Curso Online de FENÔMENO BULLYING
O bullying como um fenômeno que vem sendo tema de preocupação e de interesse nos meios educacionais e sociais em todo o mundo, assim o bu...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
O FENÔMENO BULLYING
2013
-
Ao nos deparar com um universo de hostilidade em sala de aula, muitas vezes não sabemos de que maneira agir diante de tais situações. A partir desta leitura poderemos refletir sobre esse fenômeno “bullying”, que tantos têm trazido prejuízos para nossa juventude.
ARAMIS LOPES/RJ
-
É importante analisar e verificar como o bullying se instala na escola e como pode ser percebido no ambiente escolar pelos professores e funcionários. O Bullying deve ser tratado pela escola, família e sociedade como um fator de violência que promove consequências físicas e emocionais de curto e longo prazo, e que podem causar dificuldades acadêmicas, sociais, emocionais e legais. Esses são alguns motivos e reflexões por meio dos quais surgiu o interesse pelo bullying, ou seja, em pesquisar para conhecer mais sobre esta forma de violência no ensino fundamental
ARAMIS LOPES/RJ
-
Principal objetivo:
Tentar compreender e discutir o fenômeno bullying e suas consequências na aprendizagem e desenvolvimento dos discentes. -
BULLIYNG
CONCEITO E DEFINIÇÃO
ORIGENS DO BULLYING
O BULLIYNG E A ESCOLA
CIBERBULLYING -
ARAMIS LOPES/RJ
Mas, uma questão paira no ar: o que é bullying? De acordo com o dicionário Oxford (2010) o referido termo tem origem do inglês bully que apresenta basicamente duas acepções como substantivo e como verbo. Assim sendo, como substantivo o termo bully pode ser compreendida no sentido de “agressor”, e com o verbo significa intimidar. Desse modo, a palavra derivada bullying pode ser definido como comportamento agressivo. No mais, o termo pode apresentar outras conceituações como: valentão, brigão, brutal, tirano, insolente, dentre outros.
-
ARAMIS LOPES/RJ
Na década de 2000 o fenômeno do bullying ganhou projeção na mídia nacional e internacional, sendo largamente difundido nos meios digitais, com a criação de inúmeros sites na internet sobre a temática – a palavra bullying retorna no buscador Google cerca de 12 milhões de páginas, sendo que apenas 2,5% delas são de sites em língua portuguesa.
-
ARAMIS LOPES/RJ
No Brasil o fenômeno é objeto de poucos estudos e, apenas recentemente, uma pesquisa nacional promovida pelo Ministério da Educação abordou o tema, ainda que de forma indireta. O termo "violência escolar”, por sua vez, é mais abrangente, envolve o bullying e muito mais.
Brasil, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Estudo sobre ações discriminatórias no âmbito escolar. São Paulo, 2009.
-
PRINCIPAIS TEÓRICOS:
Cléo Fante
José Augusto Pedra
Ana Beatriz Barbosa Silva.
ABRAPIA -
Histórico:
Histórico:
Os primeiros trabalhos sobre bullying nas escolas vieram dos países nórdicos, a partir dos anos 60, por Dan Olweus, na Noruega, e Heinz Leymann, na Suécia.
ARAMIS LOPES/RJ
-
O interesse em torno da questão logo se ampliou para outros países Escandinavos e, no final de 1982, foi noticiado o suicídio de três crianças entre 10 e 14 anos no norte da Noruega, que teria sido motivado por situação de maus-tratos na escola. Esse fato gerou grande tensão e repercussão, atingindo toda a população e levou em 1983 a uma campanha nacional na Noruega contra agressões entre alunos nas escolas, conforme relata Fante (2005).
Os países nórdicos compõem uma região da Europa setentrional e do Atlântico Norte, que consiste na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, e seus territórios associados, que incluem as Ilhas Faroé, Gronelândia, Svalbard e Aland. "Escandinávia" é por vezes utilizado como sinônimo para os países nórdicos, embora dentro desses países os termos sejam considerados distintos.
ARAMIS LOPES/RJ
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Histórico:
- CYBERBULLYING