Curso Online de Estratégia de Saúde da Família- enfoque para enfermagem
O curso traz a linha do tempo da saúde da familia no país, bem como atribuições dos profissionais, funcionamento de uma ESF, com enfoque ...
Continue lendoAutor(a): Suselei Elisane Da Silva Kansao
Carga horária: 15 horas
Por: R$ 24,90
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
-
Bem-vindos!
-
Para um bom desempenho profissional em ESF, é necessário que o profissional tenha conhecimento de algumas leis, regimentos e até mesmo a linha do tempo desde a criação do sistema até os dias de hoje.
Bom estudo!
-
A seguir veremos um breve histórico do SUS, a criação da ESF e a atuação da enfermagem neste segmento.
-
HISTÓRICO
-
Criação do SUS
O SUS considerado o mais complexo plano de saúde pública do mundo em abrangência, foi na Constituição Federal de 1988, onde consta que todo cidadão possui o direito a saúde e é um dever do Estado prover o acesso ao sistema.
-
Lei Orgânica da Saúde
Regido pela Lei Orgânica da Saúde (LOS), editada em 19 de setembro de 1990, sob o n° 8080. Tem como princípios norteadores a universalidade, integralidade e equidade, e como princípios organizativos a descentralização, hierarquização e regionalização, além da participação popular.
-
A universalização do acesso à saúde garante que todo cidadão, independentemente de raça, gênero e/ou qualquer outra característica. Tendo a união, o estado e o município o dever de garantir este princípio.
-
O SUS assegura através do princípio de equidade, que todo indivíduo é igual perante o sistema de saúde pública do país. Este princípio tem como objetivo diminuir as desigualdades, visando às pessoas como diferentes uma das outras, tendo, portanto necessidades distintas.
-
Conforme a LOS, a integralidade é um agregado de ações de práticas curativas e preventivas voltadas para o usuário e/ou a comunidade, com cobertura em todos os graus de complexidade do SUS. Dentro deste princípio norteador, menciona-se a presença do direito a um atendimento personalizado, baseado na humanização.
-
Faz parte da LOS, também os princípios organizativos do sistema, onde é definida a descentralização da gestão, isto é o poder de decisão, bem como o suporte financeiro passam a ser distribuídos pelo Ministério da Saúde, para as Secretaria Estaduais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, cabendo a estas a definição das políticas de saúde das suas localidades.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA