Curso Online de Bioquímica Médica
A Bioquímica Médica é um ramo da bioquímica essencial para que os estudantes dos cursos de áreas da saúde, sobretudo biomedicina, farmáci...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- BIOQUÍMICA MÉDICA
- Introdução
-
A Bioquímica Médica é um ramo da bioquímica essencial para que os estudantes dos cursos de áreas da saúde, sobretudo biomedicina, farmácia, enfermagem e medicina, comecem a desenvolver um olhar crítico sobre a correlação existente entre a bioquímica e as situações práticas observadas no dia a dia da atuação profissional.
-
Os exames bioquímicos compõem uma porção consideravelmente elevada dentro das análises realizadas em um laboratório clínico. Eles são requisitados em situações variadas, por vezes mais específicas, como na avaliação de glicemia em suspeitas de diabetes, e por vezes de forma complementar, como na monitorização de função hepática em pacientes acometidos por hepatites virais.
-
Por meio dos achados bioquímicos, é possível determinar o estado funcional dos mais diversos órgãos e sistemas corporais, realizar a triagem e o acompanhamento de distúrbios metabólicos, avaliar a resposta a tratamentos, entre outras tantas possibilidades que fazem com que o setor de bioquímica seja essencial na composição de um laboratório, seja este de pequeno ou grande porte, com atendimento ambulatorial ou hospitalar.
-
Para realizar essa diversidade de exames, as principais amostras utilizadas nas análises bioquímicas são sangue e urina, entretanto, também é possível analisar padrões bioquímicos em outras amostras, como saliva, líquido cefalorraquidiano e outros líquidos corporais.
-
O pH do sangue ronda os 7.4 e pequenas variações, como 0.2, são suficientes para provocar a morte de um indivíduo. No entanto, o pH noutros locais do organismo pode ter valores muito diferentes (ex. pH do estômago pode variar entre 2.5 e 3.0) de acordo com as reações que ocorrem nos diferentes órgãos/tecidos. Apesar dos diferentes valores que se podem registar nos mais variados tecidos, é necessário que, em cada caso, o pH se mantenha constante, qualquer que seja o seu valor ideal, para que as reações metabólicas se dêem corretamente. É para isso muito importante a existência de soluções tampão.
-
Funções da água:
Regulação da temperatura corporal .
Lubrificação das articulações.
Meio onde se processam todas as reações químicas.
Participação na digestão , absorção, circulação e excreção. -
A inflamação é uma resposta protetora do sistema imunológico a infecção, doença aguda, traumatismo, toxinas, muitas doenças crônicas e estresse físico. Os índices bioquímicos são afetados pela inflamação primariamente por redirecionamento para síntese dos reagentes de fase aguda. As condições inflamatórias deflagram a resposta imunológica para liberar eicosanoides e citocinas, que mobilizam nos nutrientes exigidos para sintetizar reagentes da fase aguda positiva (que aumentam em resposta à inflamação) e leucócitos.
-
O processo químico de conversão do alimento em energia é denominado de bioenergética ou metabolismo. Esse processo é similar em muitos aspectos ao uso de qualquer fonte energética (p. ex., carvão, gasolina) para fornecer energia a uma máquina em funcionamento; ou seja, as ligações químicas que existem na fonte energética são quebradas, liberando energia que pode potencializar o trabalho realizado pela máquina ou pelo corpo humano.
- Carboidratos
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- Carboidratos
- Lipídios
- Aminoácidos
- Proteínas
- Ácidos Nucleicos
- Vitaminas
- Metabolismo