Curso Online de Bullying na Escola
Presente nos mais variados contextos e segmentos da sociedade, o bullying é um tipo de violência que se caracteriza por comport...
Continue lendoAutor(a): Maria Judith D'andréa
Carga horária: 10 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Arlete G Pimentel Da Silva
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
O BULLYING NA ESCOLA
Educação em ação
O BULLYING NA ESCOLA
-
O BULLYING NA ESCOLA
O BULLYING NA ESCOLA
Professora Maria Judith D’Andréa
-
“ O bullying é uma violência que cresce com a cumplicidade de alguns, com a tolerância de outros e a omissão de muitos”.
Gabriel Chalita -
“Bullying: o crime do desamor”
Gabriel Chalita
(fragmentos) -
O motorista que, no trânsito, por estar a bordo de um carro novo e possante, encosta no veículo da frente e exige passagem, deseducadamente, piscando os faróis, buzinando, pressionando, está praticando um ato de violência. O político que se acha mais importante do que o resto do mundo e trata as pessoas com arrogância, está sendo, de algum modo, violento. Podemos dizer o mesmo do empresário que humilha seus funcionários, só porque lhes paga salário.
-
Essas pessoas, com atitudes que agridem ou intimidam, estão praticando o que possivelmente já praticaram em outros ambientes, inclusive na escola: o bullying. A palavra vem do adjetivo bully, que em inglês significa valentão. Quem é mais forte tiraniza, ameaça, oprime, amedronta e intimida os mais fracos. Na escola, essa atitude pode ter resultados drásticos, porque leva a vítima, muitas vezes, ao isolamento e até ao abandono. O bullying agride a alma do indivíduo, o apequena pelo medo ou pela vergonha, pela dor física ou moral
-
Esse comportamento agressivo tem sido observado nas escolas, e por isso mesmo é motivo de preocupação de pais e educadores, já há algum tempo, porque demonstra que está faltando afeto nas relações entre crianças e adolescentes, possivelmente em razão de problemas familiares. A falta de diálogo e de respeito parece ser a origem da agressividade infantil e juvenil, um problema que começa a ser discutido com mais intensidade diante do aumento da violência escolar no mundo inteiro[...]
-
[...]Como efeito, observa-se a redução do rendimento escolar, e a consequência mais nefasta: a vítima de bullying pode se tornar agressiva ou até mesmo passar a reproduzir essas práticas horríveis contra a pessoa e sua dignidade.
[...]Com toda a certeza, se a escola formar indivíduos melhores, teremos motoristas melhores, políticos melhores, empresários melhores. E cidadãos melhores.
Fonte: Revista Profissão Mestre. Ano 9. nº 99. dezembro/2007. Bullying, o crime do desamor. Gabriel Chalita. p. 27. -
Justificativa
Justificativa
Presente nos mais variados contextos e segmentos da sociedade, o bullying é um tipo de violência que se caracteriza por comportamentos cruéis, intimidadores e repetitivos contra uma mesma vítima, causando danos sociais, físicos e psicológicos.
-
É preocupante o crescimento da violência no ambiente escolar, uma violência que segundo Fante (2005) “[...] se apresenta de forma velada, por meio de um conjunto de comportamentos cruéis, intimidadores e repetitivos, prolongadamente contra uma mesma vítima”.
-
No entanto o fenômeno bullying não pode ser confundido com outras formas de violência vividas na escola. Fante define o bullying como “[...] um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotada por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angustia e sofrimento”.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- O BULLYING NA ESCOLA
- Justificativa
- Objetivo Geral
- Objetivos Específicos
- Definição
- O fenômeno Bullying
- Cyber Bullying
- Bullying: suas formas, seus atores
- Tipos de bullying
- Os atores
- A relação escola- bullying
- O papel da família
- Prevenção
- Na escola
- Na família
- Monitoria positiva: o que é?
- Os números do Bullying
- Fonte: IBGE – infográfico: Luciana Martins
- Como enfrentar e vencer o bullying
- O envolvimento dos pais no dia a dia escolar
- Ajuda para a família
- Não tirar o filho imediatamente da escola onde sofreu bullying
- Atenção ao tempo
- Observar de onde parte o bullying
- O tema e a sala de aula
- O tema e a reunião de pais
- A cobrança dos pais
- A manutenção do diálogo
- A conversa no dia a dia
- Falta de tempo não é pretexto
- Colocar-se no lugar do outro
- Troca de informações
- Busca por ajuda
- Pressões psicológicas
- A hora de intervir
- O exercício da autoridade
- O equilíbrio da autoestima
- A parceria da escola e das famílias
- Postura assertiva
- Respeito às diferenças
- Dinâmicas de grupo
- Uso da internet
- Inspiração de confiança
- A vitimização dos filhos
- Despertamento da coragem
- Conversa aberta
- Os pais e o sucesso dos filhos
- Culpa dos pais?
- Além da escola
- Bullying
- Cursos Educação em Ação - 2015
- Bibliografia