Curso Online de Java Progressivo
A linguagem Java é a mais utilizada e requisitada no Mercado de Trabalho, e não é por menos. Ela é multiplataforma, você pode usar e pro...
Continue lendoAutor(a): Projeto Progressivo
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Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
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PS: Não é uma ideia muito inteligente tentar piratear ou distribuir material de uma empresa que ensina
programação. Nesta apostila, vai um código oculto e único, que mostra o verdadeiro dono do material.
Sumário
** Como ser um excelente programadorO básico da linguagem Java
O necessário para começar a programar: instalando o JDK e o NetBeans
Criando o primeiro programa em Java
Código comentado do primeiro exercício - o que são Classes e Métodos
Saídas Simples usando print, println e printf
10 exercícios sobre saídas simples
Comentando e usando Delimitadores de comentários
Tipos numéricos: byte, short, int, long, float e double
Recebendo dados do usuário: a classe Scanner
Operações Matemática: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Resto da Divisão (módulo) e Precedência dos operadores matemáticos
Comparações: os operadores maior (>), menor (=), menor igual (<=), igual (==) e diferente (!=)
O tipo char: armazenando e representando caracteres
O tipo boolean: a base da lógica na computação
Operadores lógicos e de negação: && (E ou AND), || (OU ou OR) e o ! (negação)Estruturas de Controle/Controle de Fluxo e Laços
if else : Testando e Escolhendo o que vai ser Executado
Questões sobre if else
Operadores de Incremento (++) e Decremento (--)
Operadores de Atribuição: +=, -=, *=, /= e %= -
Operadores de atribuição e de incremento e decremento - diferenças entre a=++b e a=b++
O laço while: o que é, como usar e calculando PA e PG com while
6.1 Questões usando o laço while
Loop infinito, controlando laços e loopings com o while
Laço for: tendo um maior controle sobre as repetições
8.1 Questões usando o laço for
O laço do ... while: O laço que sempre acontece...pelo menos uma vez
Os comandos break e continue: interrompendo e alterando fluxos e loopings
O comando switch: fazendo escolhas em Java
Exercícios envolvendo laços
Apostila Caelum resolvida: Capítulo 3, Variáveis, Tipos Primitivos e Controle de FluxoOrientação a Objetos, parte I: Criando e declarando classes - Construtores
Introdução: o que são, para que servem, como e onde usar as Classes e Objetos em Java
Como criar uma Classe e declarar Objetos
Acessando e modificando variáveis de Classes e Objetos
Construtores: o que são, para que servem e como usarMétodos
1. Introdução: o que são, para que servem, como e quando usar os methods
Aplicativo: menu simples usando métodos, laços e o comando switch
O comando return: obtendo informações dos métodos
Parâmetros e Argumentos: passando informações para os métodos
A Classe Math: constantes, principais métodos e chamando métodos de outras classes
Sobrecarga de métodos (method overloading): declarando métodos com o mesmo nome
Passando uma lista de argumentos, de tamanho qualquer, para um método
Exercícios: treine com questões envolvendo métodos e tudo o que aprendeu até aqui
Jogo: Adivinhe o número que o computador sorteou [modo texto] -
Orientação a Objetos, parte II: Os métodos set e get - Composição - Enum
Auto-referência com o this: Invocando métodos de Classes e Objetos
set e get: o que são e como usar esses métodos de forma correta
Aplicativo: Conta bancária/ Caixa eletrônico em Java
Composição: trocando informações entre Objetos
Use constantes, e não números - declarando variáveis com o final
enum: A melhor maneira para manusear constantes
static: Usando membros estáticos
Apostila Caelum Resolvida: Capítulo 4 - Orientação a objetos básica
Apostila Caelum Resolvida: Capítulo 6 - Modificadores de acesso e atributos de classe
Jogo: Campo Minado em Java
Código comentado sobre como fazer o jogo Campo Minado em JavaProgramação Gráfica em Java, parte I: Caixas de Diálogo
Introdução à programação gráfica em Java, GUI e 2D
Exibindo mensagens através das caixas de diálogo (dialog box)
Recebendo dados do usuário através das caixas de diálogo (dialog boxes)
Como passar variáveis do tipo String para int, float e double
4.1 Aplicativo: calcula as raízes de uma equação do segundo grau
5. Construindo (build) seu projeto Java no NetBeansEstrutura de Dados, parte I: Array e ArrayList
Introdução ao estudo de estrutura de dados em Java: Array, ArrayList, Listas, Filas e Pilhas
Arrays (ou vetores): como declarar, usar e acessar seus elementos
Foreach: O laço for para Arrays
Array multidimensional ou Matriz: um Array de arrays -
Arrays em métodos: passagem por valor e passagem por referência
Classe Arrays (Arrays Class): aprenda a manusear (copiar, ordenar, buscar e manipular) Arrays
ArrayList: para que serve e como usar os principais métodos da ArrayList em Java
Apostila Caelum resolvida: Capítulo 5 - Um pouco de ArraysJogo: Batalha Naval em Java [modo texto - humano x computador]
Orientação a Objetos, parte III: Herança e Polimorfismo
Herança: o que é, para que serve, exemplos de uso e quando usar
Herança de Construtores e @Override
Herança ou Composição: qual usar? qual é o melhor? onde se usa cada um deles?
Interface em Java - O que é, para que serve, como funciona e como usar
Como comparar objetos - A classe abstrata Comparable e o método compareTo()
public, private e protected: Protegendo suas informações em Java
A classe Object: o que é, uso e principais métodos
Polimorfismo: o que é, pra que serve, como e onde usar
Polimorfismo: Classes abstratas e Métodos abstratos em Java Exemplos: Importância do Polimorfismo e Abstração em softwares
Manipulando polimorficamente subclasses
Dica: Descobrindo a classe de um Objeto
Apostila Caelum resolvida: Capítulo 7 - Herança, reescrita (override) e Polimorfismo
Jogo: Jogo da Velha em Java (Humano x Humano) Código comentando sobre como fazer um Jogo da Velha em JavaStrings e Caracteres: Escrevendo em Java
1. A Classe String -
A Classe StringBuilder
A Classe Character
Regex: Usando as Expressões Regulares em JavaProgramação Gráfica em Java, pt II: desenhos, fontes e figuras geométricas em 2D
JFrame e JPanel: Introdução ao estudo de GUI
JFrame e JPanel: como criar uma aplicação gráfica em Java
Desenhando Linhas
O que são e como usar os métodos getWidth() e getHeight()
Exemplos de desenhos interessantes apenas usando Linhas
Como desenhar retângulos e quadrados - Desenhando um Cubo em Java
Usando o JColorChooser
Usando as fontes
Polígonos e Polilinhas
A incrível API Java 2DProgramação Gráfica em Java, pt III:GUI - Graphic User Interface
JLabel - Inserindo rótulos com textos e imagens em um JFrame
JButton - Como criar botões em aplicativos Java GUI
Tratando evento e ações em GUI - Event Handling, ActionListener, ActionEvent e actionPerformed
Tratamento de Eventos - Extends, Implements, Classe Interna e Objeto Anônimo
JTextField e JPasswordField - Campos de Login e Senha
JCheckBox - Caixas de Checagem (CheckBox ou Caixa de Seleção)
JRadioButton - Botões de Rádio ou de OpçãoArquivos (Files): Escrevendo (writing) , lendo (reading) , anexando (appending) e manipulando
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Arquivos (Files) - O que são, para que servem e o que é possível fazer
Entrada, Saída e Tipos de Dados - Fluxo (stream) e o Pacote Java.io
Como ler caracteres, Strings e Bytes de um arquivo
Class File ( a classe File ) - Obtendo informações de arquivos e diretórios
Class Formatter ( a classe Formatter ) - Escrevendo em arquivos
Class Scanner ( a classe Scanner) - Lendo e Recebendo dados de arquivos
Mercado de Trabalho: Como entrar ? -
Como ser o melhor programador Java Possível
A partir do próximo tutorial, você vai mergulhar profundamento no apaixonante mundo da programação. É sem volta, mesmo que use profissionalmente ou não. Na pior das hipóteses, vai apenas te deixar mais inteligente, com melhor criatividade e raciocínio mais rápido.Como estudar programação
Infelizmente, não é só ler ou ver um vídeo, como muitos assuntos por aí. Programação faz parte da Computação, que faz parte da Matemática. Ou seja, programar é um exercício de lógica puro.Mas não se assuste, sei que programação tem aquela áurea de ‘ohh, nossa que fodástico, só gênio pra fazer isso’,
mas isso é totalmente falso, é possível qualquer pessoa aprender TRANQUILAMENTE, a programar.Mas vou ser honesto com você: precisa de muito esforço, muita dedicação, e ser uma pessoa insistente.
Dá vontade de desistir, eu mesmo já larguei por diversas semanas, várias vezes, em vários assuntos e várias linguagens.Leia nossa apostila, pesquise por tutoriais, veja vídeo-aulas...não entende? Estude de novo, leia de novo, pense de novo...as vezes, nem assim vai. Depois você volta no tópico, é assim mesmo, devagar, sem pressa.
É de extrema importância você escrever o código e ver ele rodar na sua frente, diante de seus olhos. Quer apenas ou apenas ver vídeo-aulas? Vai perder seu tempo. Não existe absolutamente nenhum programador que só leu ou assistiu aulas.
Você só aprende, única e exclusivamente, se você digitar os códigos, entender eles. O código tem que rodar na sua cabeça antes, fazer sentido para você, só então depois que você vai começar a digitar e ver ele funcionando.
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E mesmo assim, vai errar MUITO, mas MUUUUUUU.UUUUITO MESMO.
Eu errei. Você vai errar, todo mundo erra muito.
A gente fica louco, caçando os erros, quebrando a cabeça, pesquisando e chorando em posição fetal por causa dos erros. E as vezes é porque esquecemos um ponto-e-vírgula, apenas.Outra coisa extremamente comum que vai acontecer com você: escrever códigos longos, confusos e cheio de ‘remendos’. É assim mesmo que funciona. Aí você vai ver o código aqui da apostila, está feito em 20 linhas o que você fez em 200 linhas.
PARABÉNS pelas 200 linhas! É com essa força de vontade e perseverança que você vai se tornar um programador EXCELENTE. Da próxima vez que for refazer esse código de 200 linhas, já vai facilmente fazer em 150...depois 100...e logo logo tá fazendo um código melhor que a gente.
É ASSIM MESMO QUE FUNCIONA, ok ?
Não desanime, vai ser complicado mesmo. -
O que estudar ?
Essa é outra dúvida que me assombrava...Java, C, C++, Python, Redes, Sistemas Operacionais, Administração de Redes, Banco de dados...ahhh, eu ficava louco e queria aprender tudo, e acabava aprendendo nada direito.Pessoal, é sem pressa. NUNCA ESTUDE COM PRESSA.
A resposta sobre por onde começar é: essa apostila. Ela já assume que você é totalmente leigo de tudo, só sabe ligar o computador, abrir essa apostila e pronto. Ensinamos até onde você vai clicar e digitar, para começar a programar.Mas esse é só o início da jornada, ok?
Você deve estudar outras linguagens, outros paradigmas.Por exemplo, com Python, você tem uma linguagem de script, pra escrever pouco e fazer muita coisa simples, é ótimo pra otimizar suas tarefas no trabalho e até suas coisas pessoais.
Hoje o mundo gira em torno dos apps. Com Java, você vai ser apto a criar aplicativos Android e softwares que rodam
em várias plataformas (Windows, Linux).C e C++ são usados para criar programas extremamente eficientes, rápidos e confiáveis, você tem um poder absurdo sobre a máquina, e muita responsabilidade em mãos.
Com o trio HTML (não é linguagem de programação) + JavaScript + PHP você simplesmente pode quebrar a
internet. A grande rede é montada em cima dessas linguagens, e sabendo elas, você cria qualquer sistema web. Quer realmente entender o que é um bit? O que é 0 e 1? Controlar cada byte de informação da sua máquina, mover eles quase que manualmente de um registro pra outro da sua CPU? Estude Assembly.E por ai vai, pessoal. Cada linguagem e tecnologia nova que você aprender, você fica mais inteligente, mais criativo e com uma linha de raciocínio beeem melhor, se tornando um programador cada vez mais completo. Não se limite.
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Qual a melhor linguagem de programação?
“Ah, com Java eu crio apps pro Android facilmente”
Então Java é melhor? Cria então um sistema operacional em Java...totalmente inviável, Java é um pouco mais
‘pesado’.“Ah, Linux foi feito em C e Windows foi feito em C++, logo são as melhores linguagens.” Ok bonitão, então vai lá e tenta criar um aplicativo pra Android com essas linguagens, vai demorar 10 anos pra fazer o que o Java faria em 1 mês.
“Por isso prefiro Python, super leve, escreve poucas linhas e é extremamente versátil”. É fácil fazer muita coisa em Python, né? Então faz um ‘hello, world’...mas na tela da BIOS, ou seja, naquela telinha preta que aparece quando você inicia seu computador. Ali só vai com C ou Assembly.
“Então, obviamente Assembly é a mais foda de todas, pois é possível fazer tudo com ela”. Sim, teoricamente é possível fazer tudo com ela, então tenta criar uma rede social com ela. Mas vai precisar contratar mil programadores pra terminar dentro de uma década.
Porém, com PHP e Banco de Dados, por exemplo, numa tarde você pode criar uma baita rede social e deixar ela
bem interessante usando bastante JavaScript.O que quero dizer com isso?
Que não existe melhor linguagem de programação. Existem linguagens mais adequadas para cada tipo de problema. Repita as duas frases anteriores. Se possível, imprima e cole na parede atrás do seu computador. Pessoal, isso inclusive é muito perguntado em entrevistas de emprego. Se vier com esse papinho de “Java é a melhor”, “Python rules”, “PHP é a mais usada”, provavelmente não vão te contratar.A coisa mais normal do mundo é uma empresa mudar de seus sistemas de linguagens e de tecnologias. É aí que
entramos no próximo tópico -
A coisa mais importante para se aprender é
...aprender.A melhor característica de um programador é saber aprender. Aprenda a aprender.
Não importa seu nível, quantas lingaugens saiba, quantos anos de experiência tem...você sempre vai precisar fazer uma pesquisa no Google para relembrar algum detalhe.Essa característica, no programador, de saber buscar informações e aprender rápido, é sem dúvidas a mais importante.
Você precisa ser flexível, estar preparado para estudar outra linguagem, usar outra tecnologia...não se limite, não seja fanático por linguagem, tecnologia ou sistema, seja aberto para as novidades.
Continue sempre pesquisando, seja curioso, teste as coisas, duvide dos códigos, tente fazer melhor, pense numa solução melhor enquanto estiver tomando banho ou antes de dormir.
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Capítulos
- O material que vai ter acesso é uma verdadeira Bíblia da Programação Java, com 800 páginas (maior que qualquer livro universitário ou curso presencial), como por exemplo:
- - Introdução a programação
- - Como se preparar parar programar em Java
- - O que baixar, instalar e onde digitar o código Java
- - Básico do Java
- - Testes condicionais (IF, ELSE e SWITCH)
- - Laços e Loopings (WHILE, FOR e DO WHILE)
- - Orientação a Objetos:
- Classes e Objetos
- Composição
- Herança
- Polimorfismo
- Interface
- - Arrays
- - ArrayList
- - GUI - Programação gráfica
- Caixas de diálogo
- Desenhos, fontes e figuras
- Label
- Button
- Tratamento de eventos (mouse, teclado, click...)
- Campos de Texto
- CheckBox
- RadioButton
- - Arquivos
- - Strings
- - Jogos e Sistemas
- Adivinhe o número
- Simulação de conta bancária
- Menus
- Jogo da Velha
- Batalha Naval
- Como se preparar para o Mercado de Trabal