Curso Online de EDUCAÇÃO DO CAMPO
Trata-se de um campo que se abre à produção do conhecimento em diferentes áreas, e particularmente na área da pedagogia, ou do como condu...
Continue lendoAutor(a): Rosimeire Moreira Quintela
Carga horária: 22 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 60 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Suzana De Almeida Lara
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CURSO
EDUCAÇÃO DO CAMPO
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO
-
APRESENTAÇÃO
OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS
ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela -
INDICE
UNIDADE I - Socializando as primeiras experiências
Unidade II - O que sabemos sobre Educação no Campo
Unidade III - A Educação no Campo do Paraná
Unidade IV - Conhecendo o campo
-
UNIDADE I - Socializando as primeiras experiências
“Ninguém se faz sujeito se não põe a mão na massa”. Esta frase nos parece adequada para abrir o preâmbulo de um livro como esse. Foi extraída de um dos artigos aqui publicados, e expressa de maneira direta e incisiva pelo menos dois princípios que orientaram o processo formativo vivenciado pelos estudantes de Pedagogia da Terra: é preciso formar sujeitos e sujeitos são formados pela prática.
-
E no contexto social e político em que disso se trata, estes sujeitos são da classe trabalhadora, são vinculados a organizações e movimentos sociais do campo que assumem a perspectiva da luta pela transformação social, são educadores e educadoras que pensam sobre o que fazem, que estudam sobre o que deve ser feito, que buscam compreender mais e coletivamente sobre a ‘mão’ e sobre a ‘massa’ que lhes permitem assumir a condição de construtores do futuro.
-
Para o Iterra, Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária, é uma honra participar da iniciativa de publicação deste livro. Primeiro pelas parcerias envolvi- das: Movimentos Sociais da Via Campesina, protagonistas principais da experiência através dos estudantes do curso e pela participação na sua gestão colegiada; Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, proponente e executora do curso junto com o Iterra
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através de uma equipe de professores-orientado- res da pesquisa e Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, PRONERA/INCRA, Ministério do Desenvolvimento Agrário, no apoio instituído a iniciativas deste tipo. Trata- se de uma articulação de parcerias para a democratização do acesso à educação escolar, feita pela formação de sujeitos capazes de continuar a luta pela democratização do acesso ao trabalho, à terra.
-
questionamentos significativos para a continuidade da reflexão sobre as práticas educativas abordadas. Ao convidar a todos e todas para a leitura dos textos que seguem, nos parece importante mencionar a potencialidade do debate teórico em torno dos eixos temáticos que estruturaram a pesquisa realizada pelos estudantes e que esperamos possam ser retomados em próximos trabalhos:
-
organização do trabalho pedagógico da escola, processos de ensino e aprendizagem, formação de educadores e relação escola, comunidade, Estado e Movi- mentos Sociais. Estamos no âmbito da Educação do Campo e da reflexão sobre suas práticas, entre elas a da escola.
-
Trata-se de um campo que se abre à produção do conhecimento em diferentes áreas, e particularmente na área da pedagogia, ou do como conduzir processos educatIvos, assumindo o movimento permanente, e às vezes contraditório, entre o particular e o universal na construção de uma análise da realidade que nos permita trabalhar para e desde novas relações sociais.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- CURSO
- INDICE
- UNIDADE I - Socializando as primeiras experiências
- Unidade II - O que sabemos sobre Educação no Campo
- Unidade III - A Educação no Campo do Paraná
- Unidade IV - Conhecendo o campo
- HISTÓRIA: AMAZÔNIA LEGAL
- Tópico:
- Objetivos:
- Estratégias:
- CIÊNCIAS: A Fauna
- Tópico:
- OBJETIVOS:
- Estratégias:
- CIÊNCIAS:
- Objetivos:
- Estratégias:
- Geografia:
- Objetivos:
- Estratégias:
- Geografia:
- Tópicos a serem desenvolvidos:
- Amazônia:
- Geografia:
- Principais Rios e acesso à Região Amazônica
- Declaração Universal dos Direitos da Água
- Matemática
- Objetivos:
- Exemplos para se trabalhar matemática
- Português: lendas da região
- Tópico: lenda - A Vitória Régia
- Português: folclore da região
- Português - Sugestões de lendas :
- Português - Sugestão de folclore
- Amazônia
- FLORESTA AMAZONICA
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
- Imagem da floresta amazônica