Curso Online de Estratégia de Saúde
Estratégia de Saúde da Família (ESF)
Continue lendoAutor(a): Mdn Cursos On Line
Carga horária: 6 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 30 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Weverton Passos Da Silva
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
ENF.:MARCELO NEVES
enf.:marcelo neves
estratégia de saúde
da família (esf) -
Conteúdo
conteúdo
contextualização
medicina de família e comunidade
princípios
residência médica
estratégia de saúde da família (esf)
organização
áreas estratégicas
atribuições dos membros
sistema de informação da atenção básica (siab)
panorama atual -
Contextualização
contextualização
paradoxo: através do modelo hegemônico observa-se um extremo avanço tecnológico na luta contra as doenças associado a um elevadíssimo custo, grandes barreiras de acesso e resultados sanitários inadequados.
desvio dos médicos do seu foco principal, que é a pessoa, inserido no seu contexto social, cultural e econômico.
insatisfação das pessoas com esse modelo: crescimento das medicinas alternativas. -
Contextualização
contextualização
a doença se dá sempre em alguém, reveste-se da personalidade da pessoa doente. cabe aos médicos saber que as patologias estão presentes em alguém que tem uma personalidade concreta e de quem tem de cuidar. o médico cuidará bem do seu paciente se conhecer bem a doença e ao mesmo tempo não perder de vista que ali existe um ser humano, alguém com dignidade, livre e inserido em um contexto de valores e conceitos próprios.
-
Contextualização
contextualização
para recolocar a pessoa no centro da prática médica é necessário considerar tanto os aspectos individuais como o contexto no qual ele se insere.
o comportamento “inadequado” de um paciente relacionado à recusa em seguir determinada prescrição pode estar relacionado a vários fatores, tais como dificuldades econômicas em conseguir os medicamentos, concepções culturais sobre a doença e sobre os medicamentos.
por tais fatores serem determinados por condições sócio-econômicas e pela cultura desse paciente, um comportamento aparentemente individual tende a se reproduzir em outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo social.
vídeo: psf -
Contextualização
contextualização
os estudos da antropologia médica tem contribuído para a relativização de valores.
relativizar é buscar entender a diferença e o outro a partir da cultura própria dele.
a relativização ocupa posição contrária ao etnocentrismo, que é a visão de mundo em que o próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos próprios valores, modelos e definições do que é a existência.
muitas vezes os pacientes são analisados e julgados* a partir da perspectiva exclusivamente médica, sem considerar as crenças e os valores daqueles pacientes.*perspectiva culpabilizatória do paciente pelo profissional de saúde
-
Contextualização
contextualização
a depender da cultura à qual se está referindo – do médico ou do paciente (leigo) – existirão perspectivas diferentes em relação à saúde e à doença.
para dar conta dessas perspectivas distintas, a antropologia médica se utiliza de modelos explanatórios ou explicativos baseados nas diferenças entre as noções de disease e illness. -
Contextualização
contextualização
disease corresponde ao termo patologia e consiste na visão médica da doença, ou seja, a doença vista como um problema físico-biológico, interpretada pelos profissionais de saúde à luz de seus modelos teóricos que os orientam em seu trabalho clínico.
trata-se de uma definição de disfunção, assentada em um referencial essencialmente biomédico (flexneriano). -
Contextualização
contextualização
illness pode ser traduzida como problema ou perturbação e refere-se ao modo como as pessoas percebem a sua doença, ou seja, é a resposta subjetiva do indivíduo e/ou de sua rede de relações (familiares, amigos, vizinhos) frente à situação de doença.
consiste em um fenômeno que engloba aspectos individuais, sociais e culturais da experiência de doença. -
Contextualização
contextualização
a noção de illness contempla, também, o significado atribuído à doença, ou seja, as respostas que o indivíduo e seu meio social dão a um conjunto de perguntas.
o que eu deveria fazer sobre isso ou a quem eu deveria recorrer em busca de ajuda?
deveria ir ao médico para tratar as doenças oportunistas [devidas à aids], mas também ao centro espírita para acalmar o espírito da minha amiga que se encostou em mim. -
Contextualização
contextualização
em determinadas situações as noções de disease e illness apresentam-se isoladas.
no caso da hipertensão arterial sistêmica é comum observar a pressão arterial muito alta repetidas vezes durante o acompanhamento do paciente, mas, pelo fato dele não apresentar nenhum sintoma, este indivíduo não se considera doente e, muitas vezes, terá dificuldades em aceitar o uso de medicação.
presença de disease e ausência de illness.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- ENF.:MARCELO NEVES
- Conteúdo
- Contextualização
- Medicina de Família e Comunidade
- ESF