Curso Online de Programação orientada a objetos - Java
Curso completo de programação orientada à objetos. Trata dos conceitos de classes, objetos, herança, polimorfismo, encapsulamento, sobrec...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Programação Orientada por Objetos usando Java
Curso completo
Rafael vieira
-
Visão Geral de Java
“Java é uma linguagem simples, orientada por objetos, distribuída, robusta, segura, independente de arquitetura, portável, interpretada, de alto desempenho, com suporte a múltiplas linhas de execução (multi-threaded) e dinâmica.”
SUN Microsystems, maio de 1995
Java é uma linguagem de propósito geral:
pode ser usada para a construção de pequenos programas (Applets) que rodam em browsers.
pode ser usada para a construção de complexas aplicações.
2 -
Linguagem Java
Linguagem realmente orientada por objetos
Sintaxe baseada em C.
Tipos de dados básicos similares a C.
Remoção de várias características perigosas de C++ (pointers).
Gerenciamento de memória automático.
Grande biblioteca que inclui Web, Interfaces Gráficas (GUI) e Redes.3
-
Filosofia de Programação
4
-
Filosofia de Programação
Programas Java são compostos por classes, armazenadas em arquivos texto com extensão .java.
Estes programas podem ser editados por um editor de texto convencional e são armazenados em disco como um arquivo convencional.
Através do processo de compilação, um código objeto é gerado a partir do código fonte. Este código objeto, denominado bytecode, é armazenado em disco como um ou mais arquivos de extensão .class.
Uma vez gerado o código objeto Java (bytecodes), o mesmo é interpretado por uma máquina virtual, que traduz cada instrução do bytecode para uma instrução que o computador nativo possa entender.5
-
Filosofia de Programação
Resumindo:
Compilador: atua no código fonte e gera código intermediário (bytecodes)
Bytecodes: Independente de arquitetura
Máquina virtual Java
Carrega os bytecodes na memória (Class Loader)
Verifica os bytecodes (Bytecode Verifier)
Interpreta bytecodes diretamente para a arquitetura da máquina real6
-
Ambientes de Desenvolvimento
Linha de Comando:
JDK: Java Developers Kit
Ambientes Integrados:
Eclipse
Sun NetBeans
Borland JBuilder
Microsoft Visual J++7
-
Livros de Java
Core Java. Volume 1 - Fundamentos
Cay Horstmann & Gary Cornell
Java Como Programar
Harvey Deitel & Paul Deitel
Java in a Nutshell
David Flanagan
Thinking in Java
Bruce Eckel8
-
Plataforma Java
Formada por três partes:
Máquina virtual Java (JVM)
Linguagem Java
Biblioteca de classes Java (API)
API (Application Programming Interface) Java
Complementa a linguagem Java com um conjunto de rotinas específicas para diversas tecnologias.
Possui milhares de métodos.9
-
JDK
JDK (Java Development Kit) constitui o ambiente básico para desenvolvimento de software em Java. Ele é composto de:
um conjunto de ferramentas de desenvolvimento;
APIs que compõem o núcleo de funcionalidades da linguagem;
APIs que compõem a extensão padronizada ao núcleo;
ambiente runtime (a Máquina Virtual Java, ou JVM).10
-
Ferramentas de Desenvolvimento
Principais ferramentas de desenvolvimento incorporadas ao kit de desenvolvimento:
javac - compilador;
java - interpretador de aplicações;
appletviewer - interpretador de applets;
javadoc - gerador de documentação para programas;
jar - manipulador de arquivos comprimidos no formato Java Archive, juntamente com extcheck, o verificador de arquivos nesse formato;
jdb - depurador de programas;
javap - disassembler de classes Java;
javah - gerador de arquivos header para integração a código nativo em C.11
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Visão Geral de Java
- Linguagem Java
- Filosofia de Programação
- Ambientes de Desenvolvimento
- Livros de Java
- Plataforma Java
- JDK
- Ferramentas de Desenvolvimento
- PATH e CLASSPATH
- Linha de Comando
- Programas em Java
- Primeiro Programa
- Método main
- Outros Detalhes do Primeiro Programa
- Convenção de Nomes em Java
- Comentários em Java
- Tipos de Dados
- Variáveis
- Atribuição
- Conversões entre Tipos de Dados
- Constantes
- Operadores Aritméticos
- Operadores de Incremento e Decremento
- Forma Reduzida de Operadores de Atribuição
- Operadores Relacionais e Lógicos
- Operadores Bit a Bit
- Comandos Condicionais
- Comandos de Repetição
- Comando break
- Manipulação de Strings
- Operações da Classe String
- Operações da Classe String Buffer
- Classe Math
- Arranjos
- Métodos
- Pacotes
- Programação Orientada por Objetos (POO)
- Programação Procedimental vs. POO
- Objeto
- Classe
- Classes e Objetos
- Classe e Tipo Abstrato de Dados
- Guia para Encontrar Classes
- Representação de Classes
- Atributos
- Operações
- Identificação das Operações
- Diretrizes para Escolha de Operações
- Definição de Operações
- Encapsulamento
- Benefícios do Encapsulamento
- Visibilidade e Encapsulamento
- Definição de Classe em Java
- Sobrecarga (Overloading)
- Criação de Objetos
- Manipulação de Objetos
- Exemplo OO
- Métodos Construtores
- Exemplo
- this
- Exemplo - Classe Empregado
- Exemplo - Classe EmpregadoTeste
- Finalizadores
- Atributos Estáticos
- Métodos Estáticos
- Reusabilidade
- Composição
- Agregação
- Associação
- Implementação dos Relacionamentos
- Herança
- Herança, Composição e Associação
- Herança
- Classe Object
- Construção de Objetos Derivados
- super
- Exemplo - Classes Hora e HoraLocal
- Exemplo - Classe Empregado
- Exemplo - Classe Gerente
- Restrições de Acesso
- Mais sobre Herança
- Atributos Herdados
- Métodos Herdados
- Override X Shadowing
- final
- Polimorfismo
- Ligação Tardia (late binding)
- Exemplo - Classe Empregado
- Exemplo - Classe Gerente
- Exemplo - Classe GerenteTeste
- Polimorfismo
- Conversão de Tipo Explícita (Cast)
- Classe Abstrata
- Classe Abstrata e Polimorfismo
- Regras de Projetos para Herança
- Classe Abstrata - Exemplo
- Herança Múltipla
- Interface
- Entrada e Saída
- Fluxos de Objetos
- Tratamento de Exceçõ