Curso Online de Educação do Campo
O curso Educação do Campo para o Campo visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas áreas rurais brasileiras, em ...
Continue lendoAutor(a): Scheila De Fátima Scisloski
Carga horária: 40 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 200 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 7 no total
- Chayane De Fátima Valice Salti
- Eliana Ramos Ferreira
- Telma Dos Santos Tenorio
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA O CAMPO
Professora: Scheila de Fátima Scisloski
EDUCAÇÃO DO CAMPO
-
Introdução
O estudo desenvolvido no decorrer deste curso está pautado nos debates da educação e dos movimentos sociais do campo no Brasil desde a década de 1980.
Para o desenvolvimento, realizamos um resgate da história desde o Império, passando pelas diferentes constituições do Brasil.
-
Para compreendermos a trajetória e a temática educação do/no campo, perpassamos leis, decretos, pareceres, textos oficiais, documentos, produções científicas atualizadas e produções do e sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), buscando entender o posicionamento do Estado em relação às práticas educativas dos que trabalham e residem no meio rural brasileiro.
-
Considerações Históricas
Desde que os portugueses invadiram o Brasil, em 1500, século XVI, praticaram a exploração das riquezas aqui existentes, exploraram os nativos os índios , além de extraírem madeiras e outros produtos.
-
Em troca do trabalho dos índios, ofereciam “bugigangas” e, posteriormente, iniciaram o processo de expulsão de suas terras, massacrando-os e exterminando-os.
-
O efeito imediato da conquista foi a dominação e o extermínio, pela guerra, pela escravização pela doença, de milhões de indígenas.
Posteriormente iniciou-se a exploração dos africanos e de imigrantes pobres oriundos da Europa e do Oriente.
-
Ao longo da história do Brasil o processo de exclusão social e também político, econômico e cultural, sempre estiveram presentes e eram tidos como algo “natural”.
Ainda nos dias atuais, fazer uma referência a este processo de exclusão não leva a um debate tranquilo, a resistência ainda é forte por parte da sociedade neoliberal, principalmente por aqueles que ainda se beneficiam com a exclusão social.
-
Os resquícios da história nos levam à constatação de que nas escolas brasileiras contemporâneas, as questões históricas que remetem ao processo de exclusão social não são trabalhadas de forma satisfatória, com autoridade e conhecimento de causa por parte dos educadores.
-
Um exemplo é o que se trabalha a respeito do “descobrimento” do Brasil, das sesmarias e da concentração da terra em mãos dos latifundiários.
-
Mesmo com os avanços nas pesquisas acadêmicas e debates historiográficos de desconstrução da ideia de “descobrimento do Brasil”, o Brasil ainda continua sendo “descoberto” nas escolas, os índios continuam a ser tratados como “primitivos” e de “cultura atrasada”, e os negros continuam a ser vistos como aqueles que foram escravizados porque eram “inferiores” aos homens europeus.
-
Em pleno século XXI, práticas de discriminação ainda são sutilmente exercidas por pessoas brancas sobre os negros.
Neste caminhar, raras são as escolas e profissionais que superaram estes paradigmas raciais e de descobrimento do Brasil, alavancando novas discussões, novos horizontes e novos paradigmas junto aos que estudam na educação básica e superior.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- EDUCAÇÃO DO CAMPO
- Introdução
- Considerações Históricas
- Educação do Campo: O Que É?
- O que é Educação para a Educação do Campo
- Educadores do Campo: Caminhos e Desafios
- Reflexões Acerca da Atuação e Formação de Educadores do Campo
- Processos de Formação de Educadores do Campo
- Ensinar e Aprender na Educação do Campo
- A Educação do Campo: a Constituição de Um Campo de Discussão
- A Educação Popular, a Educação Libertadora e a Educação do Campo
- O Campo da Educação do Campo
- Construindo o Paradigma da Educação do Campo
- A Construção do Paradigma da Educação do Campo
- O Campo da Agricultura Camponesa
- Aspectos Paradigmáticos da Educação do Campo
- Educação e o Espaço Vivido
- O Tratamento da Educação do Campo
- As Diretrizes Específicas para Educação do Campo
- Diagnóstico sobre a Educação do Campo
- Educação do Campo e o Futuro
- A Organização do Trabalho Pedagógico
- A Pluralidade dos Projetos Educacionais
- Referências Bibliográficas