Curso Online de Atendimento a alunos com Paralisia Cerebral
Paralisia Cerebral não é uma doença em particular. O termo significa uma condição física que afeta os movimentos como resultado de um dan...
Continue lendoAutor(a): Priscilla Amaral
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 75,00
(Pagamento único)
Mais de 30 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Atendimento a alunos com Paralisia Cerebral
atendimento a alunos com paralisia cerebral
-
O nascimento de uma criança com necessidades especiais
o nascimento de uma criança com necessidades especiais
o nascimento de uma criança com necessidades especiais, muitas vezes desestrutura toda família. como forma de conviver com a realidade, a psique se utiliza de mecanismos numa tentativa de manter o equilíbrio, e dentre estes estão os mecanismos de defesa. segundo freud, diante de uma realidade, ou se lida diretamente com a situação enfrentando-a, resolvendo os problemas, tentando superar os obstáculos ou se foge daquilo que representa uma ameaça e se nega a realidade.
-
Mecanismos de defesa
mecanismos de defesa
os mecanismos de defesa são utilizados por indivíduos saudáveis psiquicamente, mas se utilizados em excesso podem ser indicativos de sintomas neuróticos e até mesmo psicóticos.
-
A importância da aceitação
a importância da aceitação
é necessário permitir que a família tenha um momento para compartilhar seus medos, traumas, inseguranças, que falem dos seus desejos não realizados, que os seus sentimentos sejam livremente expressos, elaborados e reelaborados, que tenham um espaço para que essa energia psíquica possa fluir e ajudar no entendimento e resolução de conflitos, oportunizar uma postura reflexiva positiva, a conscientização, a busca de uma melhor qualidade de vida, do autoconhecimento, da auto-estima, da valorização pessoal, visando também dessa forma otimizar os resultados do trabalho multidisciplinar com as crianças, para que se tornem parceiras de todo o trabalho desenvolvido.
-
Ambiente Sócio-familiar
ambiente sócio-familiar
sabe-se que a autoconfiança se desenvolve desde cedo, no seio da família e isso é de suma importância para todo o sucesso do ser humano, pois o ambiente sócio-familiar vai influenciar sua forma de agir, de ser, determinando o seu desempenho emocional, escolar e social.
-
Contexto Biopsicossocial
contexto biopsicossocial
trabalhar com a criança subentende-se que se deve trabalhar concomitantemente o seu núcleo familiar. é preciso sensibilizar a família, para que esta atente não somente para as condições ambientais físicas que envolvem a criança, mas também para o ambiente emocional, enfim seu contexto biopsicossocial, para a importância do cuidado com cada momento do desenvolvimento e descobertas da criança. família integrada significa crianças mais funcionais, felizes, autoconfiantes e mais integradas à sociedade.
-
O que é Paralisia Cerebral
o que é paralisia cerebral
o termo paralisia cerebral descreve uma condição de ser, um estado de saúde com implicações que decorrem de danos ao sistema nervoso central. a criança com paralisia cerebral geralmente não possui o controle completo dos músculos de seu corpo, o que leva a dificuldades motoras e incoordenação, que podem afetar desde seu desenvolvimento físico até sua fonação.
-
As dificuldades
as dificuldades
essas dificuldades variam desde graus mais leves, gerando perturbações sutis, quase imperceptíveis, até mais graves, com incapacidade para andar, falar e dependentes para atividades até mesmo cotidianas. suas causas são quase sempre decorrentes da falta de oxigenação cerebral e podem acontecer durante a gravidez, no momento do parto ou durante o período do desenvolvimento neuro motor.
-
A freqüência de Paralisias Cerebrais
a freqüência de paralisias cerebrais
a freqüência de paralisias cerebrais em países desenvolvidos é de cerca de 2/1000 nascidos vivos, segundo paneth & killy. em países em desenvolvimento, como o nosso, essa freqüência é bem maior, pois o atendimento e acompanhamento pré natal são precários, bem como as condições sócio econômicas baixas. segundo dados do departamento de neurologia infantil da universidade de são paulo, esta incidência pode alcançar até 7 para cada 1.000 nascidos vivos. outros estudos citam a estimativa de 30 mil a 40 mil novos casos de paralisia cerebral por ano no brasil (mancini et al, 2002).
-
Condição Especial
condição especial
paralisias cerebrais não são doenças, e sim, uma condição especial que, uma vez estabelecida, não progride, podendo apresentar regressão com melhora do quadro clínico geral.
-
Déficits Sensório-Motores
déficits sensório-motores
as pessoas com pc tem déficits sensório-motores que afetam sua psicomotricidade, influenciando no seu comportamento emocional e social, resultando num desenvolvimento global atrasado, que muitas vezes é confundido gerando imagens distorcidas e preconceituosas sobre sua capacidade cognitiva e potencialidades para uma vida independente e autônoma.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Atendimento a alunos com Paralisia Cerebral
- O nascimento de uma criança com necessidades especiais
- Mecanismos de defesa
- A importância da aceitação
- Ambiente Sócio-familiar
- Contexto Biopsicossocial
- O que é Paralisia Cerebral
- As dificuldades
- A freqüência de Paralisias Cerebrais
- Condição Especial
- Déficits Sensório-Motores
- Acompanhamento terapêutico
- Causas
- Pré-natais
- Perinatais
- Pós-natais
- Paralisia Cerebral - Classificação
- Forma espástica
- Forma atetóide
- Forma atáxica
- Forma hipotônica
- Principais problemas
- Convulsões
- Distúrbios da fala
- Deficiências visuais
- Deficiências auditivas
- Dificuldades de aprendizagem
- Problemas odontológicos
- Diagnóstico
- Exames a realizar
- Tratamento médico
- Alguns exemplos
- O Processo Ensino-Aprendizagem
- Áreas que possibilitem e auxiliem o seu desenvolvimento
- Terapia Ocupacional
- Psicomotricidade
- Apoio Psicológico
- Fisioterapia
- Áreas de Expressão
- Atividades Aquáticas
- Massagens
- Ensino Regular ou Especial
- O trabalho realizado pelos técnicos
- Os Encarregados de Educação
- Adaptação
- Trabalho Conjunto
- Imagem...
- Estímulo a leitura...
- Atendimento fonoaudiológico...
- Agradecimentos