- CAUSAS MAIS FREQUENTES DE INTOXICAÇÕES
- EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
- PRIMEIROS SOCORROS
- TRATAMENTO E SINTOMATOLOGIA DE ALGUNS INGREDIENTES ATIVOS
- INSETICIDAS CLORADOS
- INSETICIDAS FOSFORADOS
- PIRETRO E PIRETRÓIDES
- PARÂMETROS TOXICOLÓGICOS
- CONCEITOS BÁSICOS DE TOXICOLOGIA
- LISTA DE ABREVIATURAS
- REFERÊNCIA
- AGRADECIMENTO