Curso Online de Direito Eleitoral - Partidos Politicos
Neste curso você irá estudar o conceito de partido político, bem como ocorreu a evolução desta organização representativa no Brasil e no ...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Direito Eleitoral
Partidos PolíticosConceito, Sistemas Partidários e Evolução Histórica
-
PARTIDOS POLÍTICOS
PARTIDOS POLÍTICOS
CONCEITO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS
Conceito:
- Podemos conceituar partido político como uma organização ou associação de pessoas que partilham dos mesmos ideais e interesses e que de forma legal e voluntária resolvem se juntar objetivando obter e exercer o poder político no interesse de um determinado grupo.
- De acordo com José Afonso da Silva, partido político é :*“uma forma de agremiação de um grupo social que se propõe a organizar, coordenar e instrumentar a vontade popular com o fim de assumir o poder para realizar seu programa de governo.”
*Silva, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 27ª Edição, 2006.
-
PARTIDOS POLÍTICOS
- Outro *conceito de partido político foi dado por Celso Ribeiro Bastos, citado por Pedro Lenza:
- A matéria partidos políticos é tratada pela Constituição Federal de 1988 em seu art. 17, lembrando que eles são instrumentos imprescindíveis para a manutenção do Estado Democrático de Direito.
*LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, 16ª Edição, 2012.
“uma organização de pessoas reunidas em torno de um mesmo programa político com finalidade de assumir o poder e de mantê-lo ou, ao menos, de influenciar na gestão da coisa pública através de críticas e oposição.”
PARTIDOS POLÍTICOS
-
PARTIDOS POLÍTICOS
Sistemas partidários:
O Estado partidário contemporâneo adota três sistemas partidários:
PARTIDO ÚNICO OU UNIPARTIDARISMO
MULTIPARTIDARISMO
BIPARTIDARISMO
PARTIDOS POLÍTICOS
-
PARTIDOS POLÍTICOS
Partido único: tem a característica de ter somente um partido político, que é utilizado como instrumento máximo de conservação do poder.
Podemos dizer que está ligado à regimes autoritários/totalitários, como o nazismo e o fascismo.
Neste sistema o eleitor não tem alternativas no que diz respeito às escolhas de seus governantes.
PARTIDOS POLÍTICOS
-
Bipartidarismo: mesmo que o nome indique a existência de 2 partidos políticos, nesse sistema não existe tal limitação, existindo a possibilidade de que vários partidos concorram.
Contudo, a estruturação do sistema admite que apenas 2 partidos tenham condições significativas de chegar ao poder.
Multipartidarismo: esse sistema tem a característica de admitir a existência de vários partidos políticos, todos com possibilidades reais de chegar ao poder.
Para muitos estudiosos, caracteriza-se como o sistema mais democrático, tendo em vista possibilitar que as minorias sejam representadas.
PARTIDOS POLÍTICOS
-
PARTIDOS POLÍTICOS
O Brasil acolheu o sistema multipartidário, possuindo um extenso número de partidos políticos.
Ressaltando que temos preceito constitucional que proíbe a vedação ou restrição de constituição de partido político, protegendo o pluralismo político, o que pode ser observado nos art. 17, caput e art. 1º, V ambos da CF/88.PARTIDOS POLÍTICOS
-
PARTIDOS POLÍTICOS
Art. 17, caput da CF/88:
Art. 1º, V da CF/88:
“Art. 17. É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos:”
“Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
(...)
V - o pluralismo político.”PARTIDOS POLÍTICOS
-
PARTIDOS POLÍTICOS
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
Evolução histórica:
Na Inglaterra, em meados do século XVI, durante o reinado de Elizabeth I, foram identificados grupos que disputavam o poder, representando interesses distintos, evoluindo para o que hoje conhecemos como Partido Conservador e Partido Liberal.
Na França, na Época da Revolução Francesa (1789-1799), quando ocorreu a substituição da monarquia por uma república democrática, também surgiram partidos políticos.PARTIDOS POLÍTICOS
-
PARTIDOS POLÍTICOS
Mas quando falamos dos partidos políticos com as características semelhantes às dos partidos atuais, devemos nos reportar à 1ª metade do século 19, principalmente na Europa Ocidental e nos Estados Unidos.
Como nessa época os direitos políticos eram mais restritos às classes mais abastadas, os partidos políticos, que funcionavam somente à época das eleições, eram liderados por *aristocratas e outras pessoas da alta sociedade, que financiavam as campanhas de seus candidatos.SAIBA MAIS: *Aristocracia: classe social privilegiada, elite; aqueles que detêm privilégios da nobreza.
PARTIDOS POLÍTICOS
-
PARTIDOS POLÍTICOS
- No final do século XIX, ocorreu uma expansão dos direitos políticos à outras camadas sociais, começando a surgir demandas políticas das classes trabalhadoras, e como consequência, começaram a surgir partidos políticos que passaram a colher e direcionar as demandas de um eleitorado diversificado.
PARTIDOS POLÍTICOS
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- PARTIDOS POLÍTICOS
- Você concluiu a aula.