Curso Online de Java-Introdução à Orientação a Objetos
O que é OO? Paradigma de OO Por que usar OO? Conceito de OO Elementos básicos em OO Objetos Classes Pacotes Instâncias Atributos Mensage...
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Introdução à Orientação a Objetos
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Introdução à Orientação a Objetos
(Parte I)
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Tópicos da Primeira Aula
Tópicos da Primeira Aula
O que é OO?
Paradigma de OO
Por que usar OO?
Conceito de OO
Elementos básicos em OO
ObjetosClasses
Pacotes
Instâncias
Atributos
Mensagens e Métodos
Exemplo Geral2
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O que é Orientação a Objetos?
O que é Orientação a Objetos?
Um paradigma de programação que permite representar programaticamente elementos do espaço de problemas.
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Contextualizando o Problema
Contextualizando o Problema
O que leva um programador a mudar do paradigma procedimental para um novo?
Complexidade crescente dos sistemas
Limitações da capacidade humana de compreensão de um sistema com um todo.4
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Paradigma
Paradigma
Em Ciência da Computação:
Paradigmas explicam como os elementos que compõem um programa são organizados e como integram entre si.5
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Paradigma de Orientação a Objetos
Paradigma de Orientação a Objetos
O paradigma de Orientação a Objetos tem várias características marcantes:
Alta reutilização de software,
Desenvolvimento sempre evolutivo,
Construções complexas a partir de construções simples,
Manutenção tende a ser simples.6
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Por que usar Orientação a Objetos?
Por que usar Orientação a Objetos?
A orientação a objetos promete, quando bem utilizada, oferecer ganhos em termos de rapidez, custo, confiabilidade, flexibilidade e facilidade de manutenção.
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Por que Orientação a Objetos?
Por que Orientação a Objetos?
Paradigma único,
Facilidade na reutilização da arquitetura e do software,
Modelos que refletem o mundo real.
Estabilidade de alteração.
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Paradigma Único
Paradigma Único
A nomenclatura e os métodos utilizados na produção de um software orientado a objetos permanecem praticamente os mesmos.
Programadores, analistas, projetistas, usuários, etc. comunicam-se utilizando praticamente a mesma linguagem.
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Facilidade na Reutilização da Arquitetura e do Software
Facilidade na Reutilização da Arquitetura e do Software
O software produzido é encapsulado em unidades básicas denominadas classes.
Essas classes possuem semânticas que podem ser reaproveitadas em novos softwares.
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Facilidade na Reutilização da Arquitetura e do Software
Facilidade na Reutilização da Arquitetura e do Software
Exemplo: Uma classe denominada Funcionário poderia ser utilizada
em um controle de departamento pessoal
em um software de comissões adotado pela mesma empresa comissionar seus funcionários.11
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Capítulos
- Introdução à Orientação a Objetos
- Tópicos da Primeira Aula
- O que é Orientação a Objetos?
- Contextualizando o Problema
- Paradigma
- Paradigma de Orientação a Objetos
- Por que usar Orientação a Objetos?
- Por que Orientação a Objetos?
- Paradigma Único
- Facilidade na Reutilização da Arquitetura e do Software
- Modelos que refletem o mundo real
- Estabilidade de alteração
- Conceito de Orientação a Objetos
- Conceitos Fundamentais
- Conceitos Estruturais
- Conceitos Composicionais
- Conceitos Comportamentais
- Elementos básicos em Orientação a Objetos
- Objeto
- Objetos
- Classificando os objetos...
- Objeto
- Objeto - Estado
- Objeto – Estado - Exemplo
- Objeto – Comportamento
- Objeto – Comportamento – Exemplo
- Objeto - Identidade
- Objeto - Exemplos
- Objeto – Outro Exemplo
- Objeto – Outro Exemplo (cont.)
- Objeto - Representação
- Exemplo – Lâmpada
- Classe
- Classe - Uma fábrica de objetos
- Classe
- Classes - Exemplos
- Classe
- Classes – Exemplos
- Classe - Exemplo
- Classe – Exemplo de Código
- Classe – Outro Exemplo de Código
- Pacotes
- Instância
- Instância - Exemplo
- Instância – Exemplo de código
- Atributos
- Atributos - Exemplo
- Atributo – Outro Exemplo
- Atributo – Exemplo de código
- Mensagens e Métodos
- Mensagens
- Mensagens - Exemplo
- Métodos
- Métodos - Exemplo
- Método –Exemplo de código
- Exemplo Geral
- Exemplo Geral (cont.)
- Exercício