Curso Online de Especialista Em Educação Contra Bullying
Bullying é um comportamento agressivo voltado a uma pessoa ou grupo, e pode ter consequências graves Bullying é um termo originário do ...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
I - TERMINOLOGIA
O termo bullying não possui tradução literal para o português.
Bully é a expressão, em inglês, para “valentão”, e bullying pode ser traduzido por “intimidação”.
Na língua portuguesa, os termos utilizados para referir-se ao bullying são maus tratos entre pares ou vitimização entre partes.
-
II - CONCEITO
Bullying é o fenômeno pelo qual uma criança ou um adolescente é sistematicamente exposta(o) a um conjunto de atos agressivos (diretos ou indiretos), que ocorrem sem motivação aparente, mas de forma intencional, protagonizados por um(a) ou mais agressor(es). Essa interação grupal é caracterizada por desequilíbrio de poder e ausência de reciprocidade; nela, a vítima possui pouco ou quase nenhum recurso para evitar e/ou se defender da agressão.
- O que basicamente distingue esse processo de outras formas de agressão é o caráter repetitivo e sistemático e a intencionalidade de causar dano ou prejudicar alguém que normalmente é percebido como mais frágil e que dificilmente consegue se defender ou reverter a situação.
-
III CARACTERÍSTICAS
As principais características que distinguem o bullying de outras formas de outras formas de brincadeiras ou agressões praticadas na etapa infanto-juvenil são:
-
INTENCIONALIDADE DO COMPORTAMENTO;
REPETIÇÃO AO LONGO DO TEMPO;
DESEQUILÍBRIO DE PODER ENTRE AGRESSOR E VÍTIMA; - O desequilíbrio de poder relacionado ao bullying pode ser explicado pelas diferenças físicas (estatura, peso, raça, entre outras) emocionais e sociais percebidas entre agressores e vítimas. Aspectos econômicos e culturais, bem como características de personalidade e temperamento, também constituem fatores de risco para a manifestação do bullying e para a escolha das vítimas dos ataques agressivos.
- O bullying é um fator de risco para a violência institucional e social, bem como para comportamentos antissociais individuais e pode significar uma forma de afirmação de poder interpessoal por meio da agressão.
- Não pode ser confundido com brincadeirinhas de crianças, nem admitido como uma situação corriqueira e natural. A diferença, para observadores externos ao grupo de pares, entre o bullying e as brincadeiras de crianças, às vezes, é muito tênue; pode ser sutil ou imperceptível, mas não menos grave. No entanto, quando há sofrimento, de qualquer um dos envolvidos, não é mais uma brincadeira entre amigos.
- É necessário, portanto, que os professores e demais profissionais vinculados à instituição escola estejam atentos à situação e busquem a interrupção desse processo.
-
IV - CENÁRIO
O contexto social, que é palco da maior prevalência de bullying, é o ambiente escolar, o que não significa que o fenômeno não ocorra em outros ambientes. A maioria dos episódios de bullying são identificados na escola, talvez porque esse é o principal microssistema em que se dão as interações entre pares.
-
V - FORMAS
O processo de bullying, entendido como uma subcategoria do conceito de violência, pode se classificado, de forma não excludente, da maneira que segue:
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Terminologia
- Conceito
- Distingue Esse Processo de Outras Formas de Agressão
- Reverter a Situação.
- Características
- Desequilíbrio de Poder Relacionado Ao Bullying
- Manifestação do Bullying
- Bullying é Um Fator de Risco para a Violência Institucional e Social
- Cenário
- Formas
- Bullying Direto
- Caracterizado por Agressões Físicas
- Bullying Indireto
- Exclusão, Difamação
- Figurantes
- Perfil das Vítimas
- Consequências do Bullying para a Vítima
- Principais Consequências do Bullying no Meio Escolar
- Cyberbullying
- Bullying e a Escola
- Sugestões para o Enfrentamento do Bullying
- Plano Coletivo
- Plano Individual
- Bullyng e a Lei
- Lei Estadual N.º 13.474/2010
- Surgimento da Palavra
- QBullying
- O Que Leva Alguém a Cometer Esse Ato?
- Vítima do Bullying
- Como o Bullying Pode Ser Tratado nas Escolas ?
- Qual Local Mais Frequente Que Ocorre Esse Tipo de Ato ?
- Classe Social Sofre Mais Bullying
- Consequências do Bullying para as Pessoas
- Biotipo da Pessoa Que Sofre e de Quem Pratica Bullying
- Pessoas Percebem Que Estão Sendo Vítima do Bullying
- Como a Família Pode Evitar
- Seu Filho Pratique Bullying
- No Bullying