Curso Online de DEFEITOS E CAUSAS DE ERRO NO PREPARO E MANIPULAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA

Curso Online de DEFEITOS E CAUSAS DE ERRO NO PREPARO E MANIPULAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA

Este curso destina-se aos profissionais de laboratórios microbiológicos das indústrias de alimentos: Neste curso você aprendera as princi...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 75,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso destina-se aos profissionais de laboratórios microbiológicos das indústrias de alimentos: Neste curso você aprendera as principais causas de defeitos e erros no preparo de meios de cultura. Para isso foi elaborado o curso a fim de fornecer subsídios para a utilização corretada dos meios de cultura com a finalidade de evitar possíveis defeitos em meios de cultura, e/ou em cultivos de microrganismos virtude de um meio de cultura mal preparado. Este curso possui 61 slides, com fotos ilustrativas.

Sou Biológo Licenciado pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat, com Especialização em Processamento e Controle de Qualidade em Carnes, Leite e Ovos, pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, com 17 (doze) anos de experiência em laticinios, nas mais diverdas aréas, como laboratório Fisico-quimico e Microbiológico,atuando no Controle e na garantia da Qualidade. De 2013 a 2015 trabalhei na area de processamento e no controle de qualidade em um Frigorifico (abatedouro) de Aves, e em uma fabrica de industrializados embutidos de derivados de aves, atuando como Supervisor nas áreas de Processamento Industrial na produção de Linguiças, Salsichas, Mortadelas, Presunto e Apresuntado de frango, e no Controle e Garantia da Qualidade. Em outubro de 2015 a abril de 2019, voltei novamente em laticínio, com produção de queijos: Mussarela, Prato, Provolone, Parmessão, Ricota, Minas Frescal, manteiga, doce de leite em pasta e barra, requeijão cremoso, creme de leite, nata, bebida láctea fermentada e não fermentada,iogurte,coalhada, etc. Atualmente estou trabalhando como supervisor do controle e qualidade em uma rede de supermercado. email para contato: jpdanibio@hotmail.com



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • joão paulo dani
    biólogo crb: 43.140/01
    especialista em
    controle de qualidade

    1

    defeitos e causas de erro no preparo e manipulação de meios de cultura

  • 2

    olá!

    sejam bem vindos.
    neste cursos vamos estudar sobre:
    os principais tipos de meios de cultura.
    classificação dos meios de cultura.
    os principais causas de defeitos e erros no preparo e manipulação em meios de cultura.

    2

    2

    2

  • 3

    meio de cultura é qualquer nutriente liquido ou sólido que pode ser utilizado no laboratório para o cultivo de microrganismos.

    cada microrganismo ou espécie de microrganismo necessita de condições de ph, pressão osmótica, e nutrientes próprios para seu desenvolvimento.

    assim o meio de cultura deve fornecer os requerimentos necessários para o(s) microrganismo(s) a ser (em) cultivado(s).

    introdução

  • 4

    em função da variação quanto aos requerimentos nutricionais entre os microrganismos, não é possível formular um meio que permita o crescimento de todos os eles.

    os meios empregados para o cultivo de microrganismos específicos normalmente imitam o substrato encontrado no seu habitat natural.

    um meio de cultura pode ser sólido, semi-sólido ou liquido, quanto à sua consistência.

    introdução

  • introdução

    pode ser também enriquecedor, seletivos, diferenciadores ou manutenção, quanto à sua função.

    e ainda também animados ou inanimados quanto à sua natureza.

    alguns meios de cultura, possuem bases e suplementos para análise laboratorial de água, lacticínios, alimentos, indústria de bebidas, biologia molecular e  farmacêuticos, etc.

    5

  • os microrganismos, tal como outros organismos vivos necessitam de obter os nutrientes apropriados do seu meio ambiente.

    sendo assim para cultivar e manter microrganismos vivos em laboratório, se faz necessário de os colocar em meios de cultura, contendo os nutrientes apropriados e necessários, para o seu crescimento.

    além de nutrientes, é igualmente necessário que as condições de oxigênio (presença ou ausência), ph e pressão osmótica, sejam adequadas ao crescimento desses microrganismos.

    6

    principios dos meios de cultura

  • na preparação dos meios e na manutenção das culturas de microrganismos, é importante observar as necessárias condições de assepsia, de modo a se evitarem contaminações com outros microrganismos indesejáveis.

    meio de cultura, pode-se ser qualquer nutriente líquido ou sólido que pode ser utilizado no laboratório para o cultivo de microrganismos.

    meios de cultura consistem da associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismos fora do seu meio natural.

    7

    principios dos meios de cultura

  • tendo em vista a ampla diversidade metabólica dos microrganismos, existem vários tipos de meios de cultura para satisfazerem as mais variadas exigências nutricionais.

    as exigências nutritivas estão relacionadas a uma fonte de carbono, de nitrogênio, de energia, e de sais minerais.

    além dos nutrientes é preciso fornecer também as condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento dos microrganismos, tais como ph, pressão osmótica, umidade, temperatura, atmosfera (aeróbia, microaeróbia ou anaeróbia), dentre outras.

    8

    principios dos meios de cultura

  • alguns microrganismos, também necessitam de fatores de crescimento como por exemplo (vitaminas e aminoácidos).

    cada microrganismo, ou cada espécie de microrganismo necessita de condições de ph, pressão osmótica, e nutrientes próprios para seu desenvolvimento.

    assim o meios de culturas devem fornecer os requerimentos (nutrientes), necessários para o(s) microrganismo(s) a ser (em) cultivado(s).

    em função da variação quanto aos requerimentos nutricionais entre os microrganismos, não é possível formular um único meio que permita o crescimento de todos os eles.

    9

    principios dos meios de cultura

  • os meios de cultura empregados para o cultivo de microrganismos específicos normalmente imitam o substrato encontrado no seu habitat natural.

    meios de cultura, para o crescimento de fungos têm, uma concentração maior de açúcar (4%) e um ph menor (3,8 a 5,6), em relação por exemplo aos meios destinados ao cultivo de bactérias (ph 6,5 a 7,5).

    essa combinação favorece o crescimento dos fungos, e inibe o crescimento da maioria das bactérias, ou, tem em sua formulação antibióticos, para inibir o crescimento bacteriano.

    10

    principios dos meios de cultura

  • 11

    principios dos meios de cultura

    os meios de cultura, contêm em sua formulação todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos), são utilizados com a finalidade de cultivar e manter os microrganismos viáveis no laboratório microbiológico, sob a forma de culturas puras.

    por outro lado, para manter uma cultura pura, é necessário que o meio de cultura que se pretende utilizar seja mantido desprovido de qualquer organismo vivo contaminante.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 75,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • DEFEITOS E CAUSAS DE ERRO NO PREPARO E MANIPULAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA
  • INTRODUÇÃO
  • PRINCIPIOS DOS MEIOS DE CULTURA
  • PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS MEIOS DE CULTURA
  • FORMULAÇÕES DOS MEIOS DE CULTURA
  • COMPOSIÇÃO DOS MEIOS DE CULTURA
  • PRINCIPAIS ETAPAS NO DESENVOLVIMENTO DE UM MEIO DE CULTURA
  • CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS DE CULTURA
  • PRINCIPAIS DEFEITOS E CAUSAS DE ERRO NO PREPARO E MANIPULAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA
  • SOLIDIFICAÇÃO DO MEIO EM PÓ
  • TURBIDEZ
  • SOLIDIFICAÇÃO INSUFICIENTE
  • DESVIOS DE COR
  • CRESCIMENTO POBRE
  • COLÔNIAS ALTERADAS
  • CRESCIMENTO ATÍPICO
  • PRECIPITAÇÃO
  • TESTE DE QUALIDADE PARA MEIOS DE CULTURA
  • FOTOS ILUSTRATIVAS
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS