Curso Online de Metodologia do Ensino de Ciência
No curso Metodologia do Ensino de Ciência, discutiremos num sentido global o conceito de ciências, como disciplina, refletindo sobre a su...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Curso: Metodologia para o Ensino da Ciência
Curso: Metodologia para o Ensino da Ciência
-
Olá!
Nesta primeira parte do curso, discutiremos num sentido global o conceito de ciências, como disciplina, refletindo sobre a sua importância para o desenvolvimento da sociedade, sua relação com a tecnologia, além de caracterizar as principais linhas e as etapas do método científico.
Bons estudos!
-
Contrastar os conceitos prévios acerca do termo ciências.
Apontar as características das quatro principais linhas da ciência.
Relacionar a ciência à tecnologia, destacando a importância daquela para o desenvolvimento da sociedade.Ao final desta unidade você deve apresentar os seguintes aprendizados:
-
De acordo com Ward e Roden (2010, p. 19): “Quando os cientistas trabalham, eles aprendem sobre o mundo usando aspectos do método cientifico. De maneira semelhante, alunos da pré-escola e alunos maiores aprendem sobre o mundo usando os mesmos métodos básicos. Embora o nível de sofisticação dos testes seja diferente e as ferramentas usadas também o sejam, basicamente, os cientistas e os alunos aprendem sobre o mundo usando os mesmos processos [...]”.
-
Baseando-se na citação acima, analise criticamente a situação a seguir:
A professora Marta propôs aos seus alunos do 5º ano que se dividissem em grupos e realizassem a experiência do "ovo pelado" anotando os resultados.
Ovo pelado
Materiais: • 1 vidro com tampa • 1 ovo cru • 1 garrafa de vinagre branco
Como fazer: 1. Coloque o ovo dentro do vidro, com cuidado para não trincar a casca. 2. Adicione o vinagre, devagar, até cobrir todo o ovo. 3. Tampe o vidro e observe que aparecem várias bolhas na superfície do ovo. Parece até que está efervescendo. 4. Depois de 2 horas, troque o vinagre do frasco. Para isso, retire o ovo com cuidado usando uma colher de sopa.
Retorne o ovo ao frasco e coloque um novo vinagre, cobrindo o ovo.
Aguarde alguns dias e você terá um ovo sem a casca, ou seja, um "ovo pelado". Se colocar o frasco contra a luz, você poderá ver a gema que está dentro desse ovo. -
Desenvolva um texto dissertativo, estabelecendo relação entre a experiência realizada pela professora e sua turma e as etapas do método científico.
Considere as ideias discutidas acerca das linhas da ciência (entendimento conceitual, habilidades, atitudes e procedimentos científicos).
Orientações para o trabalho
Em seu texto, procure responder às perguntas: • A forma como a professora conduziu seu trabalho foi adequada? • A experiência foi bem escolhida para realizar o trabalho com alunos do 5º ano? • As etapas do método científico foram respeitadas? Houve entendimento conceitual? Os alunos chegaram à compreensão científica a partir dessa experiência? • Qual a concepção de ciência que a professora demonstra ter? E você, aluno, qual a sua concepção de ciência depois das discussões? -
Para auxiliar a resposta, consulte as informações a seguir:
Para auxiliar a resposta, consulte as informações a seguir:
-
No infográfico a seguir veremos as linhas da ciência, os procedimentos científicos e a relação desta com a tecnologia, tão responsáveis pela nossa qualidade de vida.
-
O que é Ciência?
O que é Ciência?
À ciência pode ser atribuído todo conhecimento adquirido através do estudo ou da prática. Ela reúne vários tipos de saberes, onde são elaboradas suas teorias e pesquisas, segundo os próprios métodos científicos.
É de fundamental importância o despertar do “ser científico”, latente em cada aluno e impõe-se uma nova visão acerca do ensino de ciências, destacando o caráter interdisciplinar e de constante movimento.
A ciência aliada à tecnologia é responsável pela qualidade de vida da sociedade. Essa ideia sugere o desenvolvimento do ser científico, que aplicado ao mundo do trabalho, tem a ciência como veículo de apropriação de habilidades, onde o conhecimento é produzido e compreendido a partir de um método científico. -
Ciência: Conhecimento ou saber.
Pode ser abordada em: Ciências físicas, ciências naturais e ciências sociais.
Na metade do século XIV, era vista como algo inferior e não era reconhecida como importante em nível de ensino.
As escolas públicas eram lentas para reconhecer a necessidade de proporcionar um ensino científico para a classe alta. -
Objetivo do ensino de ciências
Objetivo do ensino de ciências
Desenvolver o entendimento dos alunos pelo uso de abordagens científicas:
* Instigar questionamentos e reflexões, motivando- os e criando possibilidades para que o aluno pergunte e descubra a resposta, abrindo um leque de oportunidades para que haja o interesse à investigação.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Curso: Metodologia para o Ensino da Ciência
- Para auxiliar a resposta, consulte as informações a seguir:
- O que é Ciência?
- Objetivo do ensino de ciências
- Posturas do professor
- As 4 etapas de um procedimento científico
- Finalidades da educação científica
- Um novo comprometimento social para com a ciência deve se basear:
- Exercício de fixação
- Exemplo prático
- Metodologias aplicadas
- Metodologia: Do Conhecimento Prévio à Síntese
- Agora é com você!
- Observe o infográfico abaixo:
- Observe os seguintes métodos:
- Para fixar
- Veja agora um bom exemplo de metodologia.
- Agora é com você!
- O infográfico a seguir apresenta algumas questões para se pensar a falta de motivação para as aulas de Ciências.
- Principais problemas
- Possíveis causas
- Exercício de fixação
- O exemplo a seguir ilustra a importância de se despertar a curiosidade investigativa dos alunos no desenvolvimento do conhecimento científico.
- Um pouco sobre os PCNs: Ciências naturais
- Sugestões de leituras complementares: