Curso Online de Proteínas
As proteínas possuem funções vitais como: suporte estrutural; regulação hormonal; catalisadoras; transporte e defesa.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
PROTEÍNAS
- Proteínas
-
As proteínas são polímeros formados por unidades de aminoácidos, que estão unidos entre si por ligações peptídicas.
-
As proteínas estão entre os compostos orgânicos mais abundantes da natureza perfazendo, aproximadamente, 50% do peso seco dos organismos vivos.
Essa ampla distribuição está associada a uma vasta diversidade estrutural, sendo conhecidas nos seres humanos mais de 100.000 proteínas diferentes.
-
Diversos alimentos são fontes ricas em proteínas, dentre eles: as carnes de todos os tipos, ovos, leite, queijo, leguminosas, entre outros. Especificamente as fontes de proteína de origem animal apresentam alto valor biológico, ou seja, possuem bom perfil de aminoácidos essenciais e digestibilidade.
-
Em uma proteína cada aminoácido está ligado a outro por uma ligação peptídica. Por meio dessa ligação, o grupo amina de um aminoácido une-se ao grupo carboxila do outro, havendo a liberação de uma molécula de água.
-
Quanto à origem, as proteínas podem ser exógenas, provenientes das proteínas ingeridas pela dieta, ou endógenas, derivadas da degradação das proteínas celulares do próprio organismo.
- Principais Funções das Proteínas
-
Os proteoglicanos são macromoléculas da superfície das células ou da matriz extracelular, contendo uma proteína (o cerne proteico) ligada por ligação tetrassacarídica a várias cadeias de açúcar os glicosaminoglicanos sulfatados (como o heparansulfato, sulfato de condroitina, dermatan sulfato ou queratan sulfato). O grupo negativo do açúcar faz com que esse complexo tenha, em volta de si, grandes quantidades de água, proporcionando a viscosidade e lubrificação das articulações.
-
A estrutura primária das proteínas consiste na sequência linear dos aminoácidos.
-
A estrutura secundária, que é o arranjo espacial dos átomos de um esqueleto polipeptídico e é mantida à custa das ligações de hidrogênio
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Proteínas
- Principais Funções das Proteínas
- Classificação das Proteínas
- Proteínas Globulares e Proteínas Fibrosas