Curso Online de Educação do Campo
A Educação do Campo é uma temática que tem ganhado espaço nas últimas décadas como uma forma de garantir o direito a educação à população...
Continue lendoAutor(a): Maria Da Luz Calvo Ovelheiro De Sousa
Carga horária: 15 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 70 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 4 no total
- Telma Dos Santos Tenorio
- Jose Marques Vieira Da Hora
- Emilene Ludvig Centenaro
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Educação do Campo
Educação do Campo
-
A Educação do Campo é uma temática que tem ganhado espaço nas últimas décadas como uma forma de garantir o direito a educação à população campesina, mas a educação do campo não atende somente os alunos advindos do meio rural, atende também os indígenas, acampados, assentados e ribeirinhos.
-
O objetivo das Escolas de Campo é manter o aluno no seu local de trabalho (o campo) garantindo-lhe o acesso à Educação de forma contextualizada, mantendo vínculo com sua família, sua propriedade e com a comunidade. Para atuar nessas Escolas é necessário que o Educador tenha preparo adequado e diferenciado daí a importância deste curso.
-
“ Sem a curiosidade que me move, que
me inquieta, que me insere na busca, não
aprendo nem ensino”
Paulo Freire -
Introdução
Introdução
-
A Educação do Campo nasceu a partir das demandas dos movimentos de camponeses na busca por uma política educacional para os assentados da reforma agrária. O conceito de Educação do campo, até então, (mais ou menos dez anos atrás) era inexistente. Esse conceito nasce junto com um outro, o de Educação na Reforma Agrária, de características distintas mas quase completam.
-
História da Educação do Campo
História da Educação do Campo
-
Durante décadas a formação destinada às classes populares do campo, vinculou-se a um modelo “importado” da educação urbana. Esse tratamento teve um fundo de descaso e subordinação dos valores presentes no meio rural e marcava uma inferioridade quando comparado ao espaço urbano.
-
O campo encontrava-se estigmatizado na sociedade brasileira e os preconceitos, estereótipos e outras conotações multiplicavam-se cotidianamente.
-
A educação rural no Brasil, por motivos sócio-culturais, sempre foi relegada a planos inferiores e teve por retaguarda ideológica o elitismo, acentuado no processo educacional aqui instalado pelos jesuítas e a interpretação político-ideológica da oligarquia agrária, conhecida popularmente na expressão: “gente da roça não carece de estudos”. Isso é coisa de gente da cidade.
-
Por outro lado, os movimentos sociais defendem que o campo é mais que uma concentração espacial geográfica. É o cenário de uma série de lutas e embates políticos. É ponto de partida para uma série de reflexões sociais. É espaço culturalmente próprio, detentor de tradições, místicas e costumes singulares.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Educação do Campo
- Introdução
- História da Educação do Campo
- Princípios da Educação do Campo
- Organizações que marcaram a política educacional para o campo
- A Base Legal da Educação do Campo
- Conclusões
- Vídeos Recomendados
- Livros Recomendados
- Artigos Interessantes